PAGINAS FRT

sábado, 3 de julho de 2021

Brasil rumo à barbárie * Roberto Bergoci / SP

Brasil Rumo à Barbárie



O capitalismo brasileiro vive um processo de regressão neocolonial, reprimarização de sua economia, num contexto de avanço da crise estrutural do capitalismo mundial e decadência total da República burguesa brasileira. Os capitalistas nessas condições só podem fazer avançar uma política da barbárie contra o povo brasileiro.

Em tal conjuntura histórica, o PT estaria disposto a mobilizar as massas em torno de um programa nacionalista e antiimperialista, revertendo também todos os ataques de Temer-Bolsonaro? A experiência histórica nos ensina que não. PT e PSDB são duas faces da mesma moeda utilizada pelo capitalismo brasileiro desde a dominância do regime neoliberal. Lula e a burocracia petista já há mais de 20 anos desmobiliza, desmoraliza e deseduca sistematicamente a classe trabalhadora brasileira em benefício da "conciliação" com o inimigo de classe.

CORONA CAPITALISMO

Estariam dispostos a darem um giro radical em sua tradicional política servil a burguesia? Penso que não e parece que muito menos os capitalistas estão dispostos a "conciliação" Lulista, pois desde 2016 vivemos o avanço da contrarevolução burguesa preventiva no país, uma verdadeira guerra dos capitalistas contra os trabalhadores.

Portanto, mais do que ilusões eleitoreiras e nas instituições apodrecidas da burguesia, precisamos dar uma grande batalha para construirmos no país uma vanguarda revolucionaria que possa se voltar seriamente para as massas de base.

Defender até o fim e com todas as nossas forças os direitos políticos e democráticos de Lula, sim; denunciar o banditismo entreguista e anti-nacional da Lava Jato, sim. Porém nenhuma ilusão em Lula e nas instituições burguesas que, diante da crise estrutural da República faliram e não nutrem mais nem faixada de democracia.

Roberto Bergoci/SP

3 comentários:

  1. A VOLTA DE DOM SEBASTIÃO E O PAPEL DA ESQUERDA REVOLUCIONÁRIA

    As anulações das condenações ilegais e injustas de Sergio Moro em relação a Lula, juiz declarado incompetente e em vias de se tornar suspeito, acenderam uma grande comemoração. Mas, para além dessa justa alegria, muitos retomam com jubilo a possibilidade de eleição em 2022 de um Lula renovado e revolucionário que muito se assemelha ao mito da volta de Dom Sebastião em Portugal.

    https://www.cotidiano.org/a-volta-de-dom-sebastiao-e-o-papel-da-esquerda-revolucionaria/

    ResponderExcluir
  2. Belo artigo hein Beto! Isso aí, o nosso apoio a Lula é pontual. Somente para tirar do poder a quadrilha fascista, de extrema-direita que se apoderou do país em um processo eleitoral ilegítimo e criminoso. Mas, assim que o verme cair e colocarmos o Lula de volta no poder, somente para frear essa onda de extrema-direita, iremos construir paralelamente o nosso movimento operário, marxista-leninista e revolucionário!

    ResponderExcluir

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho