PAGINAS FRT

sábado, 26 de junho de 2021

LULA MAS ATÉ QUANDO? * MARLENE SOCCAS / SC

LULA  MAS ATÉ QUANDO?

 Cada  vez me convenço mais que  Lula  não  aprendeu  nada  com  o  golpe que  deram nos Trabalhadores e  no  Brasil, em 2016,   nem  com  a  sua prisão , onde leu  vários  livros.  Ele não  entendeu  nada  da  luta  dos  trabalhadores.  Não percebeu, ou não quer perceber,   que  os  BANQUEIROS ganharam  muito  mais, com  os  governos do  PT , com  Lula e com Dilma,  do  que  ganharam os  trabalhadores.  Lula  não  aprendeu  que  nossos  trabalhadores perderam, com o golpe, todos  os direitos  que foram  arrancados à  burguesia,  com  muita  luta,  desde  antes , durante  e  depois  do  governo  Getúlio  Vargas.


Lula  não  entendeu  que  são  os  trabalhadores  que  precisam  estar  no  poder ( e  não  somente  no  governo) para  alcançarem  a  libertação  da  exploração  que  sofrem no  sistema  capitalista,  e  que  podem  e  devem  conquistar  o  poder para  se  libertarem dessa  exploração ,  e,  além  disso,  libertarem  todas  as outras  demais  classes oprimidas  e  exploradas  pelos  capitalistas ,  construindo o sistema  socialista,  onde  a  figura  do  patrão desaparece,  com  o  desaparecimento da  exploração  do  trabalho  do  Homem  por  outro Homem.  Lula  não  fez  o  que  os  Trabalhadores  mais  precisavam: acabar  com  a  exploração capitalista, nem fez qualquer tentativa, nos 40 anos do PT, de colocar aos trabalhadores os passos iniciais desta grande luta . 


Lula  nunca  percebeu  isso  porque  nunca  teve  consciência  de  classe. Na verdade, Lula nunca entendeu direito o que é Exploração de Classe, muito embora tenha sofrido na pele tudo o que ela representa.  E  como  não  tinha essa Consciência de Classe,  como nunca  aprendeu  o  que  é  uma  escravidão  assalariada, ele  jamais  pensaria  em  libertar a  classe dos  trabalhadores  dessa  escravidão  assalariada. 

A  consciência  de  Lula  só  vai  até  aí, como ele mesmo diz, no texto acima, de sua autoria :  salário,  emprego, renda, direitos,  coisas que  podem  ser  retiradas  no  próximo golpe,  da  maneira  mais  fácil,  como nos aconteceu  no  golpe  de  2016  ,  sem  nenhuma  greve  geral consistente, planejada e forte, sem  nenhum  apito  de  fábrica. Lula não  aprendeu  nada,  em  40  anos de  História  do  Brasil e do  Partido  que  ele próprio  ajudou a  criar. Não aprendeu que esse   golpe  pode  ser  novamente  dado,  quando  a  Burguesia entender  que o  trabalhador  está ganhando muito, mas que  merece  é  relho  nas  costas  para  nunca pensar  em ser  mais  que  um  animal  de  carga.


 Por isso, é necessário que os Trabalhadores do Brasil ultrapassem Lula, ultrapassem o PT, mesmo votando em Lula para derrotar o Bolsonaro, mas que se livrem de sua ideologia social democrata, que nada mais é do que a perna esquerda da Burguesia, para iludir e enganar os Trabalhadores, para que continuem,  sem questionar, a serem submissos á ditadura do Capital, á ditadura  da Burguesia, aos interesses da Burguesia, saindo de um golpe, para sofrerem outro, logo alí adiante, alguns anos depois.


Como já aconteceu com o Brasil, de 1954 a 2016. Por isso, é necessário que os Trabalhadores fiquem independentes da ideologia do Partido dos Trabalhadores e de Lula. Podem até votar em Lula, enquanto não aparece uma liderança superior ao Lula,  mas sabendo direito dos limites que configuram um governo do PT, ou seja,  bilhões para os banqueiros versus esmolas para os trabalhadores,  que serão retiradas depois,  exatamente como  aconteceu com golpe de 2016, bastando, para isso, aprenderem com o que representou  a Reforma Trabalhista e a Reforma  da Previdência.


Ficou muito claro  que logo ali, mais á frente, quando a Burguesia entrar em crise novamente,  nas famosas Crises do Sistema Capitalista, que acontecem de tempos em tempos,  mais ou menos de 12 em 12 anos, que são globais, e que não podem ser evitadas, posto que são da essência do capitalismo,   ela, a Burguesia  vai retomar tudo de volta. Como tem sido feito, desde a tentativa de golpe em Getúlio Vargas, em 1954,  levando-o ao suicídio,  e que com esse gesto, ele suspende, momentaneamente, o golpe. Que se concretiza,  depois,  em João Goulart, em 1964,  levando-o ao exílio e á morte. E se repete, em 2016, levando Lula á prisão, desmantelando toda a economia do País. Atacando uma Classe Trabalhadora, sem a menor proteção de seus Sindicatos, em sua grande maioria , pelegos, e que hoje sofre um desemprego de cerca de 14,4%, atingindo 14,4 milhões de Trabalhadores, o golpe mostrou que tinha endereço certo: minar a Classe que poderia ter salvo o Brasil.   


Os Trabalhadores precisam saber muito mais do que um simples aumento de salário, que vai ser engolido pela própria inflação.  Os Trabalhadores precisam saber muito mais o que significa não trabalhar para nenhum patrão, mas sim, trabalhar para si próprios, se apossando de uma riqueza que eles  próprios construíram. Os Trabalhadores precisam entender que a riqueza somente é criada pelo Trabalho, e que, se são os Trabalhadores que criam as riquezas, elas tem que ser geridas pelos próprios trabalhadores, em benefício de toda a classe dos Trabalhadores e de todo o Povo.    

 

MARLENE SOCCAS / Criciúma-SC, 24 de junho 2021.


Um comentário:

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho