APOSENTADOS EM LUTA
Aposentados convocam manifestação contra arrocho do salário mínimo e das aposentadorias
Diego Lopes
REVISTA PÁTRIA GRANDE
Diante da ameaça de Bolsonaro e Guedes de desindexar o salário mínimo e a aposentadoria da inflação, os sindicatos e associações de aposentados e pensionistas convocaram uma passeata para a próxima sexta-feira (28).
O ato está marcado para 8 horas e sairá da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na Liberdade, em direção à sede do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (SindNapi), no centro histórico da capital paulista.
Caso a proposta se concretize, as aposentadorias e pensões deixarão de ter sequer a reposição das perdas inflacionárias, provocando perda do poder de compra dos idosos em maior situação de vulnerabilidade social.
De acordo com estudo desenvolvido pelo SindNapi, “o impacto negativo de uma medida insensata como esta prejudicaria 56 milhões de brasileiros e suas famílias, que têm seus rendimentos atrelados ao Salário Mínimo, sendo eles: 24,1 milhões de aposentados e pensionistas do INSS; 19,5 milhões de empregados no setor privado e 12,3 milhões de trabalhadores por conta própria”.
Sem aumento real desde o primeiro ano do governo Bolsonaro, as entidades alertam para a necessidade de se recuperar o poder de compra do salário mínimo, uma vez que já “não é capaz de comprar uma cesta básica”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho