PAGINAS FRT

sábado, 22 de outubro de 2022

Carta aos meus queridos amigos da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste * José Luiz R. Santos.SC

 Carta aos meus queridos amigos da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Queridos amigos da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, estou muito indignado pelo desrespeito dos que moram nas regiões de vocês, votam maciçamente em Bolsonaro e “chamaram de burros” a todos nós, nordestinos, porque votamos em LULA, DILMA e nos governos nordestinos do PT. Como a maioria de vocês são professores, como eu, peço que divulgue essa longa carta aos estudantes,  que estão mais acostumados a longas leituras, porque a juventude é mais aberta, na escuta às dores do outro e é a nossa grande esperança, de construirmos um mundo de solidariedade, humanidade e respeito.


BOLSONARISTAS AGRIDEM LEONEL RADDE
*

Creio que eu, de ancestralidade baiana, nascido no Rio de Janeiro, cujos filhos nasceram no Paraná, que já morou em Minas e, em Cuiabá, e que pra Bahia quis voltar, seja uma das pessoas mais adequadas para escrever o que escreverei abaixo, pois a exceção da Região Norte, morei, pelo menos dois anos em cada uma das quatro regiões do país, muito  aprendi a respeitar cada cultura, e onde construí amizades profundas que, mesmo não mantendo contato, por anos, quando nos encontramos, parece que o tempo não passou, e nada mudou. Tê-los no meu ciclo de amizades, muito contribuiu para a minha formação humana e cidadã, e continuo amando-os até hoje, pois vocês são lembrados na minha família com as nossas histórias, cotidianamente.


Faço essa carta, meus amigos, como um pedido para que vocês expliquem ao seu pessoal o porquê dos Nordestinos não votarem em Bolsonaro. 


Nós, nordestinos, gostamos de estudar história. Não foi à toa que em 2020 e 2021, entre os CINCO estados com os melhores desempenhos na Olimpíada Brasileira de História, QUATRO são do Nordeste, apenas UM do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.  Então, os que gostam de estudar a história sabem que Bolsonaro, durante a Ditadura Militar, era proibido de entrar nos quartéis, pra fazer campanha eleitoral, pois os ditadores o rotulavam como “um péssimo militar”, que envergonhava a tropa, pois, quando era tenente, foi preso “por planejar atentados terroristas”, ia explodir bombas nos quartéis e a Adutora do Rio Guandu, que leva água ao povo do RJ. Se o povo do RJ, também conhecesse a história, do atual presidente, jamais votaria nele. E por que Bolsonaro planejou atentados terroristas?! Para pressionar os superiores por aumento salarial, pois dizia que os militares, durante a Ditadura Militar, “recebiam salários de fome e estavam abandonando os quartéis”. Depois de preso, ao invés de ser expulso, a bem do serviço público, foi promovido a capitão e absolvido. E, hoje, Bolsonaro, aposta no “desconhecimento das pessoas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, sobre a história do Brasil, da Ditadura e do próprio Bolsonaro”, pra continuar enganando a todos e continuar  recebendo os seus votos. 


Hoje, Bolsonaro, diz que a Ditadura era ótima. Ótima para quem?! Se nem pra ele foi?! Bolsonaro foi um parlamentar preguiçoso que, em 28 anos, só aprovou DOIS PROJETOS, nenhum a favor dos militares, que diz representar, e muito menos a favor da Classe Trabalhadora, de onde vem a maioria dos seus votos. Mas, se envolveu em roubo de dinheiro público, mesmo sendo servidor público, investido de mandato, que a imprensa batizou como “rachadinhas”, o nome dado a esse ilícito, foi para amenizar, o que de fato é, por ter sido feito por  Bolsonaro e por seus  familiares. Por que não chamaram esse desvio de de Bolsolão ou Rachadão?! Como fizeram com o roubo na Petrobras que chamaram de Petrolão?! 


Como presidente, Bolsonaro colocou corruptos nos Ministérios da Saúde e da Educação, que trocavam a liberação de verbas, por “barras de ouro”. Nomeou para o Ministério da Educação irresponsáveis ministros, que andava armado e disparou sua arma em aeroporto, sem que nada acontecesse. Teve um dos ministros que até falsificou currículo e, no Ministério da Saúde, houve um desfile de militares e pastores corruptos, que levaram propina na compra de medicamentos e vacina. 


O presidente nada fez contra as queimadas, que muito aumentou com o seu governo, batendo recordes, na Amazonia e no Pantanal, além de ter reduzido drasticamente a execução das multas pelos que cometeram os crimes ambientais tão graves contra o país e a humanidade. 


Bolsonaro fez chacotas com os que morriam de Covid por falta dos respiradores e das vacinas, isso não tocou a vocês do Sul, Sudeste e Centro-Oeste?! Por acaso ninguém morreu por aí?! Só depois da pressão do Congresso Nacional e, da CPI, foi que ele comprou as vacinas. Vocês dessas regiões votariam em Bolsonaro se ele tivesse fechado a PETROBRAS ai, como ele fechou no Nordeste?! E o pior, causando desemprego na região. Vocês votariam nele se vendesse uma refinaria da PETROBRAS, com um prejuízo de R$ 11 BILHÕES para o povo brasileiro?! Se pessoas estivessem morrendo nos estados do Sul, Sudeste ou Centro-Oeste, por causa das enchentes, e Bolsonaro demonstrasse desprezo?! E, ao invés de atender tais necessidades, fosse passear de jetski no Nordeste?! Isso, para nós, é desumanidade, e nós não aceitamos tamanho desrespeito à vida, tão valorizada por Jesus Cristo.


Por outro lado o Nordeste, com os governos de LULA e DILMA, trataram os nordestinos como vocês são tratados desde sempre, nós não somos cidadãs e cidadãos de 2ª categoria, não foi à toa que, durante os governos do PT, o Nordeste cresceu mais que a média nacional, justamente porque havia uma demanda reprimida“ e passou a ser olhado com respeito”. Aqui, os governos do PT, construíram mais de 1.200.000 (um milhão e duzentas mil cisternas) o que muito contribuiu para combater a seca e a fome, numa região em que os outros governos se acostumaram “com a mortalidade infantil” das nossas crianças e nada faziam, pois diziam que era “um fenômeno da natureza”, algo provocado pela ação humana para produzir injustiças sociais. Naqueles tempos, antes do PT, para criar postos de trabalhos “faziam as famosas frentes de trabalho, para tapar buracos nas estradas, desprezadas pelo governo federal”, a fim dos trabalhadores  ganharem um salário de fome “apenas para não ficarem sem fazer nada”. 


Os governos LULA e DILMA para combaterem a seca e a fome, não pararam por aí, planejaram e iniciaram a construção da Transposição do Rio São Francisco e, depois de realizada 85% de toda a obra, a honesta presidenta DILMA foi “impitimada”, no início do seu 2º governo, por causa das tais “pedaladas fiscais”, que haviam sido feitas pelos governos antes e depois do dela e, deixou de ser crime, no 1º dia em que o golpista Temer assumiu. 


A presidenta Dilma só não concluiu as obras no seu governo, porque Eduardo Cunha decidiu, com o apoio de Temer e das empresas estrangeiras petrolíferas, de olho no nosso petróleo, descoberto na camada do pré-sal, devido investimentos maciços na empresa estatal, durante o governo LULA, do PT, o que possibilitou a autonomia do nosso país, na produção de petróleo bruto e estava construindo as refinarias de Abreu e Lima, em Pernambuco a do Complexo do COMPERJ no Rio de Janeiro. Para, finalmente o Brasil ter autonomia na produção de derivados de petróleo. O pretexto para essa ação orquestrada contra o governo DILMA, foi porque o PT não deu os votos para livrar Eduardo Cunha, do processo de cassação, no Conselho de Ética da Câmara, por envolvimento em corrupção e, ele, por vingança, decidiu estrangular todas as ações do governo Dilma, no Congresso Nacional, que poderia corrigir os rumos da economia brasileira. Eduardo Cunha além de nada votar favorável ao governo DILMA, aprovou as famosas “ pautas bombas” para inviabilizar o governo. Com isso, cassaram o mandato da 1ª mulher presidenta do país, a “honestíssima presidenta Dilma”, conforme afirmou, recentemente, Michel Temer. Além de Cunha, o golpe contou com o apoio inestimável, e decisivo, do juiz parcial Moro, que, prendeu LULA, sem provas ou, com provas falsas, a fim de eleger o parceiro Bolsonaro, e ainda divulgou “ parte de uma gravação ilegal, no Jornal Nacional” de uma conversa entre LULA e DILMA, para induzir o povo ao erro e levá-lo às ruas, a fim de derrubar a presidenta DILMA. 


O jornalista Paulo Francis, ainda durante o governo FHC, denunciou o roubo na PETROBRAS e foi processado por seus diretores, segundo a esposa, esse foi o motivo que levou a sua morte. Moro, ao investigar a corrupção na PETROBRAS, que vem de muito tempo, conforme denunciado, no brilhante artigo “Nunca se Roubou Tão Pouco”, o ex-tucano Ricardo Semler, publicizado no Jornal Folha de São Paulo, no dia 21/11/2014,  disse que em outros governos, antes do PT, houve roubo de até 20% em propina, na importação de petróleo e derivados pela PETROBRAS, ainda durante a Ditadura Militar. Diz ainda que a corrupção só apareceu, porque os governos do PT investigaram. 


Pois bem, Moro, ao invés de afastar os que se envolveram em corrupção, a fim de investigar os desvios, que é o que acontece em qualquer local do mundo, em que as empresas, sejam elas públicas ou privadas, são vistas como patrimônio do povo, por produzir riquezas para o país, para os empresários e para a Classe Trabalhadora. Foi assim que aconteceu nos escândalos de corrupção na Coreia do Sul, com a Sansung; na Alemanha, com a Wolkswagen e no Japão com a Nissan. Lá preservaram a empresa e os empregos. Por que aqui Moro e o STF não fizeram o mesmo para preservarem os empregos, as empreiteiras e a continuidade das obras para conclusão das refinarias da PETROBRAS, que dariam autonomia ao Brasil na produção de derivados de petróleo, cortando a sua dependência com os EUA, de onde vem 80% dos derivados de petróleo do nosso país?! Afinal, nada é pior para uma empresa, e o país, do que investir, e não ter o retorno dos seus investimentos. 


Moro, que é do Sul, onde Bolsonaro e ele mesmo, foram os mais votados, por essas ações, contra a PETROBRAS, as maiores empreiteiras do país e a Classe Trabalhadora, paralisando as obras, causando prejuízo aos trabalhadores, que perderam os seus milhões de empregos e que levou à falência às melhores e maiores empreiteiras do país, reconhecidas internacionalmente, pelas competências técnicas, vencedoras de licitações ao redor do mundo e exportadoras de mãos-de-obra qualificadas, nas áreas de engenharia e de toda a indústria pesada e impedindo a arrecadação de impostos e beneficiando os EUA, deveria receber uma estátua lá. Certamente é o “não estadunidense” que mais contribuiu com as empresas do “Tio Sam”, fora dos EUA. Mas, se fosse estadunidense, e fizesse isso lá, certamente seria morto na cadeira elétrica por traição ao país. Ao contrário, aqui o povo do Paraná, depois de Moro ter trocado o estado por São Paulo e de não ter conseguido a vaga para concorrer como senador lá, voltou ao Paraná, e o povo ao invés de rechacá-lo por desprezar o estado, e pelo conjunto da obra de traição ao Brasil, deu a ele com, um mandato de Senador, pra se livrar dos processos pelos crimes de lesa-pátria. Segundo cálculos, esse prejuízo com a ação de Moro, passou de 240 BILHÕES DE DÓLARES, inviabilizando mais de 4 milhões de empregos, o que contribuiu, sobremaneira, com a concentração da renda em nosso país. P,ois durante os governos do PT, ocorreu as melhores distribuições de renda da história. Foi nos governos do PT também, o período em que mais se combateu a corrupção, com o fortalecimento da Polícia Federal, da CGU e do Ministério Público, com a contratação sobremaneira, de servidores públicos e com as operações dos órgãos fiscalizadores, das prisões e perda de cargos e funções públicas, dos que se desviaram dos objetivos do serviço público, dando transparência às ações dos governos, com a criação do Portal da Transparência e da lei de Acesso às Informações. O que é bem diferente do que ocorre hoje, quando o atual presidente, votado maciçamente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impõe sigilo de 100 anos, para nada investigar da corrupção pessoal, do seu governo, dos familiares e dos amigos e o presidente ainda se arvora em ficar repetindo, a mentira todo dia, de que no seu governo “não tem corrupção”.


É pelo fato de nós, do Nordeste, gostarmos de história, que reafirmamos o nosso voto nos governos do PT. Como não reconhecer o combate à fome e a seca feito pelos governos LULA e DILMA?” Antes deles era muito comum os assaltos aos supermercados e aos caminhões de alimentos, tempo em que “comíamos calangos” para matarmos a nossa fome. Fazíamos procissões infindáveis, para enterrar “os nossos anjinhos”, crianças mortas pela desnutrição infantil. Nunca antes, na história, houve tantos investimentos em Educação, como nos governos do PT, na construção de universidades públicas, institutos federais, criação do PROUNI e do FIES o que levou a dobrar o número de estudantes universitários no país ou na criação de  um programa como o  Universidade Sem Fronteiras, que levou mais de 60 mil jovens, muitos dos quais pobres, que jamais poderiam pensar em realizar parte dos seus estudos nas melhores universidades, no exterior. Mas, ninguém, por ser privilegiado economicamente, era discriminado na participação do programa. Pois, o que era avaliado era o desempenho acadêmico. 


Com o governo atual se corta os investimentos em educação, foi no governo do PT, que houve a implantação do Piso Nacional do Magistério para uma categoria que chegou a receber até ¼ do Salário Mínimo em outros governos. Além desses programas, e de tantos outros, que beneficiaram não só o Nordeste, mas a todas as regiões do país, como é o caso do Bolsa Família, em que o estado mais rico do Brasil, São Paulo, durante os governos do PT, também foi o grande beneficiado, o que levou a retirada 36 milhões de seres humanos da Fome, e o Brasil, alçou a condição de estar entre as 37 nações que venceram a pobreza extrema e hoje com o presidente atual, o Brasil voltou para o mapa da fome, levando 33 milhões de seres humanos a essa condição degradante. Ressalte-se ainda que, com a implantação da PEC trabalhadores domésticos, uma categoria que vivia escravizada dentro dos lares, trabalhando até 20 horas por dia, passou a ter direito, como qualquer trabalhador de quaisquer empresas, inclusive com direito a férias e 13º. Talvez foi o maior motivo de raiva da Classe Média e, dos ricos, contra os governos do PT, no país de herança escravocrata, que ainda hoje são encontrados trabalhadores em situação de escravidão. O governos do PT ainda criaram importantes programas como o Minha Casa, Minha Vida; Água e Luz Para Todos; Mais Médicos; SAMU; Minha Casa Melhor; Brasil Sorridente; a Caminho da Escola,  além de ter pago os empréstimos de 22 milhões de dólares feitos, durante o governo FHC, e o Brasil, que tinha reservas negativas de CINCO BILHÕES DE DÓLARES, quando Lula assumiu, passou a ter 388 BILHÕES DE DÓLARES positivos, nas suas reservas internacionais, valor deixado por DILMA, quando foi “impitimada”.  


Com todos esses programas e ações criados, implantados e viabilizados pelos governos LULA e DILMA, do  PT, os nordestinos, que iam fugidos da seca e da fome para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste “aceitar qualquer trocado” para não morrerem de fome, e se sujeitavam com as suas famílias, a qualquer condição desumana de trabalho escravo, “por um prato de comida”, continuou a ir para àquelas regiões, mas, agora, também para participar de concursos e provas, de concorrência das mais acirradas, e serem aprovados, em qualquer lugar do país, porque a qualidade de vida dos nordestinos e dos seus estudos, muito melhorou, nos governos do PT.


Vocês do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que aprovam o presidente atual, cujo lema é “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”, melhorar a vida dos que mais precisam do governo, “não é colocar DEUS acima de tudo e o Brasil acima de todos”?! Não foi isso o que os governos do PT fizeram?” Qual o motivo da raiva ao PT e de tanta tolerância à política de ódio implementada pelo atual presidente?!”

Já que vocês se dizem cristãos, Jesus Cristo, o Filho de DEUS disse que o maior mandamento é “Amar a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” e disse também: “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?

E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Então dirá também .... Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. Mateus 25:35-45


Se Jesus Cristo, o Filho de DEUS disse que o maior mandamento é “Amar a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Se os objetivos de um governo é reduzir às desigualdades e promover a justiça social e se tudo isso que foi feito, pelos governos do PT, pelos que mais necessitam para melhorar a vida do povo nordestino sofrido e dos pobres de todas as regiões do país, porque vocês associam ao PT ao diabo?! Se deu preferência ao preferidos de Jesus Cristo?! Por que vocês associam o Vermelho ao diabo, símbolo do sangue derramado por JESUS CRISTO, nas torturas, e pelas mortes dos da Classe Trabalhadora, na luta por justiça e Direitos?! Para as religiões cristãs, evangélicos e católicos, o Mar Vermelho não é símbolo de libertação?! Não foi o “Mar Vermelho” que Moisés abriu para libertar o povo hebreu?! Por que vocês associam “O Vermelho ao diabo”?! 

Vocês, brancos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste não passaram pela escravidão, chegaram libertos e ganharam terras para trabalhar, mas, no Nordeste, a grande maioria do nosso povo, sofreu com a escravidão, foram 4 séculos produzindo riquezas para os ricos brancos e para o estado brasileiro. E, quando a “escravidão oficial acabou”, pois, ainda hoje, a escravidão perdura. E, depois de tudo que construímos, vocês não acham que merecíamos um pouco mais de respeito e sermos tratados como seres humanos?” Não! Ganhamos como pagamento as encostas dos morros, as margens dos rios, córregos e os pântanos, é por isso que, ainda hoje, os que descendem dos povos pretos que foram escravizados em nosso país são as maiores vítimas das enchentes, pois quando ocorrem perdem tudo, inclusive a vida. Estão sempre tendo que recomeçar a cada enchente. 


Vocês, brancos ricos, especialmente os do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, sabiam que quando fazem protestos para apoiar o atual presidente, usando “O VERDE E O AMARELO”, nos ofendem?! Pois eram as cores das famílias reais portuguesas, responsáveis pela escravidão dos nossos povos pretos. Tais cores, foram colocadas na nossa bandeira, pra homenageá-las. Portanto, toda vez que essas cores aparecem, nos protestos de vocês, é como se  estivessem sempre nos lembrando, para nunca esquecermos, da cruel escravidão que nossos povos pretos sofreram. Muitas vezes, essas cores estão presentes na camisa “VERDE E O AMARELO”, da CBF, para protestar contra a corrupção, não é uma contradição?! Usar uma camisa de uma instituição, tantas vezes envolvida em corrupção, assédio moral e sexual?! 


Mas, por outro lado, sabiam que usar "O VERMELHO” nos orgulha?! É a cor dos povos pretos escravizados; da Classe Trabalhadora e dos cristãos. Representa, o sangue derramado por Jesus Cristo na cruz, “pra salvar a humanidade”. Lembra o Mar Vermelho, que Moisés abriu, para libertar o povo hebreu da escravidão; lembra o sangue derramado, diante dos castigos cruéis e, mortes, na escravidão dos povos pretos, escravizados no Brasil e o sangue derramado pelos mártires da Classe Trabalhadora na luta por direitos. E hoje, também serve para protestar contra a morte da juventude preta, que, sem oportunidades: de Moradia, Transporte. Educação, Saúde e Empregos decentes, é assassinada nas chacinas, todo o dia, no Brasil. 


Diante do exposto, se vocês do Sul, Sudeste e Centro-Oeste estudassem e gostassem tanto da história do Brasil, tanto quanto os nordestinos, votariam em Bolsonaro ou em Lula?! Entenderam agora, por que nós votamos em LULA, DILMA nacionalmente e nos governos do PT no Nordeste?! Não é por ignorância é por inteligência, sabedoria e reconhecimento.


Pra terminar lembro que o preço do gás de cozinha do governo Bolsonaro É MAIOR 25% que a MÉDIA INTERNACIONAL e o preço da gasolina “forçada artificialmente a baratear” por Bolsonaro para ganhar a eleição” É MAIOR 76% que “a gasolina cara” do governo DILMA. Era de R$ 3,40”.


Pois bem, meus amigos, é isso que penso. O pessoal da região de vocês, desconhecem sobre a história de Bolsonaro, de Moro e a do Brasil; bem como das realizações e da revolução feita pelos governos do PT, em apenas 13 anos, sempre governando para todos. Mas, com um olhar especial para os que mais precisam, seja no Nordeste ou no Brasil. Quanto a vocês, meus diletos amigos, nada abala o carinho e o amor que sinto por vocês. 


Saudades. Um grande abraço. Fiquem com DEUS.


José Luiz R. Santos.SC

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho