O objetivo do projeto é entregar 15.000 m2 para a iniciativa privada construir uma casa de shows com capacidade para mais de 4 mil pessoas. Essa proposta se agrava ainda mais pois o local em questão está ao lado do INDC que atende pacientes da neurologia e muito próximo do Instituto Philipe Pinel, que é referência no atendimento psiquiátrico, o que será feito com esses pacientes em dias de grandes shows?
Reitoria da UFRJ realiza votação controversa de projeto que cede terreno da instituição à iniciativa privada
“Movimento UFRJ não está à venda” publica nota crítica à administração central da UFRJ e diz que processo foi autoritário, desmedido e apressado
Da Redação da ADUFF
Fotos: Luiz Fernando Nabuco
Na manhã do dia 17 de novembro, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Consuni – aprovou de forma controversa o "Projeto de Valorização do Patrimônio da UFRJ”. A medida cede 15 (quinze) mil m² do Campus da Praia Vermelha para a construção de uma casa de shows privada, por um período de no mínimo 30 (trinta) anos e, em contrapartida, a empresa que terá a administração do antigo Canecão precisará garantir a edificação de um novo restaurante universitário e um espaço para até 80 salas de aulas.
No entanto, como denuncia o “Movimento UFRJ não está à venda”, a votação ocorreu de forma autoritária pela reitoria. Em nota, o movimento - formado por Sintufrj, Andes-SN e DCE Mário Prata - disse que por diversas vezes alertou a reitoria que um tema sensível como tal “exigia mecanismos de democracia participativa, como audiências públicas e plebiscitos com a comunidade, dentre outras formas de debate”. A mesma nota disse que o CFCH – Centro de Filosofia e Ciências Humanas - foi o único centro que conseguiu, no tempo tão curto em que essa discussão foi levada ao CONSUNI, realizar uma consulta à sua comunidade e cerca de 90% disse NÃO ao projeto.
Leia a íntegra em https://www.instagram.com/p/ClGyegnLrnX/?igshid=YzdkMWQ2MWU=
Veja mais em: http://www.aduff.org.br/site/index.php/notocias/noticias-recentes/item/5188-reitoria-da-ufrj-realiza-votacao-controversa-de-projeto-que-cede-terreno-da-instituicao-a-iniciativa-privada
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho