PAGINAS FRT

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

A UFRJ NÃO ESTÁ A VENDA !! * Victória Pinheiro/ADUFRJ/SINTUFRJ/DCEUFRJ/RJ

A UFRJ NÃO ESTÁ A VENDA !!
Victória Pinheiro - RJ

Ontem a reitoria da UFRJ, ignorando tudo que vem sendo acumulado pela comunidade acadêmica, aprovou à portas fechadas, no conselho universitário, o Projeto de Valorização do Patrimônio da UFRJ. Esse projeto nada mais é que a concessão de terrenos da Praia Vermelha para a iniciativa privada por 30 anos!

Desde que o projeto começou a ser pautado, desde o início de forma antidemocrática, houveram muitos debates, assembléias e reuniões organizadas pela comunidade acadêmica para debatê-lo, dos quais a reitoria se furtou Inclusive, o CFCH da UFRJ organizou uma consulta pública a toda comunidade acadêmica sobre a implementação do projeto, aferindo que mais de 90% dos estudantes, mais de 70% dos técnicos e dos docentes são contrários a essa reedição do Viva UFRJ.

A UFRJ DISSE NÃO A PRIVATIZAÇÃO! 

O objetivo do projeto é entregar 15.000 m2 para a iniciativa privada construir uma casa de shows com capacidade para mais de 4 mil pessoas. Essa proposta se agrava ainda mais pois o local em questão está ao lado do INDC que atende pacientes da neurologia e muito próximo do Instituto Philipe Pinel, que é referência no atendimento psiquiátrico, o que será feito com esses pacientes em dias de grandes shows?

O projeto ainda avança sobre o campinho, que a reitoria insiste em chamar de terreno ocioso e abandonado, uma importante área de preservação natural e que comporta mais de 10 projetos de extensão voltados para a promoção de saúde mental, arte, cultura, esportes e agroecologia.

Uma das grandes justificativas da reitoria da UFRJ é a questão orçamentária, mas em nenhum momento vimos a reitoria debatendo a EC 95, o teto de gastos, que é o verdadeiro responsável pela falta de verbas para manutenção das universidades públicas.

Além disso, a única contrapartida que está envolvida nessa concessão é a construção de um novo prédio para a universidade e um novo bandejão, mas também não é publicizado que isso só entra em debate após a construção da casa de shows e se a mesma for lucrativa.

É lamentável que no momento em que mais precisamos defender a universidade pública das garras da iniciativa privada, uma reitora entregue de mão beijada uma parte significativa de uma das maiores e mais tradicionais universidades públicas do nosso país!

Por um equipamento cultural popular, fora da lógica dos megaempreendimentos!
Pela recomposição orçamentária das universidades e revogação da EC 95!

Por transparência e ampliação da participação da comunidade acadêmica nos espaços de decisão!

NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA UFRJ!

&

Reitoria da UFRJ realiza votação controversa de projeto que cede terreno da instituição à iniciativa privada


“Movimento UFRJ não está à venda” publica nota crítica à administração central da UFRJ e diz que processo foi autoritário, desmedido e apressado


Da Redação da ADUFF

Fotos: Luiz Fernando Nabuco


Na manhã do dia 17 de novembro, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Consuni – aprovou de forma controversa o "Projeto de Valorização do Patrimônio da UFRJ”. A medida cede 15 (quinze) mil m² do Campus da Praia Vermelha para a construção de uma casa de shows privada, por um período de no mínimo 30 (trinta) anos e, em contrapartida, a empresa que terá a administração do antigo Canecão precisará garantir a edificação de um novo restaurante universitário e um espaço para até 80 salas de aulas.


No entanto, como denuncia o “Movimento UFRJ não está à venda”, a votação ocorreu de forma autoritária pela reitoria. Em nota, o movimento - formado por Sintufrj, Andes-SN e DCE Mário Prata -  disse que por diversas vezes alertou a reitoria que um tema sensível como tal “exigia mecanismos de democracia participativa, como audiências públicas e plebiscitos com a comunidade, dentre outras formas de debate”. A mesma nota disse que o CFCH – Centro de Filosofia e Ciências Humanas - foi o único centro que conseguiu, no tempo tão curto em que essa discussão foi levada ao CONSUNI, realizar uma consulta à sua comunidade e cerca de 90% disse NÃO ao projeto.


Leia a íntegra em https://www.instagram.com/p/ClGyegnLrnX/?igshid=YzdkMWQ2MWU=


Veja mais em: http://www.aduff.org.br/site/index.php/notocias/noticias-recentes/item/5188-reitoria-da-ufrj-realiza-votacao-controversa-de-projeto-que-cede-terreno-da-instituicao-a-iniciativa-privada

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho