LIBERDADE PARA ZÉ RAINHA E LUCIANO DE LIMA
Nota da FASUBRA pela liberdade de Zé Rainha e Luciano de Lima
Março de 2023
“Mas, apesar de tudo isso
O latifúndio é feito um inço
Que precisa acabar
Romper as cercas da ignorância
Que produz a intolerância
Terra é de quem plantar”
Pedro Munhoz, Canção da Terra
Na tarde deste sábado dois companheiros de muitas lutas, linha de frente das batalhas pela reforma agrária foram presos na cidade de Mirante do Paranapanema. Em uma região de histórica violência de latifundiários que invadem terras públicas e as tomam com força das armas.
Os companheiros José Rainha e Luciano de Lima fazem parte da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade, movimento que coordenou várias manifestações e ocupação em defesa da reforma agrária nas últimas semanas na região e em outras localidades do país.
Lutar não é crime, seja por salário, emprego, terra ou liberdade.
A FASUBRA é contra a criminalização dos movimentos sociais e defende que os companheiros possam responder em liberdade, denunciado esta ação do estado de São Paulo como uma prisão política, que não se sustenta juridicamente.
A reforma agrária é mais necessária do que nunca, para trazer trabalho, renda e alimento saudável para a população, para mudar um país onde milhões estão passando fome, o cenário do mundo do trabalho é cada vez mais de redução de direitos, os investimentos nos serviços públicos que atendem a população foram drasticamente reduzidos nos últimos anos.
O predomínio do latifúndio no Brasil é um dos maiores responsáveis pela grande desigualdade social do país. Não há explicação que se sustente para concentrar tanta terra nas mãos de poucos que não seja a necessidade de perpetuar miséria, fome e violência para o lucro de uma minoria.
Reforma agrária Já
Liberdade para José Rainha e Luciano de Lima
FASUBRA SINDICAL
MARÇO DE 2023
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho