terça-feira, 24 de novembro de 2020

SERIA MELHOR UM DISCURSO LÍQÜIDO? FRENTE REVOLUCIONÁRIA DOS TRABALHADORES/FRT

 SERIA MELHOR UM DISCURSO LÍQÜIDO?

(“Ui, que absurdo tacarem fogo no Carrefour!”


Escolha sua resposta preferida


1. Incêndio culposo, sem intenção de incendiar.


2. Agora já foi, quer que eu faça o quê? Não sou bombeiro!


3. Não existe incêndio no Brasil, isso é papo de comunista.


4. Estava fazendo o quê a essa hora da noite na rua aberto?


5. Na verdade quem colocou o fogo foi o dono do mercado junto com as ONGs.


6. Foi o Leonardo di Caprio.


7. Quando acaba a saliva, tem a gasolina.


8. Se tacaram fogo, algum motivo tem. Inocente o mercado não era. Se fosse mercado de bem, isso não teria acontecido.


9. Chega de mimimi, todo mercado um dia queima.


10. Se pararmos de falar do incêndio, o fogo apaga...


11. Tava na rua com aquela fachada bonita e as portas abertas, estava pedindo pra ser incendiado.


12. O isqueiro que usaram veio da China.


13. A mão invisível do mercado vai apagar o fogo.


14. Fica tranquilo, todo mercado se autorregula.


15. Isso aí é queima de estoque que saiu do controle do gerente.


16. Mercado de maricas! Mercado de macho não queima à toa não!


17. Mentira! As prateleiras do mercado não queimam, são úmidas demais pra queimar.


18. É só um incendiozinho...


19. Mas e o Lula?


Autor: Daniel Siqueira)

*

Desconhecemos o autor acima, responsabilizado no mundo virtual pelo presente texto. Mas o fazemos nosso também. E o fazemos certos da diversidade de "discursos" ora em voga no espaço das influências que disputam corações e mentes. 

O mais interessante na feira desse "parlatório" é a atribuição do mesmo a alguma persona tornada "pai/mãe" do dito cujo. Assim, tudo fica mais fácil e ninguém tem que pôr a cara na reta pelas suas afirmações. Muitos lembram o Zigmund Bauman para descartar TUDO com a desculpa do "líquido", como se ele fosse aplicável à realidade material. Longe de nós, aqui, humildes proletários, fazer uso oportunista das abordagens do referido filósofo, como também, virar de ombros para elas, desprezivelmente. Jamais! No entanto, as "oratórias" deslegitimadoras se lançam vorazmente sobre TUDO com o foco na desmoralização seja dos conceitos seja da realidade a eles condizentes. 

Ou seja, tanto no caso mercado como no assassinato de um Homem Negro, a meta é "esquecer isso..." e tornar "tudo normal". Mas todos sabemos que NÃO É! E o primeiro passo é o RESPEITO À VIDA!

domingo, 22 de novembro de 2020

Declaración final del Encuentro Mundial de la Clase Obrera Antiimperialista * Frente Revolucionária dos Trabalhadores/FRT

República Bolivariana de Venezuela 

Declaración final del Encuentro Mundial de la Clase Obrera  Antiimperialista 

Las trabajadoras y trabajadores reunidos, en una videoconferencia desde Caracas, capital de la  República Bolivariana de Venezuela en conexión con delegadas y delegados de todos los  continentes, con motivo del “Encuentro Mundial de la Clase Obrera Antimperialista” en  Solidaridad con el Gobierno y el Pueblo Venezolano y los pueblos y gobiernos de los países  soberanos, luego de las deliberaciones efectuadas expresamos: 

El mundo de hoy está marcado por la impronta de la globalización del capital. El carácter  actual del capitalismo asume una voracidad sin precedentes que afecta a la clase trabajadora y  a la humanidad en su conjunto. El capitalismo neoliberal que abarca el sistema económico financiero mundial persigue la búsqueda incesante de ganancias mediante la conquista de  nuevos mercados, fortalece el predominio del capital financiero, intensifica el saqueo de los territorios y los recursos de los pueblos y afianza la explotación de la clase trabajadora,  ensañándose aún más en la mujer. Con el fin de maximizar las ganancias de las grandes  trasnacionales, el capitalismo neoliberal también arrebata el futuro a la juventud y desdibuja la  identidad de los pueblos originarios. Es evidente, que la solución a los grandes problemas del  mundo actual demanda un nuevo modelo de convivencia humana que respete la diversidad  cultural. 

El futuro de la humanidad está en grave peligro. La voracidad del modelo económico  capitalista, en su despliegue suicida, ha creado la posibilidad de la extinción del ser humano.  La paz en el planeta se encuentra seriamente amenazada como resultado de la política de  agresiones militares de los EE. UU. y sus aliados, así como de la mortal carrera armamentista  que sólo les reporta dividendos a las grandes corporaciones del complejo industrial-militar. La  guerra ha sido el mecanismo predilecto del expansionismo imperialista, en especial, del  estadounidense. 

Afortunadamente, los pueblos comienzan a levantarse contra este estado de cosas. Así se  desarrollaron grandes protestas e insurrecciones en 2018 y 2019, tanto en Europa como en  América Latina y el Caribe. En Nuestra América estas manifestaciones multitudinarias dan un 

toque de alerta que nos indica un cambio en la correlación de fuerzas, un cambio aún en  construcción. En Chile, Ecuador, Colombia, Brasil, Haití, así como en otros países, se  intensificaron estas luchas, pasando de reivindicaciones generales a una verdadera lucha  política que cuestiona las bases mismas de los estados capitalistas en esas naciones.  

Estas protestas solo dieron una pausa, por la pandemia del Covid-19. Una pandemia que se ha  “globalizado” en el mundo, y en donde los países capitalistas llamados “civilizados y  desarrollados” han mostrado su verdadera cara: primero es el capital y después el ser humano.  Este razonamiento de los gobiernos de derecha, ha provocado la muerte de cientos de miles de  sus connacionales para salvar el capitalismo.  

¡El virus no es el Covid-19, es el capitalismo! 

La pandemia ha sido el detonante de la crisis global del capitalismo neoliberal, todas las  grandes potencias comienzan un proceso de recesión de su economía para este año y con  incertidumbre para los años que vienen, pero lo peor es el aumento del desempleo, la  precarización del trabajo y la informalidad que afectara a las trabajadoras y trabajadores.  Algunas cifras evidencian esta grave situación: 2.000 millones de trabajadoras o trabajadores  son informales (61% de la fuerza laboral); 480 millones de personas de la fuerza global son  infrautilizados y más de 3.300 millones de trabajadoras y trabajadores no tienen un ingreso  adecuado ni garantía laboral del trabajo (OIT, 2019) y como consecuencia de la pandemia se  prevé la pérdida de 590 millones de empleos en el planeta, siendo América Latina la región  más afectada (OIT,2020) 

A pesar de la catástrofe humana que genera el capitalismo y la pandemia que la agrava más aún  las insurrecciones continuaron en el 2020. Así se generaron protestas en EEUU por la muerte  de George Floyd el 25 de mayo de este año a manos de la policía blanca y racista de  Minneapolis, protestas que fueron multitudinarias y se extendieron a nivel mundial, protestas  que comenzaron con la indignación por la muerte de Floyd, hasta pasar a luchas antirracistas y  anticoloniales que llevaron, inclusive, a destruir mucho de los símbolos más preciados del  colonialismo dominante europeo y estadounidense y la conformación de movimientos de  masas antirracistas y anticoloniales como BLM ( Black Live Matter). También se desarrollaron  una serie de luchas, en medio de la pandemia, que fueron significativas y singulares. Por  ejemplo, las luchas de trabajadoras y trabajadores de las plataformas digitales de reparto  globalizadas, contra la precariedad del trabajo, tanto en América Latina como en Europa y  Australia. Otra lucha significativa en Europa ha sido la de los migrantes, muy vinculada a la  lucha de los llamados “sin papeles”. 

Pero es en Nuestra América, principal teatro de la ofensiva imperialista por mantener su  hegemonía global donde se desarrollaron luchas fundamentales a pesar de los procesos de  restauración neoliberal aupados por los EE. UU. Destaca la resistencia heroica del pueblo  obrero e indígena de Bolivia contra la dictadura que facilitó el triunfo abrumador de Luis Arce  a pesar de la violenta represión. Asimismo, el resultado aplastante en el Plebiscito de Chile gracias a la movilización popular incansable del pueblo en las calles para mandar al basurero 

de la historia a la constitución pinochetista, proceso que significo una larga batalla desde el  2019, aun sin concluir y, otra lucha significativa ha sido la Minga en Colombia donde los  pueblos originarios se levantan.  

Ante esto, la Revolución Bolivariana lucha construyendo, convirtiéndose en un bastión de  dignidad, al lado de los pueblos y gobiernos de Cuba y Nicaragua que resisten los bestiales  ataques del imperialismo. Venezuela se ha convertido hoy en el principal referente del  antiimperialismo. El país se ha trazado, desde la llegada del comandante Hugo Chávez a la  Presidencia, una política de inclusión social acorralando al neoliberalismo en América Latina.  En Venezuela germina un nuevo modelo de convivencia, se libra una decidida resistencia  antimperialista y se desarrolla un enfoque sobre los asuntos públicos distinto al dogma  neoliberal. Esta lucha de perspectiva antisistémica se integra con la defensa de la soberanía y  se expresa en una política exterior independiente de inspiración bolivariana que ha provocado  una pugna por la emergencia de un mundo multicéntrico y pluripolar que va cobrando mayor  fuerza, que comienza a hacer

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sábado, 14 de novembro de 2020

Realizado o Encontro Mundial da Classe Operária Antiimperialista / Frente Revolucionária dos Trabalhadores/FRT/BR

 

Realizado o Encontro Mundial da Classe Operária Antiimperialista

Foi realizado nos dias 12 e 13 de novembro, o Encontro Mundial da Classe Operária Antiimperialista direto de Caracas, Venezuela. O evento, articulado pelas mídias digitais devido à pandemia de covid-19, foi convocado pela Plataforma de la Clase Obrera Antiimperialista (PCOA), impulsionada pela Vice Presidência da Classe Operária do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e pela Central Bolivariana Socialista dos Trabalhadores da Cidade, Campo e Pesca (CBST-CCP).

O Encontro reuniu mais de 300 trabalhadores e 61 delegações dos cinco continentes. Diversas organizações sindicais, populares e partidos operários se fizeram presentes. Particularmente do Brasil, participaram, além da Frente Revolucionária dos Trabalhadores (FRT), delegados da central Intersindical e do Partido Comunista Brasileiro (PCB).



Foram organizadas duas mesas de trabalho, onde se debateu a necessidade de impulsionar em nível internacional, um conjunto de lutas sistemáticas contra as políticas econômicas neoliberais e os ataques imperialistas contra os povos. Segundo o camarada Nelson Herrera, comissário geral da PCOA, “A covid-19 tem desmascarado o capitalismo, removeu o véu. Os trabalhadores fortalecerão a unidade para enfrentar as corporações financeiras subservientes ao capitalismo”.

Para o líder sindical palestino Imad Temeiza, “É necessário aumentar a solidariedade humana em todos os níveis (...) para apoiar os povos que lutam contra os bloqueios econômicos e o imperialismo”. Karen Jarred, militante da Coalização de Sindicalistas Negros dos Estados Unidos e Canada, denunciando a pátria imperialista ianque, afirmou que “O covid-19 tem exposto as verdadeiras condições de exclusão social, em que vivem muitas mulheres, homens e crianças da classe trabalhadora estadunidense e canadense(...)o imperialismo nos está matando, o assassinato a sangue frio de George Floyd pôs no mapa esta situação(...)”.

O presidente bolivariano da Venezuela Nicolas Maduro, presente no encontro, por sua vez afirmou: “Cada povo seguirá seu próprio caminho, seus próprios líderes, nós temos encontrado o nosso caminho, o socialismo do século XXI”. Ainda segundo Maduro: “Ademais tentaram me assassinar por ordem de Donald Trump e as oligarquias mundiais, porém a Venezuela está de pé, na batalha e na vitória, seguiremos nosso caminho”.

Diversas outras intervenções antiimperialistas e em defesa da Venezuela por parte dos delegados operários, foram saudadas com entusiasmo. Nas mesas de trabalho se discutiu propostas e planos de organização em nível internacional contra o imperialismo. Além disso foi debatido projetos entorno da implementação de um ambicioso trabalho de comunicação anti-hegemônica, para fazer frente a guerra psicológica de quinta geração arquitetada pelo imperialismo com o auxílio da imprensa burguesa mundial contra os trabalhadores e países alvos da sanha golpista como Venezuela, Cuba, Irã, etc.

O companheiro Roberto Bergoci, representando a Frente Revolucionária dos Trabalhadores do Brasil, propôs “A formação de núcleos da PCOA nos países onde possuímos militantes, ativistas ou simpatizantes; estes núcleos precisam ser órgãos atuantes em seus países, divulgando através de um sério trabalho de imprensa e comunicação, os interesses dos trabalhadores e dos povos que lutam heroicamente contra a besta imperialista(...)que as atividades desses núcleos sejam centralizadas, articuladas e coordenadas pelos órgãos centrais da PCOA, afim de coordenar internacionalmente a luta revolucionária e antiimperialista”.

Ainda segundo Bergoci, “A atual fase de completa mundialização e apodrecimento do capitalismo, expressada nas políticas neoliberais em todo o globo, torna ainda mais imperiosa a necessidade de os trabalhadores lutarem e combaterem o capitalismo e o imperialismo internacionalmente(...)O internacionalismo proletário e a revolução socialista nunca foram tão urgentes e necessários como em nossa época de turbulências, questão decisiva mesmo para a sobrevivência da humanidade”.

O Encontro Mundial dos Trabalhadores foi um importante passo no sentido de articular em nível para além das fronteiras nacionais, a luta proletária e popular. Neste sentido, a PCOA já se coloca concretamente como uma entidade de Frente Revolucionária Antiimperialista Internacional, algo da maior importância para as lutas de classes da atualidade, devendo portanto, ser saudada por todos os explorados e oprimidos do mundo.

A Frente Revolucionária dos Trabalhadores do Brasil, no melhor espirito do internacionalismo proletário, brinda a vitoriosa e histórica iniciativa da PCOA, que se propõe levar adiante a grande lição de nossos mestres Karl Marx e Friedrich Engels: “Trabalhadores de todos os países , uni-vos!”.

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sexta-feira, 13 de novembro de 2020

SOBRE A LIBERTAÇÃO DA MULHER * RITA LEE/SP

 DEPOIMENTO DE RITA LLE

SOBRE A LIBERTAÇÃO DA MULHER

Depoimento de RITA LEE sobre as mulheres. (texto de 2012)


Eu tinha 13 anos, em Fortaleza, quando ouvi gritos de pavor.

Vinham da vizinhança, da casa de Bete, mocinha linda, que usava tranças. Levei apenas uma hora para saber o motivo. Bete fora acusada de não ser mais Virgem e os irmãos a subjugavam em cima de sua estreita cama de solteira, para que o médico da família lhe enfiasse a mão enluvada entre as pernas e decretasse se tinha ou não o selo da honra. Como o lacre continuava lá, os pais respiraram, mas a Bete nunca mais foi à janela, nunca mais dançou nos Bailes e acabou fugindo para o Piauí, ninguém sabe como, nem com quem.

Eu tinha apenas 14 anos, quando Maria Lúcia tentou escapar, saltando o muro alto do quintal da sua casa para se encontrar com o namorado. Agarrada pelos cabelos e dominada, não conseguiu passar no exame ginecológico. O laudo médico registrou vestígios himenais dilacerados, e os pais internaram a pecadora no reformatório Bom Pastor, para se esquecer do mundo. Realmente, esqueceu, morrendo tuberculosa.

Estes episódios marcaram para sempre a minha consciência e me fizeram perguntar que poder é esse que a família e os homens têm sobre o corpo das mulheres? Ontem, para mutilar, amordaçar, silenciar. Hoje, para manipular, moldar, escravizar aos estereótipos. Todos vimos, na televisão, modelos torturados por seguidas cirurgias plásticas. Transformaram seus seios em alegorias para entrar na moda da peitaria robusta das norte americanas. Entupiram as nádegas de silicone para se tornarem rebolativas e sensuais, garantindo bom sucesso nas passarelas do samba. Substituíram os narizes, desviaram costas, mudaram o traçado do dorso para se adaptarem à moda do momento e ficarem iirresistíveis diante dos homens. E, com isso,Barbies de fancaria, provocaram em muitas outras mulheres - as baixinhas, as gordas, as de óculos - um sentimento de perda de auto-estima.

Isso exatamente no momento em que a maioria de estudantes universitários (56%) é composto de moças. Em que mulheres se afirmam na magistratura, na pesquisa científica, na política, no jornalismo. E, no momento em que as pioneiras do feminismo passam a defender a teoria de que é preciso feminilizar o mundo e torná-lo mais distante da barbárie mercantilista e mais próximo do humanismo.

Por mim, acho que só as mulheres podem desarmar a sociedade. Até porque elas são desarmadas pela própria natureza. Nascem sem pênis, sem poder fálico da penetração e do estupro, tão bem representado por pistolas, revólveres, flechas, espadas e punhais. Ninguém diz, de uma mulher, que ela é de espadas.

Ninguém lhe dá, na primeira infância, um fuzil de plástico, como fazem com os meninos, para fortalecer sua virilidade e violência. As mulheres detestam o sangue, até mesmo porque têm que derramá-lo na menstruação ou no parto. Odeiam as guerras, os exércitos regulares ou as gangues urbanas, porque lhes tiram os filhos de sua convivência e os colocam na marginalidade, na insegurança e na violência.

É preciso voltar os olhos para a população feminina como a grande articuladora da paz. E para começar, queremos pregar o respeito ao corpo da mulher. Respeito às suas pernas que têm varizes porque carregam latas d'água e trouxas de roupa. Respeito aos seus seios que perderam a firmeza porque amamentaram seus filhos ao longo dos anos. Respeito ao seu dorso que engrossou, porque elas carregam o país nas costas.

São as mulheres que irão impor um adeus às armas, quando forem ouvidas e valorizadas e puderem fazer prevalecer a ternura de suas mentes e a doçura de seus corações.

Nem toda feiticeira é corcunda. Nem toda brasileira é só bunda.

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Em Defesa da Soberania Venezuelana * Frente Revolucionária dos Trabalhadores/FRT

Em Defesa da Soberania Venezuelana

Comitê Anti Imperialista General Abreu e Lima
VIDEO DO ATO
https://www.facebook.com/349182971841853/videos/749299498991584/ 
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https://www.facebook.com/watch/live/?v=749299498991584&ref=watch_permalink 
Convocatória para o Ato de defesa da soberania venezuelana
 feito pela FRT - Frente Revolucionária dos Trabalhadores.
IRREDENTOS
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Fotos da invasão organizada pelos guaidogs e bozonazis em 13 de novembro de 2019 e da reação contra dos movimentos sociais.





Bozonazis organizaram a invasão


Bozonazis guaidogs apanhando


Parlamentar do PT Deputado Federal Paulo Pimenta junto contra a invasão.

El Entrampamiento de la Paz * FARC/EP/COLOMBIA



Lute como Carol Solberg * FRT/BR

 LUTA COMO CAROL SOLBERG

Crédito: SPORT-TV
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NEUTRALIDADE É COISA DE COVARDE
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quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Declaración de La Paz en Defensa de la Democracia * Evo Morales et all



A LIBERTAÇÃO DA MULHER * FRT/BR

A LIBERTAÇÃO DA MULHER



“O noivo escreveu um poema para noiva um pouco antes do casamento:


Que feliz sou, meu amor!

Domingo estaremos casados,

O café da manhã na cama,

Um bom sumo e pães torrados


Com ovos bem mexidinhos

Antes de ir pro trabalho

Tudo pronto bem cedinho

Pra ainda ires ao mercado


Depois regressas a casa

Rapidinho arrumas tudo

E corres pro teu trabalho

Para começares o teu turno


Tu sabes bem que, de noite

Gosto de jantar bem cedo

De te ver toda bonita

Com sorriso lerdo e querido


Pela noite mini-séries

Cineminhas dos baratos

E nada, nada de shoppings

Nem de restaurantes caros


E vais cozinhar pra mim

Comidinhas bem caseiras

Pois não sou dessas pessoas

Que só comem baboseiras...


Já pensaste minha querida

Que dias gloriosos?

Não te esqueças, meu amor

Que em breve seremos esposos!


Como resposta, a noiva escreveu um poema para o noivo:


Que sincero meu amor!

Que linguagem bem usada!

Esperas tanto de mim

Que me sinto intimidada


Não sei de ovos mexidos

Como tua mãe adorada,

Meu pão torrado se queima

De cozinha não sei nada!


Gosto muito de dormir

Até tarde, relaxada

Ir ao protesto com as amigas

e combater a macharada


Pensa bem... ainda há tempo

A igreja não está paga

Eu devolvo o meu vestido

E tu o fraque de gala


E domingo bem cedinho

Em vez de andar aos "PAIS",

Ponho aviso no jornal

Com letras bem garrafais:


*HOMEM JOVEM E BONITO

PROCURA ESCRAVA BEM LERDA

PORQUE A EX-FUTURA ESPOSA

DECIDIU MANDÁ-LO À MERDA!”

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JOGA PEDRA NO BOZOGENI * FRT/BR

 JOGA PEDRA NO BOZOGENI

JOGA PEDRA NA GENI
https://www.ouvirmusica.com.br//chico-buarque/77259/ 
CHICO BUARQUE

NOTA DE REPÚDIO AO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO * FRT/BR

 *NOTA DE REPÚDIO AO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO*

Nós, Povos das águas, dos campos e das florestas, e demais signatárias e signatários, viemos manifestar nosso repúdio contra o grito de mando e tentativa de silenciamento feito pelo Governo do Estado do Maranhão através de ação judicial movida contra Rafael Silva, assessor jurídico de lutas de povos e comunidades tradicionais, na qual o Governo do Maranhão faz tentativa de CENSURA PRÉVIA.

Essa ação judicial não é apenas contra ele, mas tenta soar um grito sobre todos nós, o grito que tenta nos impedir de manifestar nossas lutas em defesa de territórios tradicionais quando elas incomodam ao poder.


Conhecemos a luta do Cajueiro. A destruição que o Governo do Estado quer, para fazer um porto privado, nos atinge diretamente. O porto desejado pelo grande poder econômico e político ilude esperanças de quem vive às margens da cidade e alimenta a insaciável sanha de lucro do agronegócio, que quer invadir cada vez mais nossos territórios sagrados, ameaçando nossos corpos, nossa espiritualidade, a memória de nossos ancestrais e a vida dos que virão de dentro de nós. 


O porto é um projeto de destruição de modos de vida tradicionais no Cajueiro, em todo Maranhão e de povos e comunidades de outros Estados do MATOPIBA. O Cajueiro está aqui, onde nós estamos.


Não é apenas a Rafael Silva que se dirige esse processo judicial com pedido de censura prévia. Nós entendemos o recado, Governador!


O Palácio dos Leões está rugindo alto, avisando o que espera quem o critica. Não é de hoje que essas táticas são usadas. 


Quem segura o cabo das chibatas não sabe o que são memórias de dor.


Esse grotesco grito do Golias-Governo do Estado do Maranhão tenta, na verdade, silenciar a fala-canto de s. Davi e das raízes do Cajueiro.


Golias não tem sentimento de culpa, por isso precisou aprender o sabor do chão.

Mas cada Davi sabe o valor humano da terra à qual pertence. E sabe que, do chão, levantarão sementes.

 Continuamos nas lutas em defesa de nossos territórios e não admitimos o grito autoritário que tenta nos calar!


• Entidades e comunidades


1. Guardiões do Cajueiro;

2. Povo Indígena Akroá Gamella - Território Taquaritiua – Viana- MA;

3. Povo Tremembé de Raposa- MA;

4. Quilombo Açude- Serrano do Maranhão;

5. Quilombo Afoga Bode – Pirapemas;

6. Quilombo Alto Bonito – Brejo;

7. Quilombo Aranha – Santa Helena;

8. Quilombo Ariquipá – Bequimão; 

9. Quilombo Assoviante – Matões;

10. Quilombo Bacuri - Santa Helena;

11. Quilombo Bem Fica- Santa Helena;

12. Quilombo Bica – Pirapemas;

13. Quilombo Boa Esperança II -Serrano do Maranhão;

14. Quilombo Boi de Carro - Santa Helena

15. Quilombo Cabanil- Serrano do Maranhão;

16. Quilombo Cedro- Serrano do Maranhão;

17. Quilombo Centrinho – Pirapemas

18. Quilombo Chapadinha- Santa Helena;

19. Quilombo Charco- São Vicente de Ferrer;

20. Quilombo Chega Tudo - São Vicente de Ferrer;

21. Quilombo Cocalinho – Parnarama;

22. Quilombo Cuba - Santa Inês;

23. Quilombo Engole- Cedral;

24. Quilombo Faxina- Santa Helena;

25. Quilombo Imbiral, Pedro Rosário;

26. Quilombo Iteno, Serrano do Maranhão;

27. Quilombo Janaubeira - Santa Helena;

28. Quilombo Leão – Pirapemas;

29. Quilombo Maiabi- Mirinzal;

30. Quilombo Mandacaru dos Pretos – Matões; 

31. Quilombo Marfim – Santa Inês;

32. Quilombo Mata de Pantaleão – Mirinzal;

33. Quilombo Mata Limpa – Matões;

34. Quilombo Monte Alegre- São Luiz Gonzaga;

35. Quilombo Mundico- Santa Helena;

36. Quilombo Nazaré - Serrano do Maranhão;

37. Quilombo Olho DAgua dos Grilos, São Luís Gonzaga;

38. Quilombo Onça – Santa Inês;

39. Quilombo Palmeirinha - Pedro do Rosário;

40. Quilombo Panaca – Pirapemas;

41. Quilombo Parnamirim – Pirapemas;

42. Quilombo Pau Pombo - Santa Helena;

43. Quilombo Pindobal de Fama- Turilandia;

44. Quilombo Ponta- Serrano do Maranhão;

45. Quilombo Pontes – Pirapemas; 

46. Quilombo Rio do Curral – Mirinzal;

47. Quilombo  Rio Grande - Bequimão;

48. Quilombo Rosário- Serrano do Maranhão;

49. Quilombo Salgado - Pirapemas;

50. Quilombo Santa Luzia – Santa Helena; 

51. Quilombo Santo Antonio do Cosmo – São Luis Gonzaga Maranhão;

52. Quilombo Santo Honório – Pirapemas;

53. Quilombo São Benedito dos Pretos – Pirapemas;

54. Quilombo São João - Matões;

55. Quilombo São José do Brito- Turiaçu;

56. Quilombo São Raimundo- Santa Helena;

57. Quilombo São Roque- Santa Helena;

58. Quilombo Sapocaia do Albino - Santa Inês;

59. Quilombo Satubinha – Santa Inês;

60. Quilombo Tambá – Pirapemas;

61. Quilombo Tanque da Rodagem – Matões;

62. Quilombo Tanque de Melquides – Matões; 

63. Quilombo Vista Alegre - Pirapemas;

64. Quilombo Vivo - Santa Helena;

65. Comunidade  Vila Bela – Igarapé do Meio; 

66. Associação das Profissionais do Sexo do Maranhão (Aprosma);

67. Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros de Tendal Mirim, Paço do Lumiar;

68. Associação dos produtores Rurais do povoado Cocalinho; 

69. Coletivo Re(o)cupa – Resistência Cultural Upaon Açu – 

70. Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA;

71. Comissão Pastoral da Terra – Regional Maranhão;

72. Comunidade Negra Velha – Luís Domingues; 

73. Conselho Indigenista Missionário - Regional Maranhão;

74. Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente da Universidade Federal do Maranhão (Gedmma/UFMA);

75. Movimento Quilombola do Maranhão – Moquibom;

76. Mulheres Guerreiras da Resistência do Moquibom;

77. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Questões Agrárias - NERA/UFMA;

78. Adryana da Silva Costa;

79. Alana Silva Brito - do lar;

80. Alberto Guilherme Tavares, apoiador da luta da comunidade do Cajueiro;

81. Alfredo Lavra Costa Santos Macedo - porteiro:

82. Ana Caroliny Azevedo Silva - estudante;

83. Ana Clara Ferreira de Araújo - aposentada;

84. Ana Kelma Fernandes de Sousa - vendedora;

85. Ana Lourdes da Silva Ribeiro- Educadora Ambiental, pesquisadora do  GEDMMA e doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará- UFC;

86. Ana Lúcia Furtado da Silva, comunidade de Tendal, luta pelo direito à moradia;

87. Ana Margarida Serra, professora;

88. Ângela dos Santos Piancó, motorista. Imperatriz – MA;

89. Anna Christina Chaves - cantora, produtora, ativista cultural – Brasília; 

90. Antônia Márcia Carvalho Barbosa, funcionária pública;

91. Ariana Gomes, militante do direitos das mulheres quebradeiras de coco babaçu, Assistente Social, Secretária Executiva da Rede de Agroecologia do Maranhão-RAMA;

92. Aristéa Santos Santana, professora, bacharelando em Direito ( FEMAF) Faculdade de Educação Memorável Adelaide;

93. Benedito de Jesus Teixeira – pedreiro;

94. Benjamim Mendes siqueira. Aposentado PMDF.Brasília-DF;

95. Brenda Carvalho, bacharel em Direito;

96. Camila Renata Lopes Freitas - educadora física;

97. Carlos Alberto Sá, professor;

98. Carmem Marques, pedagoga e liderança comunitária de Paço do Lumiar;

99. Cássio Pinto Costa - atendente comercial;

100. Catarina Silva - dona de casa;

101. Célio Costa Saraiva - servente;

102. Cid SebastiãoJunior - funcionário público aposentado, Brasília;

103. Cíndia Brustolin, pesquisadora e professora UFMA;

104. Claudio Castro, jornalista;

105. Cláudio Rodrigues dos Santos - pedreiro;

106. Clemildes Santos - vendedora autônoma; 

107.  Clemir Batista da Silva, pároco da Paróquia São Matias- Alcântara;

108. Creusa Maria Silva - dona de casa;

109. Cristiano Pinheiro - pintor;

110. Dafiny Vitória Botão Serra - estudante;

111. Daiane Sousa Pinto - dona de casa;

112. Dalva Maria - maquiadora;

113. Daniel Maia Correia de Albuquerque, Advogado;

114. Danielle Cristina Santos Ferreira, servidora pública;

115. Daniel Bastos Moreira, professor UFMA;

116. Davi Teixeira Mendes, universitárioUNB . Brasília- DF

117. David Lobão Santos Jacinto, Bacharel em Ciências Contábeis;

118. Diana Carla Amorim Castro - estudante;

119. Dielson Rodrigues, Secretário Geral do Sind. Bancários do Maranhão;

120. Diogo Sebastião Costa Pinheiro;

121. Eden do Carmo Soares Junior, jornalista e economista, servidor público;

122. Ednalva Souza Coelho; 

123. Elaine dos Santos Piancó, bióloga;

124. Eliana de Amarina - vendedora autônoma;

125. Elson de Jesus Costa - pedreiro;

126. Elzanise Barbosa da Fonseca, professora, Macapá (AP);

127. Emília Araújo- Pedagoga;

128. Emília Carla Pacheco, ativista pelo direito dos quilombolas;

129. Evaldo Batalha Piancó, motorista;  

130. Eduardo Sales dos Santos, professor universitário;

131. Fabiana Brito - do lar;

132. Fábio Pacheco, professor, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA);

133. Fernando Bragança, advogado, professor;

134. Francisca Marques Siqueira, comerciante; 

135. Francisco de Oliveira Costa Filho - segurança;

136. Francisco Ferro;

137. Francisco Jadson - pedreiro;

138. Frederico Silva, professor universitário;

139. Geraldo Santos - autônomo;

140. Gerliane Costa Fonseca - dona de casa;

141. Gisele Gama Andrade, escritora, produtora e ativista cultural, Brasília;

142. Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior, professor de Sociologia da UFMA;

143. Iranilde A Sousa - diarista; 

144. Isabel Cristina Chaves Soares. Bacharel em Direito.  Brasília  - DF;

145. Ivanilde Pereira - costureira;

146. Izabelle Gomes Jansen Ferreira, assistente administrativo;

147. Izaldete dos Santos Azevedo Silva - artesã; 

148. Jaldenir Ribeiro Reis, artesão;

149. Jadeylson Ferreira Moreira, sociólogo;

150. Jean Dantas, empresário, Brasília, DF.

151. Jéssica Tiradentes Portela Alves, empresária, Brasília;

152. João Batista Azevedo – professor;

153. João Germano da Silva, seu Joca, Guardião do Cajueiro;

154. João Luiz Rodrigues de Souza;

155. João Maria dos Santos; psicólogo; 

156. Jeffeson Chagas, advogado criminalista;

157. Joelson Rodrigues Costa - auxiliar de produção;

158. Joelson Sena Maia, guardião do Cajueiro; 

159. Jonas Oliveira Costa - motorista;

160. Jonilson Barbosa Pereira - locutor;

161. Jonilson Silva - pedreiro;

162. Jorge Antônio Leão - professor de Filosofia do IFMA Campus Monte Castelo; 

163. Jorge Luiz Reis Araújo;

164. José Alberto Cândido Bertelli. -Bancário (DF);

165. José de Ribamar Sousa Vieira, pedagogo (UFMA). Especialista em  Educação do Campo (UFMA) Mestrando em Ciências da Educação (Escola João de Deus)  ILUSES Lisboa/Portugal; 

166. José Ivo de Paula Reis - carroceiro;

167. José Marcelo Chaves Silva - pescador;

168. José Paulo Moreno Filho - pedreiro;

169. José Ribamar Costa:

170. Josemeire Fernandes Gomes, Cabeleireira; 

171. Joyce Pinto Souza - professora;

172. Júlia Letícia Ferreira, geógrafa;

173. Julia Naomí Costs Rodrigues, pós-graduanda; 

174.  Kamyla Ewelen Almeida Gomes- Bacharel em Direito, pós graduanda em Direito Público;

175. Katia Regina Santos Lopes - copeira;

176. Káty Maria Nogueira Morais, professora; 

177. Laís de Sousa Almeida;

178. Lauande Aires, ator e produtor cultural;

179. Leandro Teixeira Bouças; Gerente/Amadoero- RJ

180. Leonardo Teixeira Bouças. Supervisor Vivaz, Brasilia-DF

181. Lidiane Carvalho Amorim de Sousa, Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário/Antropóloga  do INCRA;

182. Luciana Teixeira Bouças Mendes. Massoterapeuta. Brasília- DF 

183. Luciane Martins de Jesus - doméstica;

184. Lucilene Câmara Pereira - lavradora;

185. Luiza dos Santos, bibliotecária; 

186. Luiz Augusto Braga;

187. Lurdilene Oliveira da Luz -  servidora pública;

188. Mara Ferreira - estudante;

189. Marcos Magah, artista;

190. Maria Amélia Paraguassu, do lar;

191. Maria Amélia A Pinheiro - lavradora;

192. Maria Aparecida Silva Brito - do lar;

193. Maria Aurora Oliveira - doméstica;

194. Maria Anunciação Azevedo, liderança comunitária de Paço do Lumiar;

195. Maria da Luz Pinto Bezerra Costa - lavradora;

196. Maria da Neiva Costa - aposentada 

197. Maria de Jesus Costa, ativista pelo direito das mulheres profissionais do sexo;

198. Maria Divina dos Santos, liderança comunitária pelo direito à moradia do Renascer;

199. Maria do Carmo C Lima - doméstica;

200. Maria Aparecida dos Santos, educadora popular;

201. Mariana Conchas Ferro, artesã;

202. Maria do Carmo Lima Martins;

203. Maria do Carmo Vieira Serra, aposentada;

204. Maria Domingas C Silva - do lar;

205. Maria Domingas Rodrigues Costa - lavradora;

206. Maria Goreth Nunes Trabulsi, aposentada;

207. Maria Isabel Ribeiro Dorneles - aposentada;

208. Maria Lídia Ferreira Melo, pedagoga  e ativista indígena;

209. Maria Regina Cardoso - dona de casa;

210. Maria Taglianett Silva Santos, aposentada, São Luís MA

211. Mário Leite Silva, Economiario, São Paulo, SP.

212. Marcos Alexandre dos Santos, historiador;

213. Matilde Costa B de Souza - doméstica;

214. Maysa Pestana Rodrigues, estudante;

215. Meire Diniz, ativista dos direitos dos povos indígenas; 

216. Nadia Moura. Fonoaudióloga. Faxinal dos Guedes (SC);

217. Natália Amorim da Silva, guardiã do Cajueiro;

218. Natália Pereira de Santana;

219. Natalia Duailibe Sá, contadora;

220. Nayane Raquel  de Oliveira Silva, estudante universitária;

221. Neiliane C S Costa;

222. Nilber José Araújo da Cruz . - Gerente de Vendas (RJ);

223. Nubia Regina Pessoa Cruz - assistente social;

224. Nubia Marinho Soares, historiadora;

225. Pedro Fernandes Souza - pedreiro; 

226. Pedro Ribeiro da Silva, funcionário público federal; 

227. Perolina Cristina Paiva - técnica em enfermagem;

228. Rafael Silva Souza , aposentado; 

229. Rafaela Campos da Silva, advogada;

230. Raissa Macedo Pereira - dona de casa;

231. Régia Cristina Alves dos Santos, professora de Geografia;

232. Regina Helena Martins de Faria - historiadora, professora da UFMA;

233. Reginaldo Coelho Araújo - carpinteiro;

234. Roberta Maria Batista  Lima, professora e pesquisadora da UFMA;

235. Rodrigo Motta Dantas, estudante universitário;

236. Rosa Maria dos Santos, comerciante;

237. Rogério Fernandes Soares;

238. Romário da Silva Santos - estudante;

239. Ronilde Silva Pinheiro - estudante;

240. Rosana Motta da Silva, fisioterapeuta;

241. Rosana Muniz - do lar;

242. Rosete de Jesus Muniz - costureira;

243. Sagramor Lopes, assistente administrativa, Rio de Janeiro - RJ

244. Salvio Matos - vigilante;

245. Shirlandy dos Santos - dona de casa;

246. Sonia Mugschl - Professora e poeta;

247. Soraia Elizabeth Castelo Branco - doméstica;

248. Sâmia Castelo Branco, radialista;

249. Silvia Lima, empreendedora;

250. Suzete Gomes Ferreira - pescadora;

251. Sylmara Durans Diniz, ativista pelo direitos dos povos e comunidades tradicionais;

252. Tatiana Bonfim Silva, costureira;

253. Talita Moreira Sá, bibliotecária;

254. Tereza Lopes, administradora; 

255. Thalita Moraes Freitas - Agente de viagens;

256. Thyago Henrique Chaves de Carvalho, empresário, Brasília (DF)

257. Tüny Cwe Wazahi (Rosa Eliana Torres), ativista em defesa dos povos indígena Tremebé

258. Valdemarina da Luz Pereira, luta pelo direito a moradia em Paço do Lumiar

259. Valdenice Rocha Silveira - Bacharel em Direito;

260. Valéria do Nascimento Borão, aposentada;

261. Valquíria Frazao da Luz Costa - dona de casa;

262. Vera Lúcia Lopes de Barros, mestre em Saúde e Ambiente pela UFMA, Doutora pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA); 

263. Yndara Vasques Lima, jornalista;

264. Wagner Jorge de Oliveira (Wagner Heineck), ator, produtor e ativista cultural.

265. Waldemilson Silva Costa Leite - pedreiro;

266. Wellington Farias - técnico de planejamento;  


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