A DESINTELECTUALIZADA INTELECTUALIDADE BRASILEIRA
a) ai um falecido jornalista comunista amigo disse: sem uma imprensa intelectualizada, não haverá elite intelectualizada.
Não digam que eu escrevi isto, estou apenas repetindo o quê está escrito nos livros da nossa fajuta história: o Brasil precisa ser redescoberto. Pois só o Brasil revisitando este passado nefasto, poderia, ao menos em tese, se livrar desta elite chupim, que sofre de maneira irreversível da "síndrome de sabujo".
Se infelizmente até entenderíamos dado a toda historicidade, que as camadas populares fossem privadas do sonho de uma nação independente, não poderíamos nem mesmo imaginar que as elites optassem covardemente pela submissão. O processo infelizmente é histórico, voltaríamos assim à expansão napoleônica do início do séc XIX, quando inclusive o "tal acordo do vinho" impedia o desenvolvimento das tecelagens, no início daquele século. A ainda então colônia, limitada ao papel de colônia, exaltou o rótulo de "vice-reino", mas seguia as vontades de vossa majestade, a rainha da Inglaterra. Os três séculos passados, já não reina aqui a rainha britânica, "mariotendo", os nobres lisboetas, quem as elites chupins, querem seguir submissa, são os burgueses da terra do Tio Sam, sempre que houve uma oportunidade histórica de independência, a elite chupim, tratou rapidamente de fechar estas janelas.
Foi assim com as siderúrgicas de Sorocaba, construídas durante a primeira guerra, foi assim também em "61", episódio que levou ao golpe do parlamentarismo, e ao golpe e ditadura de 64, quando as janelas do futuro se abriu, as elites intelectuais, optam pelos financiadores dos jornais, invés da ousada construção de um projeto de nação.
A cobertura de setores desta corporativa da visita do presidente Lula à China, é simplesmente vergonhosa, vergonhosa mas sacra, visto que aqueles mesmos pensamentos das elites religiosas do primeiro ano do séc XVI, "catequizar" novos povos, ainda é a única lição aprendidas por amplos setores do cleto, ah, se, "e apenas quando", a igreja católica não seguir este roteiro, trata-se de bispo, que também passa por uma troca de império, mas a nação precisa, ao menos até que haja um novo "descobrimento", seguir sempre submissa.
Adão Alves dos Santos.SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho