sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

AONDE O CAPITALISMO DEU CERTO? * Bernardino Brito/SP

AONDE O CAPITALISMO DEU CERTO?

À nós, Companheiros(as) e Camaradas, a construção de um projeto socialista, permanece como a única saída possível.

Essa escolha não se traduz em nenhum capricho intelectual, ela brota da lastimável realidade do mundo.

O capitalismo se colocou em total incapacidade na distribuição de riquezas. Assim, nossa oposição a esse modelo, não parte de uma vontade própria como alguns dizem: ah, eles torcem para dar errado. Não! O errado é que está dado.

Ora! São justamente os agentes de mercado, que se dizem tão apaixonados pela ciência dos números, que ignoram e fingem não ver, as tragédias desse modelo econômico. Aliás, uma parte mais sincera, está plenamente convencida de que seu sucesso financeiro pessoal, depende da desgraça de muitos, aceitando com tranquilidade tais resultados e consequências sociais.

A degradação humana e do meio-ambiente, em nada altera suas convicções e objetivos de lucro.
São promotores da miséria, violência e das guerras instaladas pelo planeta.

Até mesmo os países considerados ricos e desenvolvidos no capitalismo, na maior parte das vezes, por explorar outras nações, não escapam da vergonha interna, como demonstra o gráfico.

O 1% mais rico da Europa ocidental (linha azul), ainda mantém uma concentração de riqueza acima dos 20%, e nos EUA (linha vermelha), acima dos 30%.

Enquanto isso, os 50% mais pobres dessas nações (linhas pontilhadas) não sofreram alterações ao longo do século, oscilando entre 2% e 7% da riqueza total.

No entanto, para aplicar o mesmo critério de análise acima (dos países ricos do capitalismo) para observar a realidade brasileira, há que se ter certos cuidados, com um olhar e parecer específico, a fim de não criarmos distorções na interpretação.

Por exemplo, os 1% do topo no Brasil, ficam com 25% da renda nacional, enquanto os 50% da base da pirâmide, com 10%.

Os 25% de riqueza (dos 1%) estaria no mesmo nível dos países do gráfico, e os 10% da riqueza na base (dos 50%), nos pareceria melhor, já que o deles não passa de 7%.
Isso engana na aparência, mas não na essência.

Aqui, as faixas de classes por riqueza estão muito próximas, daí o porquê dizemos a toda classe média: vocês são pobres.

Classe média, coloca isso na sua cabeça: "vocês são Pobres". Afinal, "faixas de classe" não se confundem com o conceito de "classe".

Para entendermos melhor o caso brasileiro, possamos observar que uma pessoa que ganha um salário mínimo por mês, está entre os 50% mais pobres do país, porém, se recebe acima de 4 ou 5 mil, já está entre os 10% mais ricos. É pobre!!!
E se recebe 10 mil? É Pobre Plus. E 20 mil? Pobre Prime, e assim por diante.

Enfim, para você:
O capitalismo é um sistema político-econômico-
social de sucesso?
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho