sábado, 12 de novembro de 2022

PELA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA FEDERAL DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL * Nilson V. Cesário - RJ

 PELA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA FEDERAL DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL



PRESIDENTE LULA, SABEMOS QUE O SENHOR É SENSÍVEL ÀS CAUSAS  DOS TRABALHADORES!


A SAÍDA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO É RESOLVER O GARGALO PROFISSIONAL QUE EXISTE NO SISTEMA PETROBRÁS E NA CADEIA PRODUTIVA DE PETRÓLEO, GÁS, ETANOL,ENERGIA E SEUS DERIVADOS.


A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA FEDERAL DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO NÍVEL MÉDIO E PÓS MÉDIO, É A SAÍDA PARA ATENDER AOS TRABALHADORES E AO SISTEMA PETROBRÁS E A CADEIA PRODUTIVA DE PETRÓLEO, GÁS, ETANOL, ENERGIA E SEUS DERIVADOS.

         

VAMOS FALAR DAS FUTURAS GERAÇÕES!


Com  o LULA Eleito Presidente do Brasil,

vamos ter a oportunidade de valorizar os  Trabalhadores e corrigir a discriminação e o gargalo Profissional que existe no Setor Petróleo, Gás & Energia, tornando os Trabalhadores & os Empreendedores destas atividades INOVADORES E COMPETITIVOS.


A Cidade de Duque de Caxias - RJ, por ser pioneira e ser uma das principais bases da política industrial da Petrobras, está a um passo para se tornar protagonista em inovações, priorizando as Novas Tecnologias na Gestão do Presidente LULA em  2023/2026. 


Caxias, poderá ser o exemplo para o Brasil em modernização e padronização  das  Indústrias da Cadeia Produtiva de Petróleo em  competitividade a nível nacional e internacional. 


O Trabalhador desenvolverá suas atividades com mais Eficiência, o processo terá mais Eficácia e Efetividade na produção.

 Logo, será melhor remunerado devido aos seus conhecimentos adquiridos na Especialização Profissional, estando apto às Inovações e Competitividade.


Para isso, a Cidade de Duque de Caxias–RJ, poderá ser beneficiada conforme as orientações do Programa LULA, 


“Vamos Juntos Pelo Brasil”, 


E poderá servir como parâmetro para as Inovações tecnológicas e Competitividade dos  Municípios onde existem atividades do Sistema Petrobras e da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás, Etanol, Energia e seus Derivados. 


Estes  poderão ser atendidos com o Programa Escola Federal de Especialização Profissional, para a modernização dos seus  parques industriais, dos colaboradores e das legislações municipais que irá garantir a segurança jurídica e administrativa dos contratos, nos investimentos, para a 

arrecadação dos respectivos impostos municipais. 

sendo que os investidores terão o retorno do Capital aplicado na Cidade Contemporânea.


Este PROTAGONISMO Inovador, Tecnológico e Competitivo Duquecaxiense, no Desenvolvimento da Indústria Nacional e Internacional do Petróleo, Gás & Energia, será possível.


Contudo é Estratégico o Presidente LULA construir este legado educacional, através da IMPLANTAÇÃO do Programa Escola Federal de Especialização Profissional do Nível Médio e do Pós Médio, que atenderá aos Trabalhadores e todos os seguimentos Empresariais da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás, Etanol, Energia e seus Derivados.  


Este Projeto CESÁRIO, tem por finalidade estratégica, de superar a discriminação tecnológica no campo produtivo, ou seja, o GARGALO, que existe entre os Profissionais do Nível Médio (operacionais), e os Profissionais do Nível Superior (planejamento e gerenciamento).


 Neste aprendizado de Especialização Profissional, todos terão a oportunidade no Nível Médio de terem acesso aos conhecimentos tecnológicos, científicos inovadores e competitivos, que atualmente são reservados aos Profissionais de Nível Superior. Está Cultura Profissional, que deixa estagnada as atividades da Cadeia Produtiva poderá ser superada.


 Portanto, esta é a novidade que fará toda diferença neste nosso desafio para as Futuras Gerações, o legado do Presidente LULA, no seu  3° Mandato na Gestão Pública Federal. 


 Neste contexto, assim como foi estratégico para o Governo Federal, escolher o Município de Duque de Caxias RJ, em 1960 para a instalação da primeira Refinaria da Petrobras (REDUC). Que serviu na época do “O Petróleo é nosso”,  para reafirmar a capacidade do Brasil em industrializar o Petróleo.


 Duque de Caxias RJ continua contribuindo para o crescimento inquestionável nas atividades da Industrialização dos produtos da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás, Etanol, Energia e seus Derivados. Cujo resultado, atualmente é o maior Município em exportação de Lubrificantes, e atende o Brasil com 56 Produtos Derivados, produzidos na Reduc.


Foi assim que se  transformou o Sistema Petrobras, em uma base desenvolvimentista do País, obtendo excelentes resultados, sendo uma Empresa de referência econômica cobiça pelo Capital Industrial Nacional e Internacional.


O Governo do Presidente LULA, terá todas as condições políticas de OUSAR, e formar este em um  legado estratégico. Com esta iniciativa de resgatar o Sistema Único Petrobras através desta INOVAÇÃO ESTRUTURAL EDUCACIONAL, que dentre os principais produtos temos: (Combustíveis, Lubrificantes, Gás (GLP) e Natural, Parafinas, Fertilizantes, Petroquímicos, Químicos e Energia. 


É necessário compreender, que todo sucesso deste Programa está na EDUCAÇÃO INOVADORA que irá padronizar, modernizar e valorizar todo parque industrial. É possível garantir aos trabalhadores do nível médio, uma atuação com alto nível técnico e confiável em toda a Cadeia Produtiva, de ponta a ponta, ou seja, do Poço ao Posto, ou do Poço ao Poste (Energia).  


Esta será sem dúvida alguma, a revolução do Governo LULA na política de geração de EMPREGO com Profissionais Especializados e eficientes, atuando em um processo com resultados eficazes, garantidor de uma produção efetiva que irá gerar lucros financeiros e sociais, tanto para o setor público quanto para o privado.


 Logo, o Presidente LULA terá a possibilidade de fomentar as realizações das políticas públicas estruturantes e emergenciais. 


Garantirá uma boa qualidade de vida a Sociedade Local impactada  por estas atividades, e sustentará o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, compatível com as riquezas bilionárias das atividades da Cadeia Produtiva de Petróleo, minimizando as desigualdades sociais e econômicas principalmente nos Municípios que são impactados diretos por esta atividade.


Exemplo, Duque de Caxias RJ, tem o seu IDH - 0,711 e tem 1905 empresas que trabalham com os 56 produtos da Reduc, porém somente a REDUC tem um faturamento anual de R$ 25 Bilhões. Ou seja o Desenvolvimento Socioeconômico é prejudicado. 


Certamente, que  existe a possibilidade da Reduc ampliar o seu faturamento, ir além destes faturamento atual e a Cidade de Caxias ter o IDH compatível com uma Cidade Metropolitana de ótima qualidade de vida.


A princípio, estas são as linhas gerais dos benefícios que o Programa Escola Federal de Especialização Profissional, com  previsão de funcionar em tempo integral, com o objetivo de resgatar do Sistema Petrobras, agregar valores econômicos as Empresas Públicas e Privadas, assim como os valores científico e tecnológicos aos Colaboradores. 


Está Escola Federal implantada como Projeto Piloto em Duque de Caxias RJ, irá abrigar três mil alunos inicialmente, em tempo integral.


Terá uma Pedagogia, totalmente integrada à Inovação, Novas Tecnologias e Competitividade.


E projeta-se uma parceria tecnológica Internacional, a princípio  com os Países que compõem o BRICS.


Conclui-se que é possível dar um passo importante e contribuir com o Programa de Governo do Presidente LULA, 

“Todos Juntos pelo Brasil” 

Para o bem estar da Sociedade, que certamente irá conquistar uma cultura de desenvolvimento socioeconômico simultâneo e sustentável, com a política de Empregabilidade,  garantindo uma Vida Digna às Futuras Gerações.


Atenciosamente,


Nilson V. CESÁRIO 


-  Ex. Presidente do Sindipetro Duque de Caxias - RJ;

- MBA EXECUTIVO: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação – FGV;  

- Direito Municipal - FGV;

- MBA em Gestão Pública - UCAM;

- MBA em Gestão de Pessoa no Setor Público – UCAM;

- Graduado em Gestão Pública -  Estácio de Sá; e

- Conhecimento e Difusão em Gestão & Políticas Públicas -  Fundação Perseu Abramo. 

....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho