ANTIIMPERIALISMO

ANTIIMPERIALISMO

Manifesto do Coordenador Antiimperialista Nossa América

AO NOSSO CONTINENTE E AO MUNDO

     Das profundezas da nossa América não redimida, da parte mais remota da nossa história original de Abya Yala, das raízes dos povos africanos escravizados que se organizaram nas suas comunidades, das nossas tradições proletárias, operárias e camponesas, das lutas revolucionárias de do povo, com vitórias e aprendizados importantes, emergem nossas ideias e nossas vozes e lutas, uma síntese das batalhas que têm mostrado a força da unidade dos oprimidos e da resistência contra os opressores, construindo uma força que se sustenta na mobilização e organização das massas trabalhadoras e das classes trabalhadoras exploradas, para convertê-la em energia política revolucionária anti-imperialista, com o objectivo estratégico da derrota definitiva do capitalismo e o imperialismo da América Latina e das Caraíbas e a construção de uma revolução socialista profunda que promova a emancipação humana universal.

    As lutas de classes têm mostrado que a organização dos movimentos, dos sindicatos, dos militantes e das organizações revolucionárias são os meios para avançar a resistência e a luta contra o capitalismo e o imperialismo, uma síntese da luta pela destruição completa das relações de exploração e opressão. o socialismo, a soberania e autodeterminação do povo e a construção do poder popular, conforme destacado durante o Segundo Encontro Antiimperialista de Amizade e Solidariedade entre os Povos, realizado em dezembro de 2023, em Brasília, no marco dos 200 anos da maligna Doutrina Monroe, na qual foi aprovada a criação do Coordenador Anti-imperialista Nossa América.

     Somos jovens de ontem e de hoje que, saltando a cerca com a qual, a nível global, o capitalismo quis enterrar para sempre as ideias revolucionárias, recolhemos as bandeiras proletárias e as classes exploradas que, ao longo da Nossa História, construíram com os seus esforços heróicos e sacrifícios das ideias centrais, baseadas nas experiências revolucionárias que deram lugar à ciência da classe trabalhadora, base fundamental da nossa libertação, o Socialismo Científico, também conhecido como Marxismo-Leninismo.

      Carregamos o sentimento da luta revolucionária dos trabalhadores da Comuna de Paris, da gloriosa Revolução Bolchevique, que derrotou a invasão de 18 exércitos e depois o nazismo, as revoluções vietnamita, chinesa, argelina, cubana, sandinista e todas as lutas do trabalhadores e povos oprimidos na batalha pelo socialismo.

      Fazemos parte do fio vermelho da história da construção de uma nova sociedade socialista, rumo ao comunismo, que tem como pontapé fundamental para a derrota do capitalismo, a derrota do nosso principal opressor, na sua actual fase imperialista decadente e muito agressiva. fase, comandada pelos Estados Unidos, que é o principal inimigo dos oprimidos em todo o mundo.

      A máquina de propaganda criminosa do imperialismo e os seus lacaios tentaram por todos os meios semear a ideia de que era supostamente eterno, invencível e que o projecto socialista desapareceu..

       Mas apesar da sua campanha sanguinária ao longo dos tempos, hoje podemos dizer com toda a força da Nossa História que os trabalhadores e os povos oprimidos não desistem: os mortos que mataste estão bem de saúde e estamos aqui para fincar a nossa bandeira pela o futuro.

       Somos os mesmos que resistiram às invasões espanholas,Portugueses, ingleses, holandeses e franceses e lutaram pela independência que não pôde existir; Somos seguidores dos revolucionários haitianos, dos bolcheviques que levaram a cabo a Revolução Russa longe, daqueles que organizaram as revoltas operárias no início do século XX, que estiveram na Sierra Maestra e triunfaram na Revolução Cubana e que acreditavaque aÉ possível a vitória contra o imperialismo e as burguesias, que acreditaram no socialismo como uma criação revolucionária da classe trabalhadora e dos povos oprimidos e explorados da nossa América e de todo o mundo.

   Fomos nós que erguemos a estrela vermelha dos grandes revolucionários e mártires, que sob o brilho das suas ideias e ações, decidiram caminhar a passo redobrado rumo ao futuro., aproveitando todas as lições acumuladas com as nossas vitórias e derrotas para percorrer um novo caminho de luta rumo à urgente libertação social do nosso povo.

   Somos o sorriso, a alegria, os sonhos, a poesia, a música, a primavera e a liberdade dos povos oprimidos.

    Queremos ser a vitória do futuro sobre o passado, com base nas estruturas criadas no passado, aqueles que vencerão apesar de todas as dificuldades, porque semeamos a vida.

    Somos a força da verdade e a convicção de que a luta de oprimido e explorado Sairá sempre vitoriosa, num processo de transformação dialética e histórica das sociedades, fruto da organização, da unidade e da consciência revolucionária de plena dignidade contra os verdadeiros inimigos dos trabalhadores e da espécie humana.

      Isto mostra que a política dos oportunistas, dos divisionistas, dogmáticos e sectários, daqueles que não estão dispostos a usar as experiências acumuladas através das lutas populares e das revoluções para fornecer respostas às graves correias de transmissão do capitalismo e do imperialismo, adaptando-se à ordem burguesa, nem sempre funcionará, não ser julgamento capaz de deter a elevação da consciência e a organização revolucionária do proletariado e dos camponeses. Aqueles que se preocupam com a satisfação dos seus interesses menores serão expostos. Nunca foi e nem será diferente.

     A história das gloriosas lutas revolucionárias do povo, que tornaram possíveis os avanços económicos, a conquista dos direitos sociais colectivos, o planeamento da economia, a superação da miséria, do analfabetismo, da ignorância e a derrota da violência da burguesia contra o pobres e a opressão do trabalho.

    Ninguém jamais será capaz de parar as nossas ondas crescentes de humanidade, porque dissemos ¡apenas isso! Caminhamos rumo à vitória definitiva dos trabalhadores e dos povos oprimidos e começamos a caminhar com as classes exploradas e oprimidas pelo imperialismo e pelo capitalismo explorador, que já sente o chão tremer sob seus pés.

     Somos, em suma, revolucionários anti-imperialistas consistentes que vêm expressar o nosso projecto a todos os movimentos revolucionários, às classes trabalhadoras, aos povos originários, aos explorados nas cidades e no campo, a todos aqueles que sofrem a injustiça de uma sistema profundamente anti-humano que nega o desenvolvimento harmonioso da sociedade e a condena a sofrer os seus saques e as suas guerras, pondo em perigo a própria existência do nosso planeta.

    O imperialismo impôs-nos agora o seu Plano Condor 2.0, uma versão atualizada da segurança nacional que coloca os povos dentro dos seus países como os principais inimigos, que o Estado burguês deve combater, reprimir, prender e assassinar, como parte da Doutrina Monroe. que foi reformado e ajustado.

     Portanto, no nosso entendimento, a necessidade de derrotar o imperialismo é urgente e necessária, parte da Revolução Socialista, se quisermos salvar o nosso planeta e ter um futuro para toda a humanidade.

        Nós, revolucionários, estamos aqui.

    Afirmamos claramente as nossas intenções: derrotar os exploradores, o imperialismo e os seus lacaios nacionais, sejam aqueles que governam como servidores da burguesia internacional ou as oligarquias que enriquecem com a exploração dos trabalhadores e dos povos oprimidos, sejam os parasitas que compõem a pequena burguesia ou a burocracia civil e militar que garante a preservação do Estado burguês, seguiremos rumo à conquista da soberania e da autodeterminação nacionais efectivas, com o avanço da organização para a conquista da Revolução Socialista, que viemos construir e levar a cabo, nada menos.

    Convocamos todas as forças revolucionárias e revolucionários da Nossa América a debater o que apresentamos, e assim avançar na organização, na unidade e na consciência de classe e revolucionária.

NOSSO CHAMADO

   A militância revolucionária reunida em torno das ideias aqui apresentadas, coloca este Manifesto como um apelo ao debate a todas as forças revolucionárias continentais, a todas as organizações e pessoas companheiras que desenvolvem o seu activismo no âmbito anti-imperialista, trabalhadores, camponeses, povos indígenas, e movimentos feministas., movimentos culturais, comunicadores e setores populares, defensores da natureza, defensores dos direitos humanos, a todos os que sentem a urgência de lutar por uma vida melhor para toda a humanidade, centrados no combate aos maiores inimigos dos trabalhadores e dos povos oprimidos, o imperialismo.

      Apresentamos aqui as ideias e propostas que consideramos necessárias para iniciar a discussão na busca pela formação de uma articulação continental, capaz de inspirar a luta revolucionária unitária contra o inimigo comum. Certamente nem todas as ideias estão aí nem temos todas as respostas, mas propomos o debate o mais amplo possível, com internacionalistas de todos os povos da Nossa América.

   Compartilhando e ampliando o debate com toda a militância, propomos desenvolver a luta ideológica e política, agregando cada uma das opiniões daqueles que contribuem com suas experiências, suas críticas e contribuições dos mais diversos campos. O objetivo é sistematizar e expandir o pensamento socialista.

   É com estas convicções que apelamos a esta construção colectiva. Conscientes da persistência da dispersão das correntes e movimentos revolucionários, a nossa aspiração é lançar as bases para uma plataforma comum anti-imperialista e socialista para enfrentar politicamente as burguesias, o imperialismo e as forças que desmobilizam ou dividem os povos, alimentando a confusão. teórico e político com a negação das experiências históricas revolucionárias, o que as transforma numa força auxiliar do sistema capitalista, que não pretendem combater ou erradicar.

    O presente coloca-nos num terreno de crescentes lutas de classes e de futuro imediato, que avança rapidamente paraabertura de um período pré-revolucionário, assente no aprofundamento da crise capitalista mundial, exige a multiplicação de forças.

  Temos uma dívida histórica:unificação das forças revolucionárias, para construir uma frente anti-imperialista continental que avance para a Revolução Socialista, com a capacidade de confrontar a política das classes dominantes que obviamente farão tudo o que estiver ao seu alcance para nos destruir.

     Compartilhamos o desafio de sermos capazes de construir a unidade e a organização necessárias para iniciar uma nova era histórica.

A escalada do ataque do imperialismo: Plano Cóndor 2.0

  1. A política que o imperialismo Americano nos impõe tornou-se muito mais séria com um novo Plano Condor como parte da renovada Doutrina Monroe.

  2. Em setembro de 2022, noII Reunião de Cúpula de Segurança, realizada em Quito, Equador, participaram a general Laura Richardson, chefe do SouthCom, que é uma espécie de governador militar da América Latina, a CIA, o FBI, o Mossad, o MI6 e 12 ministros da Defesa.

  3. Eles ficaram muito famosos declarações públicas de Richardson sobre as verdadeiras intenções dos Estados Unidos em relação aos nossos recursos naturais e à sua política de confronto com outras potências que tentam intervir na região, bem como com os “sabotadores” locais, ou seja, todos os activistas sociais, trabalhadores de luta e movimentos sociais que ousam enfrentá-los para evitar que suguem de nós até a última gota de sangue.

  4. O imperialismo e os seus lacaios locais querem massacrar-nos para que possam salvar-se da sua maior crise histórica.

  5. O papel dos revolucionários consistentes é organizar a resistência dos trabalhadores e dos povos oprimidos que inevitavelmente entrarão em movimento a nível continental e global contra a exploração e a opressão brutais, como sempre aconteceu.

O CINCO  PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO COORDENADOR NOSSA AMÉRICA

  1. Os próximos cinco Os princípios do Coordenador Anti-imperialista Nossa América orientam a política central, a política tática, a demarcação de campos e alianças:

    1. anti-imperialismo,

    2. defesa da soberania e autodeterminação dos povos, 

    3. anti-capitalismo,

    4. defesa do socialismo e a construção do Poder Popular,

    5. Internacionalismo

  2. O Coordenador não interfere na política das organizações que o compõem desde que os seus quatro princípios fundamentais, que é o que nos une, sejam defendidos na teoria e na prática, ou seja, na luta ideológica, teórica e política.

  3. Com base nisso, definimos nosso relacionamento alianças com outras organizações e com governos, ou partidos políticos e organizações sociais que aplicam parcialmente uma política anti-imperialista. Esta tarefa é importante e devemos realizá-la sem abandonar nossos cinco princípios revolucionários centrais, para adoptar a política dos aliados, sejam eles quem forem, por algum tipo de conveniência táctica.

  4. Para cumprir as tarefas assumidas pelo Coordenador Anti-imperialista Nossa América, é necessário compromisso consistente com a luta contra o capital e o imperialismo bem como a completa demarcação de campos com posições oportunistas, contrarrevolucionárias e burguesas, o que implica a construção da vanguarda revolucionária. Sem esta “linha de atuação” a nossa razão de ser termina e passamos a ser um clube de amigos ao serviço de terceiros.

Respeito pela defesa da soberania e da autodeterminação dos povos

  1. Nenhum poder imperialista tem o direito de intervir ou realizar interferências de qualquer natureza contra outros países ou nações, sob qualquer motivo ou pretexto.

  2. Todas as nações têm direito à sua identidade e cultura, e a preservar a sua história e construir a sua autonomia ou independência, compleno direito à autodeterminação, que inclui o direito à separação e a estabelecer-se como seu próprio estado.A nossa posição baseia-se na distinção clara entre a defesa da imposição dos Estados burgueses e a luta pela união soberana dos povos, sendo estas duas facetas essenciais do nosso movimento. Defendemos o reconhecimento e o respeito à soberania de cada povo, entendendo que esta autonomia é fundamental para o pleno exercício dos seus direitos e aspirações. Ao mesmo tempo, promovemos a construção de uma união entre Estados soberanos baseada na vontade e nas decisões autónomas de cada um deles. Reconhecemos que a união não implica a perda de identidade ou autodeterminação, mas baseia-se no respeito mútuo e na colaboração entre povos livres e soberanos. Portanto, o nosso objectivo é promover um processo de integração soberana. A pesar del imperialismo haber usado ampliamente la política de dividir a los pueblos, como lo hizo en Corea, Vietnam, Yugoslavia y varios otros, es necesario tener clara la verdadera lucha por la soberanía y autodeterminación contra las acciones e ingerencia para dividir y desunir a os povos. Compreender esta contradição é essencial.

  3. O facto de reconhecermos o direito à separação dos povos oprimidos não significa que apoiamos activamente qualquer movimento nesse sentido. Esta é uma tarefa democrática burguesa em que a direita e o imperialismo actuam frequentemente de forma sórdida, infiltrando-se em movimentos separatistas de nacionalidades oprimidas.

  4. Nós, como revolucionários anti-imperialistas, não vamos contra as exigências democráticas burguesas dos povos oprimidos, mas estudamos as alianças e apoiamos caso a caso, e comprometemo-nos com tudo o que faz avançar a luta pela derrota do capitalismo mundial, o que implica derrotar o imperialismo em seus centros.

  5. É nosso dever revolucionário explicar pacientemente a importância da unidade dos povos oprimidos contra o imperialismo, bem como as vantagens do progresso tecnológico e social, principalmente para as nações indígenas, que é facilitado através da formação de uma grande federação de repúblicas anti-imperialistas e socialistas na nossa Grande Pátria, tal como os libertadores do nosso Continente procuraram, contra as potências coloniais.

  6. O solidariedade de classe internacionalista Faz parte da luta anti-imperialista e revolucionária do proletariado mundial.

  7. Tal como a burguesia age para explorar os trabalhadores no sentido de aumentar a sua riqueza, eles estão sujeitos à crescente exploração do capital numa crise crescente.

  8. A solidariedade entre trabalhadores e povo, como base da política e razão de ser do Coordenador Anti-imperialista Nossa América, baseia-se na sua condição de classe produtora na luta pela independência e pela verdadeira emancipação como classe, o que leva à emancipação de toda a humanidade da exploração social.

  9. O imperialismo continua a sua exploração cada vez mais aguda das pessoas em todo o mundo. Na América Latina e nas Caraíbas há mais de 500 anos de pilhagens, roubos e apoio a Estados nacionais opressivos. Cabe a nós mudar a história, acabar com esta exploração e tornar realidade a soberania e a autodeterminação do povo, sempre em busca do sonho de Bolívar, da construção da Pátria Grande, da realização de uma grande e pátria única, do Rio Grande à Patagônia, Nossa América, como disse José Martí.

A luta anti-imperialista como parte da luta anticapitalista

  1. O sistema capitalista na sua actual fase imperialista é cada vez mais apoiado por mega cartéis monopolistas que impõem políticas cada vez mais agressivas, agravando a exploração e a opressão da classe trabalhadora e dos povos oprimidos.

  2. Às reduções das condições de vida das massas, somam-se mecanismos para extrair o máximo de recursos de forma superparasitária, utilizando antes de tudo o Estado burguês, abrindo assim novas fontes para estabilizar a queda global da taxa de lucro e de acumulação de bens.riqueza.

  3. O controlo da agressão política e ideológica das massas assumiu a forma de PysOps,operações psicológicas militares, com redes sociais e meios de comunicação hegemónicos fortemente controlados pelo poder económico; Como parte do controlo das massas há a ditadura cada vez mais dura do capital nas empresas, o papel de contenção cada vez mais mafioso das burocracias sindicais, dos movimentos sociais e políticos cooptados, a utilização de sectores supostamente evangélicos, os neopentecostais , que utilizam a pobreza, a desinformação e a falta de acesso ao conhecimento científico para manipular e formar grandes exércitos fascistas, que se juntam à crescente repressão do aparelho estatal.

  4. A economia, controlada pelo imperialismo, desde ofusão do setor financeiro e industrial, monopoliza a tecnologia de ponta, a especulação financeira, o controle de matérias-primas, as comunicações, a produção agrícola, os setores de serviços, a indústria e o comércio exterior. A economia de vários países importantes, como os Estados Unidos e a Rússia, começou a funcionar com base nos seus complexos industriais militares.

  5. Os Estados-nação foram transformados em instrumentos controlados por agentes do imperialismo que, em vez de representarem as nações, actuaram como funcionários da Casa Branca e do Pentágono.

  6. A violência que está ocorrendo é resultado da política programada pela Operação Condor 2.0, dentro das disposições da Doutrina Monroe.

  7. Na actual fase do capitalismo, com os seus supercartéis que se apropriam e controlam tudo, recursos e regimes políticos, como condição para manter a sua dominação, os governos nacionais têm pouco espaço de manobra, o que os leva a confiar nas suas cidades e a confrontar abertamente imperialismo ou tornar-se seu lacaio.

  8. Lutar contra o sistema capitalista, as burguesias nacionais que servem como agentes do imperialismo e todos os sectores que sustentam o sistema é uma tarefa que requer força política e revolucionária para transformar a realidade, superar o capitalismo através da destruição do seu Estado, o que só pode ser feito o trabalho de uma revolução social de massas e construir um mundo socialista.

  9. As massas precisam de um vanguarda que traz consciência de fora, como explicou Lenin em 1902, e que na fase revolucionária se funde com o movimento dos trabalhadores e das massas em luta.

  10. O construção da vanguarda anticapitalista e anti-imperialista é um dos dois princípios estratégicos do Socialismo Científico, juntamente com lutar pela revolução socialista; portanto, eles não podem ser negociados.

  11. A construção da vanguarda revolucionária deve ser realizada em círculos concêntricos do núcleo central, que nada tem a ver com o “horizontalismo” que está em voga hoje, e que é um reaquecimento do anarquismo de direita.

  12. Os círculos centrais orientam a luta como um todo, são disciplinados, tão profissionais quanto possível e com uma forte ética revolucionária; Movem os demais círculos concêntricos que estão orientados para a organização do movimento de massas e que são mais frouxos à medida que se aproximam, aproveitando as condições mínimas de legalidade, incluindo a luta parlamentar.

  13. No contexto da actual crise capitalista, que é a mais profunda da história, o imperialismo procura a sua saída ema guerra contra-revolucionária, que anda de mãos dadas com revoluções, e vice-versa.

A luta pelo socialismo

  1. A luta contra o capitalismo, principalmente na América Latina, que é considerada o quintal da principal potência imperialista, segundo a Doutrina Monroe, é por uma sociedade onde não haja propriedade privada sobre os meios de produção, onde as terras, as indústrias e todos a riqueza social, os meios de produção, são propriedade dos oprimidos, sob o controle de um Estado dirigido pelo Poder Popular, onde a organização das massas, pelo seu local de trabalho, residência, estudo, pode dirigir e manter vigilância permanente até definitivamente derrotar o imperialismo, as burguesias locais e os seus agentes, especialmente os sectores da pequena burguesia prestativa.

  2. O socialismo é a superação histórica do modo de produção capitalista, mesmo na produtividade per capita, o que implica quebrar a espinha dorsal dos centros do capitalismo mundial.

  3. É a “expropriação” da propriedade privada sobre os meios de produção do punhado de grandes capitalistas dos países imperialistas que controlam o mundo, o que implica destruir a concha repressiva que os protege, o Estado burguês, do qual são proprietários.

  4. É o planejamento da produção baseado nas forças produtivas mais desenvolvidas, a partir da base promovida pelo capitalismo. Trata-se de um processo histórico desigual, mas combinado.

  5. A revolução socialista até agora só triunfou em países muito atrasados ​​e por isso nunca ultrapassou a fase de transição para o socialismo, nunca foi capaz de superar as leis fundamentais do capitalismo, antes de mais nada Lei do Valor.

  6. Para isso é necessário quebrar a espinha dorsal da burguesia nos países imperialistas, enfraquecendo-os nas suas neocolónias, o que hoje é facilitado mais do que nunca pela profundidade da crise capitalista.

  7. A composição básica e social da nossa Revolução é necessariamente da classe trabalhadora [como liderança política], camponesa e popular.

  8. Portanto, a luta pelo socialismo é um dos nossos eixos fundamentais porque representa a única forma de garantir a plena liberdade humana, a soberania das nações e a garantia do controle dos meios de produção de riqueza pela classe trabalhadora da cidade e campo e todos os trabalhadores.

Poder Popular

  1. O poder político dos trabalhadores e dos oprimidos contra as classes exploradoras é a garantia de que a restauração da exploração não acontece.

  2. O Estado burguês, principalmente quando se trata de Estados neocoloniais controlados pelo imperialismo, tem dono.

  3. O participação em eleições e outras actividades dentro das estruturas do Estado burguês devem ter como objectivo disseminar, através da agitação e da propaganda, a política revolucionária anti-imperialista.

  4. Nunca, e sob nenhuma circunstância, devemos criar ilusões de que seria possível alcançar o socialismo através de mudanças estruturais mudanças graduais no capitalismo, principalmente no atual estágio de crise brutal.

  5. Como demonstraram várias experiências, estas tentativas resultaram em golpes dolorosos contra os trabalhadores e as massas.

  6. O golpe de Estado na Indonésia em 1965 deixou mais de 500 mil mortos e abriu caminho à escalada da invasão imperialista do Vietname.

  7. O golpe de 1973 contra o governo de Unidade Popular, liderado por Salvador Allende, um dos reformistas mais consistentes, foi um dos pilares para que o imperialismo nos impusesse o chamado “neoliberalismo” à escala global.

  8. Construir a organização das massas, que necessitam de tomar consciência das suas tarefas históricas e revolucionárias, na defesa da soberania e da autodeterminação do povo, na luta contra o imperialismo, o capitalismo, na defesa do socialismo e na construção do o poder popular. é a tarefa que esta Coordenação se propõe, apelando a todas as nações internacionalistas e anti-imperialistas, militantes, activistas e combatentes que se identifiquem com estes pontos principais para que se integrem e debatam em conjunto a construção de um programa mínimo, que nos permita fortalecer a nossa unidade, forjar um movimento revolucionário de massas e avançar em direção ao socialismo. Juntos podemos derrotar o imperialismo norte-americano e as suas políticas criminosas, que procuram manter-nos como fonte de riqueza para que continuem a explorar os trabalhadores e os povos oprimidos e a provocar guerras cada vez mais sangrentas para manter o controlo do mercado mundial, a prática permanente de genocídio e pilhagem da riqueza produzida pelos vários sectores do proletariado.

  9. Só a organização, a unidade e a consciência revolucionária serão capazes de criar uma força social capaz de avançar nesta jornada histórica rumo à plena emancipação humana.

 

14 de fevereiro de 2024

Coordenador Anti-imperialista Nossa América


Deliberações do II Encontro Anti-imperialista de Solidariedade e Amizade entre os Povos
REALIZADO EM BRASÍLIA (DF), BRASIL, ENTRE OS DIAS 1 E 3 DE SETEMBRO DE 2023. PELA UNIDADE DOS POVOS LATINOAMERICANOS CONTRA O IMPERIALISMO!

II ENCONTRO ANTI-IMPERIALISTA DE SOLIDARIEDADE E AMIZADE ENTRE OS POVOS

DELIBERAÇÕES

Com a participação de militantes de organizações internacionalistas e anti-imperialistas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Peru, Venezuela, Nicarágua e Suíça, realizou-se o II Encontro anti-imperialista de solidariedade e amizade entre os povos, entre 1 a 3 de dezembro, na capital brasileira, debatendo as consequências dos 200 anos da Doutrina Monroe, imposta pelos EUA aos povos de Nuestra América, assim como as tarefas na luta anti-imperialista, a defesa da soberania e autodeterminação dos povos, a luta anticapitalista, a defesa do socialismo e a construção do Poder Popular.

Abaixo seguem as deliberações pontuais tomadas durante o encontro, nos próximos dias serão publicados os documentos com todas as resoluções, definições táticas, moções e ações que serão desenvolvidas em busca do fortalecimento da luta contra os crimes dos EUA e seus agentes em nossa região e o avanço das lutas revolucionárias e da unidade dos povos latino americanos e caribenhos.

1 – Ampliação da coordenação responsável pela organização do II Encontro, que passará a ter o caráter de coordenação continental, com a realização de reuniões periódicas. Em sua primeira reunião, no próximo dia 15 de dezembro, entre outros pontos, será aprovado o calendário de reuniões.

2 – Incentivar a realização de encontros nacionais anti-imperialistas, que fortaleçam a unidade internacionalista e a luta revolucionária dos povos.

3 – A cada semestre realizar, virtualmente, um encontro anti-imperialista de solidariedade e amizade entre os povos, definindo ações unificadas e as tarefas para a próximo encontro presencial.

4 – A Revista Labareda deverá ser utilizada como um instrumento para fortalecer o debate de ideias, em uma publicação bilingue, de artigos e textos que busquem fortalecer a formação política – ideológica na luta anti-imperialista, anticapitalista e revolucionária.

5 – Todas as ações a serem articuladas pelos militantes que integram a construção da luta anti-imperialista em Nuestra América deverão incorporar às lutas regionais e setoriais com as lutas gerais e estratégicas.

6 – Ter como perspectiva estratégica a construção e organização de uma Internacional Revolucionária dos Povos de Nuestra América.

7 – Criar uma Escola de Formação Política com atuação continental.

8 – Participar de todos os fóruns anti-imperialistas internacionais ou nacionais que atuem contra o imperialismo estadunidense e o sionismo.

9 – Desenvolver e fortalecer campanhas de solidariedade internacionalista.

10 – Fortalecer a atuação nas plataformas digitais, com propaganda, compartilhamentos e campanhas de agitação. Destacar a mobilização no X, bem como nas demais redes.

11 – Defender o socialismo em Nuestra América.

12 – Criar o Comitê Latino americano e Caribenho anti-imperialista.

13 – Realizar o III Encontro anti-imperialista de solidariedade e amizade entre os povos em São Paulo ou outro país. A coordenação ampliada decidirá conforme as condições objetivas para a realização do encontro.

14 – Aprovadas as seguintes moções em solidariedade com os povos de:

Cuba 

Saharaui

Bolívia

Palestina

Peru

Venezuela

Porto Rico

Síria

Irã

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho