Manifesto da FRT

MANIFESTO DA FRENTE REVOLUCIONÁRIA DOS TRABALHADORES



POR QUE FRENTE E PARTIDO

Queremos nos dirigir aos nossos amigos, simpatizantes e aspirantes à FRENTE REVOLUCIONÁRIA DOS TRABALHADORES.


O objetivo deste texto é contribuir para que cada um de nós possamos entender a necessidade dos instrumentos de transformação política revolucionária e histórica da sociedade brasileira. Todos nós sabemos que até hoje nós não tivemos uma esquerda digna desse nome, uma esquerda comprometida com a classe trabalhadora e com as transformações revolucionárias no sentido de construir uma sociedade igualitária, uma sociedade includente, uma sociedade em que todos possam desfrutar do seu potencial e das suas aspirações. 


Hoje nós propomos a construção de um organismo com dupla face; organismo que ao mesmo tempo é um partido e ao mesmo tempo é uma frente. Por isso ele precisa ter dois nomes, o partido e a frente revolucionária. A frente revolucionária será o nosso espaço de aglutinação de todo elemento que se considere comprometido com o avanço da luta de classes no Brasil, com o avanço da organização do nosso povo e de toda a classe trabalhadora e comprometido no sentido de que esse avanço leve a construção da sociedade dos nossos sonhos, a sociedade comunista. 


 Por isso o Partido Comunista dos Trabalhadores Brasileiros - PCTB, está implementando também a construção da Frente Revolucionária dos Trabalhadores - FRT, com esse objetivo que é buscar a superação das divisões em pequenos grupos como hoje se encontra o que nós conhecemos como esquerda brasileira.  Todos nós sabemos que a esquerda brasileira está atomizada, dividida em centenas de pequenos grupos e isso é o maior atraso que nós constatamos na composição da nossa esquerda. Outro aspecto é a sua orientação política, que em sua grande maioria vem da social-democracia, vem da conciliação de classes, vem do trabalhismo e hoje nós temos um conjunto de partidos, digamos assim, que se orienta pelo reformismo, pela conciliação de classes, impedindo o avanço da luta da classe. Nesse quadro incluimos o  PCdob , o PCB, o PSB ,o PDT ,o PT e o PSOL.  A REDE  nem consideramos porque aquilo  é outra coisa, menos um partido.  


Porém nós verificamos ainda, que paralelo a esse conjunto, tem um grupo de forças políticas que se denomina de esquerda revolucionária mas que está buscando o mesmo caminho da esquerda reformista, que é ir para o parlamento e para dentro das instituições do capitalismo dizendo que está procurando abrir espaço para a luta de classes. Ora veja, o espaço da luta de classes se dá na luta de classe não lá dentro das instituições do capitalismo e, embora os trabalhadores façam parte da sociedade capitalista  eles não são parte dela sem futuro a ser construído, porque o futuro da classe trabalhadora é sim construir a sociedade da classe trabalhadora, a sociedade socialista como caminho para a sociedade comunista e não simplesmente morrer na mão do capital, morrer na mão do patrão.  Quem defende o acomodamento da classe trabalhadora está lá no campo institucional se engordando às custas do povo e dos trabalhadores, comendo as suas custas e dizendo que está lhe defendendo. Ora veja, como é que alguém pode me defender e ao mesmo tempo viver às minhas custas?


*

Propostas de Organização

Documento pela construção da revolução brasileira, primeiro passo para a revolução latino-americana e mundial.

Apresentamos aos camaradas, as seguintes propostas para avançarmos no projeto da criação de uma organização revolucionária internacionalista, tendo como finalidade ser um embrião e ponto de apoio para a formação de um autêntico partido comunista brasileiro, baseado no método do centralismo democrático; amparado num programa revolucionário dos trabalhadores brasileiros e latino-americanos; rechaçando o oportunismo, o cretinismo eleitoreiro e parlamentar, bem como a conciliação de classes; nossa proposta se ancora no melhor da tradição e do legado do marxismo revolucionário, adaptado à nossa realidade como verdadeira bússola e ciência proletária. Desde já, propomos uma organização que se oriente pelo signo do marxismo leninista e que, neste sentido, declare guerra intransigente, sem quartel à burguesia e seus lacaios, de direita e de “esquerda”. Nosso norte só pode ser a revolução socialista; a destruição violenta do modo de produção capitalista; a ditadura do proletariado e o comunismo.

Abaixo apresentamos algumas propostas de caráter organizacional aos companheiros, ciente de nossas condições e limitações do momento. O documento que segue aos camaradas possui puramente um caráter de esboço, devendo ser criticado e acrescentado coletivamente:

1-Nome da Organização:

A vanguarda revolucionária do proletariado se encontra na atual quadra histórica, afetada gravemente por uma profunda fragmentação, divisões e subdivisões em seu seio: depois de quase 200 anos do Manifesto Comunista e mais 100 da Revolução de Outubro, nos encontramos diante de uma indigência orgânica e fragmentados em pequenas Ligas. Os fenômenos do centrismo e do sectarismo, agrava sobremaneira esse quadro, afetando em cheio as possibilidades dos revolucionários em se enraizarem profundamente na classe e ganhar sua confiança, necessidade das mais importantes para uma vanguarda revolucionária: apartado da classe e do conjunto das massas operárias não pode haver saída.

Visando colaborar no sentido de darmos os primeiros passos para a superação deste problema, propomos uma organização que aglutine o que pode haver de melhor entre os operários revolucionários, superando posições sectárias que se formam em critérios baseadas nas determinadas “escolas” marxistas: as diversas “escolas”, “trotskystas”, “stalinistas”, “maoístas”, “gramiscianos”, “lukacsianos”, etc., subdivisões que somente contribuem para fragmentar o movimento comunista internacional.

Ao nosso ver, nossa organização deve agrupar todos os revolucionários que aceitam o programa marxista da revolução brasileira e latino-americana; socialista, antiimperialista e que cumpram decisivamente os critérios estabelecidos internamente para um militante. Dessa forma propomos como título de nossa organização: Frente Revolucionária dos trabalhadores;

Composição

Uma organização revolucionária séria, precisa antes de tudo contar com revolucionários profissionais, preparados para a arte da guerra contra a burguesia e seu Estado. Dessa forma, uma organização que se propõe a combater e conspirar contra o Estado burguês necessita antes de tudo, ser um verdadeiro Estado maior de nossa classe, sabendo sempre e sem vacilar, que lutamos contra inimigos poderosos.

Com plena consciência de nossas condições, propomos a formação dos seguintes organismo internos:

a. Comitê de Organização:

Responsável pela elaboração teórica, programática e ideológica da organização;

b. Comitê Estratégico:

Direção prática e direta da organização. Responsável pela elaboração das atividades, pelas questões de segurança e tática;

c. Comitê Editorial:

Dirige a imprensa da organização, como o blog, boletim-jornal, canal do You Tube, etc. Este Comitê deve ser composto por um ou dois camaradas que integram os Comitês de Organização e Estratégico, e deve ser responsável pelas pautas de nossa imprensa;

d. Escola de quadros:

O crescimento teórico e programático de cada militante, é condição necessária para o desenvolvimento de toda a organização. Neste sentido, propomos a criação de um núcleo de formação de quadros, longe de “escolasticismo” ou pedantismo, mas autenticamente comunista e revolucionário;

e. Criação de Grupos de Base:

É composto por camaradas que se aproximarem da organização no dia a dia. Nossos grupos da FRT nos aplicativos devem ser mantidos e podem estar recrutando e\ou aproximando estes contatos. Lembrando que os camaradas dirigentes devem estabelecer respeitosamente e de forma indireta a linha política em tal grupo, respeitando, é lógico, a democracia operária nesse fórum.

Documentos Internos

Propomos a elaboração nos próximos dias, dos documentos de regulamentação da organização, bem como do programa, teses da revolução brasileira, finanças, etc.

Além disso, devemos discutir acerca do título do boletim e da possibilidade de criarmos um canal no You Tube.

No sentido de avançarmos no caminho da construção de um polo revolucionário, segue tal esboço para o debate e as críticas dos demais camaradas.

Saudações revolucionárias!

FRT/PCTB
***

21 comentários:

  1. Como eu faço p filiar_me . Porém sou filiada a um partido político , há possibilidade de filiação ? Nesta circunstâncias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema. Mande um email solicitando a sua filiação.

      Excluir
  2. Luiz Eduardo Monteiro
    Tô dentro, esperando que não seja armadilha, pra identificar Comunistas.

    ResponderExcluir
  3. Tem mais desempregado e subempregado do que operários.

    ResponderExcluir
  4. Desde as reuniões virtuais, até uma reunião presencial, estamos a postos, trabalhando sem parar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola sou denes, são luís MA, tem camarada que encontrei no whatsapp que me conhecem, desejo participar das reuniões virtuais. Como faço?

      Excluir
  5. Saudações Companheiros, primeiramente parabenizar a militância comuniata pela iniciativa de revitalizarideias os conseitos de Max e Leni.

    Confesso que estamos em novos tempos com outras formas de comunicação e consciencia de um povo.

    Tenho meus principios e credos, mais confesso que a sigla me atrai:
    Partido Comunista do Povo Brasileiro, PCPB tem uma nostalgia com sabor de esperança.
    Com isso quero dizer.
    Sonho que se sonha só e apensar um sonh.
    Sonhos coletivos se tornam realidade.

    Vamos a luta companheiŕos,
    O Samba do Candieiro, acredito que seja um grande agrutinador da regiao da Barra, Jacarepaguá e Adjacências, sejam todos bem vindo será um prazer atender e servir a todos(as)o melhor que a Bahia sua culinaria com carinho afetividade ase

    ResponderExcluir
  6. Salve todos! Gostaria de reuni-los no grupo zap da FRT. Salvem este numero 21.999479208 CABRAL

    ResponderExcluir
  7. Salve todos! Gostaria de reuni-los no grupo zap da FRT. Salvem este numero 21.999479208 CABRAL

    ResponderExcluir
  8. Ah, alguém disse que tem mais desempregado do que operários. Por acaso, o desempregado não é operário?

    ResponderExcluir
  9. Esse artigo, Camarada Roberto Bergoci, é um belíssimo pré-documento de organização de base. Porém, camarada, o artigo fala na formação de revolucionários profissionais, porém não fala como será a formação física e militar dos nossos quadros revolucionários, e qual será o órgão interno responsável por essa formação. Acho que só ficou essa lacuna, de resto, o artigo ficou excepcional. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. VIDE CONTATO, na tabela de páginas

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, camaradas, passei minha adolescência sob a ditadura, sou filiado a um partido, de esquerda, mas, ele não corresponde aos meus ideais e valores do comunismo. Existe algum impedimento para eu me filiar? Caso não, como pode ser feito a desfiliação do meu atual partido e filiação ao FTR/PCTB. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. EMAIL - frevtrab@gmail.com Entre em contato ou salve este número de telefone 21.999479208 CABRAL

    ResponderExcluir

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho