Comunicados

COMUNICADO N2 30/06/2021

CARTA AO PCPB


POR QUE A FRT ROMPE COM O PCPB

A FRT vem informar aos seus amigos, simpatizantes, círculos e militantes sobre o rompimento com o PCPB. As razões são profundas. Antes de mais nada, pela opção exclusiva e apaixonada pela via institucional, através da busca de acordos tácitos com os partidos do sistema, visando eleições, composição em governos e vínculos parlamentares. O PCPB não vislumbra um mundo sem gabinetes nem benesses. E num segundo plano, pela dificuldade em compreender o desdobramento das palavras de ordens em políticas programáticas. Por exemplo, FORA BOLSONARO. Não é uma expressão gerada pela feiura do personagem, por sua debilóidice ou por ser miliciano. Mas devido ao contexto que o vincula com  o ataque neoliberal às nossas maiores riquezas, desde as econômicas até as sociais. 

Todos nossos camaradas tenham a tranquila certeza de que esgotamos o manancial marxista em exemplificar que os comunistas não devem participar das instituições burguesas por obrigação dogmática mas pelo resultado das análises feitas com base na correlação de forças dada pela conjuntura.

Não é preciso ser Einstein para enxergar a realidade. O capitalismo vem deslindando seus segredos há décadas. É uma crise atrás da outra e nenhuma tem solução sem assaltar os cofres públicos. 

Desde a última crise do petróleo, desde a guerra do golfo, dos balcãs, do oriente médio, o capitalismo vem buscando se apoderar dos recursos naturais, hídricos, minerais, entre outros, em todos os recantos do mundo.

Na América Latina não é diferente. Não há um só metro quadrado da região que não esteja no foco do imperialismo graças a suas riquezas.. E o seu último ataque foi ao Brasil. As riquezas do país são um manancial de causar desequilíbrio na sanha dos assaltantes. Dos golpes militares clássicos aos lawfares, seus métodos há muito abandonaram o "bom mocismo" da diplomacia, o Estado de Direito há muito virou estado de direita, o estado de bem estar social deu lugar ao estado de indigência social e as tão exaltadas instituições do estado burguês deram lugar a quadrilhas de religiosos, de empresas de comunicação, de juízes comprados, transformando as tão admiradas FFAA - Forças Armadas, em meros bandos de mercenários armados e mantidos pela sociedade a serviço de interesses estrangeiros.

Não poderiam ser diferentes os respectivos parlamentos e poderes executivos. De uma ponta à outra, temos mais quadrilhas a serviço do capital, volátil ou não, mas todas empenhadas em matar a fome dos seus donos: investidores que se comprazem em lucrar a bel-prazer enquanto saboreiam um uísque nos terraços mais caros do mundo, indiferentes ao suor que lhes sustenta.

Ou seja, há muito o capitalismo esgotou a paciência com o social. Há muito os encantos da social-democracia foram chutados porta-fora. O populismo dos velhos coronéis da periferia do mundo viraram monturos de lixo nos países dependentes. E em seus lugares assumiram chicago-boys do tipo Paulo Guedes, sujeitos adestrados na arte de rapinar os recursos das nações. As privatizações são o alvo preferido, uma vez que são mercados já garantidos, em sua maioria sem concorrência. 

Mas é interessante que há gente disposta a ignorar tudo o que nossos olhos vêem. Há um conjunto de forças políticas, compostas por tropas de "gente de bem" nos pregando o paraíso do passado, Parecem animadores de palco do Velho Guerreiro Chacrinha, mas se esforçam para parecer pós-modernos. Em sua maioria são representantes de castas, tem nomes nobres, tais como  Dórias, FHCs, Agripinos, Sarneys, Neves etc, lá no topo como glacê e na camada mediana um sem número de cafetões de toda espécie. Mas a pior camada é a inferior, que reúne "líderes" de todo naipe, tendo como ponta de lança um Lula. Paralelo a esse, vem uma ráia miúda batendo latinhas pra ganhar vintém. Aí se alinham inclusive próceres com discursos pseudo-revolucionários. Aí é que mora o perigo, porque almejam os mundinhos lá de cima. 

Portanto, nós militantes da FRT conclamamos todos os trabalhadores a se unirem e lutar por 

CRIAÇÃO DE GRUPOS DE APOIO MÚTUO NAS COMUNIDADE CARENTES
FORA BOLSONARO
VACINA PARA TODOS PELO SUS
REVOGAÇÃO DAS PRIVATIZAÇÕES
AUXÍLIO EMERGENCIAL DE 1 SALÁRIO MINIMO POR  PESSOA
ÁGUA, LUZ E TRANSPORTE GRÁTIS PARA TODOS OS DESEMPREGADOS
A LUTA CONTINUA ATÉ A VITORIA FINAL
!!!

COMUNICADO N1/15/09/2020

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DOS TRABALHADORES / FRT/BR

Comunicado

É com imensa honradez e satisfação, que recebemos o convite militante, revolucionário, dos camaradas e irmãos que compõem a Plataforma da Classe Operária Anti-imperialista, entre estes estimados, estão os companheiros do Partido Socialista Único da Venezuela (PSUV) e da Central Bolivariana Socialista de Trabalhadores da Cidade, Campo e Pesca (CBST-CCP). Primeiramente gostaríamos de saudar vivamente a todos!

A Frente Revolucionária dos Trabalhadores - Brasil, tem pleno acordo com o projeto de criação de uma organização internacional de combate ao imperialismo e seus lacaios em cada país. É patente e inegável que a besta imperialista, historicamente tem contado com verdadeiros serviçais e mercenários em cada país alvo de sua sanha criminosa e de pilhagens.

Com o avanço da chamada “globalização neoliberal”, que na verdade é expressão do aprofundamento da crise estrutural do capitalismo mundial, o grande capital imperialista e seus representantes em cada nação, tem recrudescido de forma selvagem a ofensiva quase sem precedentes contra os povos.

A superexploração da força de trabalho em nível mundial; a destruição da seguridade social em diversos países; mercantilização de todas as esferas da sociabilidade humana; destruição ambiental e fome; as guerras híbridas e convencionais, e a pilhagem destrutiva contra povos inteiros, dão mostras cabais de que o regime capitalista, hegemonizado pelo imperialismo estadunidense, impõe uma verdadeira realidade de barbárie e ameaça à própria humanidade para manter sua sobrevida senil.

Os golpes de Estado de “novo” tipo, assentados nas chamadas “revoluções coloridas”, que tiveram como laboratório os países do Oriente Médio e Eurásia, conhecidas como “Primavera Árabe”, tem atingido de forma muito grave a América Latina. Haiti, Honduras, Paraguai, Equador, Brasil, Bolívia, Nicarágua e, sobretudo a Venezuela, foram ou estão sendo vítimas do avanço golpista e genocida por parte do imperialismo, que diante de sua grave crise, precisa urgentemente garantir áreas de exploração neocolonial e zonas de influência, aprofundando dessa forma o subdesenvolvimento de nossa gente.

Dessa forma, vemos que o avanço destrutivo por parte do imperialismo contra a classe trabalhadora e os países oprimidos em todo o mundo, ganha corpo e sincronia. O grande capital financeiro transnacional, responsável pelos profundos ataques neoliberais que tem gerado uma legião de miseráveis e famintos pelo mundo, somente pode ser levado adiante porque a burguesia internacional, embora as contradições em seu seio, se encontra “unificada” em torno de tal projeto anti-povo.

Para fazer frente a tal projeto imperialista de escravização global, o proletariado e os povos explorados e oprimidos do mundo precisam se lançar numa verdadeira empreitada de lutas revolucionárias internacionalmente. Na atual etapa histórica do capitalismo, marcado pela completa internacionalização das forças produtivas e sua profunda contradição com o sistema de Estados, somente a luta para além das fronteiras nacionais da classe operária, pode derrotar o imperialismo e as burguesias lacaias.

Ao nosso ver, o bastião da luta anti-imperialista atualmente é a pátria bolivariana da Venezuela. O exemplo revolucionário, combatente e solidário do presidente Hugo Chaves e de todo o povo Venezuelano, é um verdadeiro exemplo para os trabalhadores do mundo.

Não é à toa que a besta imperialista há mais de 20 anos tem sabotado e procurado aniquilar esse bravo povo de Bolívar e Chaves. Não conseguirão!

Organizar um fórum que possibilite articular, coordenar e dar estabilidade às lutas revolucionárias e anti-imperialista internacionalmente é talvez, uma das mais Hercúleas tarefas de nosso tempo.

É neste espírito internacionalista e revolucionário latino-americano, que a Frente Revolucionária dos Trabalhadores do Brasil, saúda com muito entusiasmo a iniciativa da Plataforma da Classe Operária Anti-imperialista. Desde já, nos colocamos à disposição dos companheiros e manifestamos nosso interesse em integrar a Plataforma, contribuindo desde nossas modestas, mas valentes forças. Saudações revolucionárias!

Viva o povo venezuelano! Viva a América Latina Socialista!

Roberto Bergoci. São Paulo, Brasil, setembro de 2020.

 

Frente Revolucionária dos Trabalhadores – FRT/Brasil