SÓ É CRISTÃO VERDADEIRO SE FOR UM REVOLUCIONÁRIO
CRISTO, fundador do anti-imperialismo.
Hoje é o aniversário de Jesus, filho de um artesão e carpinteiro, descendente de uma família judia de refugiados e migrantes.
Quando criança se destacou por sua inteligência, seu humanismo e seu fino senso de justiça que faziam os doutores da lei do Sinédrio parecerem ridículos.
Ele expulsou os mercadores do templo e condenou a usura. Ela sempre esteve ao lado do povo, dos oprimidos, dos excluídos, dos outros e dos outros estigmatizados como Maria Madalena. Ele condenou a hipocrisia e o viés antipopular das leis que governavam a Judéia.
Crítico implacável do imperialismo de seu tempo; dos lacaios que o representavam e dos sacerdotes e fariseus que elaboravam doutrinas para mostrar que a fidelidade a Roma era a melhor coisa que o povo judeu podia fazer.
Ele é lembrado como o primeiro grande lutador anti-imperialista da história. Por causa de sua pregação que mobilizou multidões, foi preso, ridicularizado, torturado e em um processo infame condenado à morte na Páscoa de 1933.
Ele nos legou uma doutrina baseada no amor, no desejo insaciável de justiça e na rejeição do poder do dinheiro , do império e seus servos. É por isso que você só é verdadeiramente cristão se for um revolucionário.
E também nos deixou outra lição: que não basta ter as ideias certas se não se constrói uma organização capaz de transformá-las no motor da história. É por isso que ele confiou a seus apóstolos, os quadros da nova fé, para criar uma igreja para se opor ao império romano e ao poder estabelecido na Judéia e construir um novo mundo.
Jesus: PRESENTE, AGORA E SEMPRE!
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho