domingo, 26 de fevereiro de 2023

PARNAMIRIM E O IMPROVISO COMO PROJETO DE EDUCAÇÃO * Edilberto C. - RN

PARNAMIRIM E O IMPROVISO COMO PROJETO  DE EDUCAÇÃO


Vivemos um momento singular na educação deste município. A atual gestão municipal de Parnamirim-RN, integrante do consórcio de gestores coronelistas, reacionários, escravistas e avessos aos direitos e à justiça social, parente e aderente do finado governo nazifascista, resolveu dar mostras de suas garras e rapinar o máximo de direitos que possa nessa gestão fim de rama.

Nada mais tendo a oferecer, nem mesmo as falácias do tempo do feijão com gorgulho, quando ainda se jactava de ter seu líder no governo federal, resolve então que só lhe resta solapar os alicerces do programa de valorização do profissional de educação, irrigado pelo FUNDEB. O intento é retirar o máximo de direitos, sem diálogo, sem negociações, sem falsos pudores como costuma ser a casta meritocrática que vê na coisa pública a extensão de seu quintal.

Qual projeto tem uma gestão que, ao longo de 5 anos, acumulou 4 secretários e 9 adjuntos e, entre feitos e malfeitos recheados de improvisos, inaugura o ano letivo de 2023 fazendo a segunda reforma na grade curricular sem qualquer estudo sobre o sentido e a qualidade dessas mudanças? Que mais revela senão o desprezo e descaso pelo ensino público?

Ao povo a escola mínima, desabastecida e desalimentada de novos fazeres para novos saberes, sem qualquer objetivo de longo alcance. Aos educadores o tratamento é igualmente de descaso: menos direitos e valorização mínima, sem qualquer respeito ou consideração por quem verdadeiramente faz a educação deste município.

Sem qualquer cerimônia, a gestão Taveira e sua claque subalterna desdenha da lei do piso, pisoteia os servidores, desorganizando sua vida com mudanças autoritárias no regime de trabalho de todos e todas, dando claros sinais de que os quer sob a sola de seus sapatos (seriam ainda coturnos?).
A hora é de indignação e inteligência. Devemos nos indignar, mas devemos enfrentar o rei mandão com os instrumentos da democracia, principalmente neste momento em que os párias urram contra os pilares do sistema democrático.

Edilberto C. - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho