ESTADOS UNIDOS: ESCOLA DE FASCISMO
Isso é uma loucura: a Câmara dos Representantes dos EUA acabou de aprovar, por ampla maioria, uma lei que obriga o ensino de anticomunismo e propaganda anti-China para crianças nas escolas americanas.
O currículo será baseado em material educacional preparado pela Victims of Communism Memorial Foundation (VOCMF), uma organização de propaganda anticomunista fundada por um ato do Congresso. A VOCMF é tão extrema que considera todos os nazistas mortos pelos soviéticos como "vítimas do comunismo", assim como todas as mortes resultantes da Covid-19.
Um exemplo emblemático de sua postura pode ser encontrado em uma postagem recente no X, na qual eles exortam as pessoas a "lembrar das vítimas" da época em que o exército soviético libertou a Polônia dos nazistas (incluindo Auschwitz!) durante a Ofensiva Vístula-Oder.
A nova lei, chamada de "Crucial Communism Teaching Act", exige que os estudantes do ensino médio nos EUA aprendam que o comunismo levou à morte de mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Esse número é baseado nos dados da própria VOCMF, que será responsável por desenvolver o currículo.
Além disso, a lei também inclui a obrigatoriedade de ensinar pontos de propaganda anti-China, como "o tratamento dos uigures", as "ações tomadas pela RPC para deter protestos pró-democracia em Hong Kong" e "a postura cada vez mais agressiva da RPC em relação a Taiwan, um amigo democrático dos EUA".
A ironia é que a China não tem uma lei ou currículo equivalente. Crianças chinesas não são ensinadas a odiar o capitalismo ou os EUA. Na verdade, a China possui várias escolas internacionais americanas em quase todas as principais cidades do país. Isso demonstra uma abordagem educacional muito mais receptiva e equilibrada por parte da China em relação aos EUA.
Diante disso, qual abordagem é mais eficaz para formar cidadãos capazes e críticos? A que promove a compreensão por meio de perspectivas diversas ou a que impõe uma visão rígida de oposição ideológica? A escolha parece clara.
Links:
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho