segunda-feira, 10 de março de 2025

NÚCLEO NEGRO COSME DA FRT DO MARANHÃO * Frente Revolucionária dos Trabalhadores/FRT

NÚCLEO NEGRO COSME DA FRT DO MARANHÃO
-Arte: Marcos Caldas 2008-

Devido ao mal-estar que há mais de um século, toma conta do Movimento Comunista Mundial, e por tabela, do brasileiro também, a FRT inicia um trabalho de resgate e releitura, tanto da História como do perfil apresentado das principais figuras da História do Proletariado Brasileiro.

A releitura e o resgato ao qual nos referimos, se deve ao fato de que vários personagens da nossa história são apresentados a um público pseudo-geral, como se um líder proletário fosse um "produto" a ser oferecido no mercado dos ítens simbólicos, instrumentos de idolatria, e, idolatria vazia, portadores de razões para um endeusamento estranho ao mundo da classe operária. Não raro, são alvos de adoradores de ídolos, apaixonados por heróis, fanáticos que seguem qualquer direção graças a um "personalismo seguidista", que no fundo não contribui para construção de uma cultura efetivamente proletária, revolucionária e socialista.

Nossa tarefa se inicia com um personagem que vem dos primórdios da formação do proletariado brasileiro, ou seja, a mão-de-obra formada a partir da abolição da escravatura. Trata-se do NEGRO COSME, líder inconteste do MOVIMENTO BALAIADA. 

Para isso, apresentamos a seguir o seu perfil biográfico para conhecimento de nossos amigos, simpatizantes, militantes e dirigentes. 

"Negro Cosme

Cosme Bento das Chagas, conhecido como Negro Cosme, nasceu no inicio do século XIX em Sobral, Ceará, foi figura central na Balaiada, uma das maiores revoltas populares ocorridas no país no período regencial do Império, entre 1838 e 1841. Após conseguir sua alforria, migra para a então província do Maranhão, onde em 1830, na capital São Luís, é preso por homicídio. Após esse acontecimento, passa a viver em quilombos próximos a São Luís, sendo mais conhecido em 1839 na região de Itapecuru Mirim.

Quando a Balaiada teve início Negro Cosme estava preso no município de Codó, conseguindo fugir da cadeia em outubro de 1839. Após a fuga, Negro Cosme reuniu escravizados de fazendas às margens do Itapecuru, maior rio do estado, fundando o maior quilombo registrado na história do estado, dentro da então fazenda Tocanguira, no qual trabalhou pela alfabetização dos escravizados.

Negro Cosme reuniu mais de 3000 homens pobres, os balaios, num conflito que envolvia os cabanos (conservadores) e bem te vis (os liberais, que eram oposição), e empreendeu vários obstáculos às forças imperiais. Com o decreto imperial de anistia em 1840, a revolta perdeu bastante força. Negro Cosme lutou até fevereiro de 1841, quando foi capturado, tendo sido executado em setembro de 1842, para dar exemplo aos negros escravizados sobre o seu destino caso desobedecessem aos seus proprietários. 

Foi o único líder da Balaiada a ser enforcado, o que mostra o caráter elitista e racista das autoridades do Estado para com ele, e seguiu sendo considerado facínora pela elite intelectual do estado no século XX, como se pode observar no romance A Balaiada, de Viriato Correia. Na data provável de sua morte é celebrado o dia de Negro Cosme (17 de setembro.) 

-Texto e pesquisa: Prof Claudiney da Cruz Ferreira-MA-" 

Porém, nossa razão de ser desse resgate e releitura se deve a uma cultura no interior do Movimento Comunista Mundial de batizar os seus órgãos de base sempre com o nome de um personagem da história do proletariado. Por exemplo, Núcleo Olga Benário Prestes, Núcleo Clóvis Moura etc. Por isso NEGRO COSME será o patrono do nosso núcleo do Estado do Maranhão.

Porém, a partir desse perfil do NEGRO COSME, esperamos empreender a construção de algo bem maior, aliás, maior até do que nós, mas atendendo aos nossos anseios de que a classe operária brasileira tenha a sua personalidade erigida com honestidade e expressa claramente para que cada um de nossos irmãos se identifique. Por isso, nosso desejo é construir uma enciclopédia da história de nossa classe, aonde figurem com as devidas estaturas os 
HERÓIS DO PROLETARIADO BRASILEIRO: 

Cada amigo, simpatizante, militante e dirigente da FRT  está convidado, a partir de agora, a construir os perfis dos personagens do seu conhecimento ou até da sua predileção e enviar para o EMAIL: ORGLUTPOP@GMAIL.COM, que será submetido a EQUIPE EDITORIAL e uma vez aprovado, será publicado em nosso blog. Portanto, todos à luta!

A seguir, incluiremos aqui nosso Planejamento de Atuação(...)

NÚCLEO NEGRO COSME DA FRT/MA
*
NEGRO COSME NA BATALHA!

 
Negrada do maranhão:
Pretos, cafuzos e maluques;
Juntos aos explorados brancos
Lado a lado; vão a luta!

Sigam o exemplo!
Do valente negro Cosme;
Cearense; erradicado no 
Maranhão.
Consciente; na luta ingressou.

O negro Cosme:
Por ricos brancos, escravizado.
Na batalha; o negro lutou.
Cosme; preso e torturado;

Fugindo da cadeia;
Logo; o negro Cosme:
No anseio revolucionário, 
organizou;
Um grupo de negros valente;

Quando; a seguir ingressou!
No movimento da balaiada;
No combate aos agressores;
Torturadores da negrada.

Brasileiros explorados!
Não se iludam com as elites!
Das altas cúpulas dominante;
No desumano capitalismo.

As elites exploradoras:
Não escolhem cor para explorar.
Então é importante!
Que todos os explorados!

Ingressem na luta sem recuar:
Atento com os roedores de corda;
Que só fazem atrapalhar!
Seduzidos em manobras.

Brasileiros explorados:
Ingressem na luta já!
Se queres ser libertado;
Das garras dos exploradores;

Que no sistema governamental;
Reinante no Brasil. 
Os capitalistas são autorizados
A explorar; à revelia! 

José Ernesto Dias

São Luís, MA -  11 de março de 2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho