TAIGUARA 25 ANOS DE AUSÊNCIA
TAIGUARA - Taiguara Chalar da Silva - foi um militante incansável na luta pela construção de um mundo inclusivo, sem explorados nem exploradores. Suas letras e sua postura pessoal demonstram o que dizemos e confirmam se tratar um combatente pelas causas populares no mais autêntico sentido das palavras. Taiguara não era FORMAL. Ele escrevia, tocava, cantava e vivia por uma causa, a causa dos oprimidos, a causa da libertação nacional, da soberania das nações e do direito delas disporem de si próprias, da edificação da utopia libertadora, sempre empenhado na marcha rumo à sociedade comunista.Vveu e acreditou, como todos nós, a esperança nascida das mobilizações operárias contra a ditadura militar, pela abertura, pelas "DIRETA JÁ!", pela constituinte, enfim, por tudo que a esperança anuncia...
Faleceu em 1996, com 51 anos de idade, levando um pouco de cada de nós. Hoje, nesses 25 anos de sua ausência, sentimos a falta de sua pessoa e de sua voz. Mas que tal aquecer os corações, ouvindo algumas canções...
TAIGUARA NA DITADURA/RÁDIO USP
https://jornal.usp.br/cultura/na-ditadura-taiguara-citou-mais-valia-de-forma-lirica-e-metaforica/
TAIGUARA
Mais valia eu ter-te amado
Que ter-te explorado tanto
Mais valia o meu passado a teu lado
Do que mais luxo e mais encanto
Fiz capital, te explorando
Fiz o mal, nos separando
E hoje aqui estou derrotado,
Um ladrão desalmado
Que acabou chorando
(Mais Valia, de Taiguara)
Taiguara (1945-1996) foi um dos artistas mais censurados pela ditadura militar brasileira (1964-1985). No entanto, ele se utilizava da criatividade para driblar as imposições do regime, como afirmou o pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 22 passado, que apresentou a obra desse cantor e compositor nascido em Montevidéu, no Uruguai, e radicado no Brasil desde os 4 anos de idade.
Um exemplo dessa criatividade é a música Mais Valia, que de forma lírica e metafórica faz referência a um dos mais conhecidos conceitos elaborados pelo pensador alemão Karl Marx (1818-1883), criador do chamado socialismo científico – o conceito de mais-valia, que se refere à diferença entre o valor final de uma mercadoria e a soma do valor do trabalho e dos meios de produção necessários para a produção daquela mercadoria, que é a fonte do lucro.
Além de Mais Valia, outras composições de Taiguara foram apresentadas em Olhar Brasileiro, como Teu Sonho Não Acabou, Universo no Teu Corpo, Hoje, Viagem, Que as Crianças Cantem Livres e Voz do Leste.
Ouça nos links acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho