domingo, 1 de maio de 2022

Primeiro de Maio na História * Ernesto Germano Parés / RJ

PRIMEIRO DE MAIO NA HISTÓRIA
Uma bomba no Memorial No dia 1° de maio de 1989, em Volta Redonda (Rio de Janeiro), os metalúrgicos da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN - inauguraram o Memorial projetado por Oscar Niemeyer em homenagem aos três metalúrgicos assassinados pelo exército durante a greve de novembro (09/11/1988). 

A Central Única dos Trabalhadores - CUT - havia indicado a cidade de Volta Redonda como a sede da comemoração oficial do 1° de maio, e caravanas de trabalhadores chegavam dos Estados próximos para a homenagem. A inauguração do Memorial foi presenciada por cerca de 20 mil trabalhadores que lotaram a praça e as ruas próximas. 

Na madrugada seguinte, dia 02, por volta das três horas, Volta Redonda acordou com o Barulho de uma explosão... Na praça, centenas de pessoas atraídas pelo barulho olhavam para o Memorial tombado por duas bombas de alto poder explosivo!
*
Minha vergonha é ver toda essa história se transformando em um “bingo do trabalhador” ou em um show musical. Neste Primeiro de Maio vou ficar em casa, talvez chorando por tudo isso.
***
CONVOCATÓRIAS

Um comentário:

  1. Lutemos em defesa dos trabalhadores e em defesa de uma sociedade socialista e da criação da República Socialista Mundial!

    Let us fight in defense of the workers and in defense of a socialist society and the creation of the Socialist World Republic!

    ¡Luchemos en defensa de los trabajadores y en defensa de una sociedad socialista y la creación de la República Socialista Mundial!

    Luttons pour la défense des travailleurs et pour la défense d'une société socialiste et de la création de la République socialiste mondiale !

    Guilherme Monteiro Junior

    ResponderExcluir

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho