quinta-feira, 18 de maio de 2023

FOLHA DE SÃO PAULO A DEGRADAÇÃO DE UM JORNAL * Dante Lucchesi

FOLHA DE SÃO PAULO A DEGRADAÇÃO DE UM JORNAL
Dante Lucchesi

A campanha sistemática da Folha de São Paulo para desgastar a imagem do presidente Lula já vai figurar como um dos episódios mais nojentos da história do jornalismo no Brasil. É uma campanha sistemática que distorce os fatos e cria outros, apenas para publicar manchetes negativas com o nome do presidente Lula, mesmo quando o fato reportado nada tem a ver com o presidente. Dois exemplos rápidos.

Primeira manchete: Emenda de ministro de Lula vira obra que empurra água para dentro de casas (08/05/2023). Fato: uma obra mal executada de calçamento de uma minúscula rua numa pequena cidade do interior do Maranhão faz com que a água da chuva escorra para dentro da casa de alguns moradores. Já não é um fato que justifique uma manchete no noticiário nacional. Além disso, a emenda não é do ministro, ministro não tem emenda. É uma emenda do deputado que agora é ministro. E mais, o deputado não é responsável pela condução da obra custeada pela sua emenda. Quem deve ser responsabilizado é órgão que foi contemplado pela emenda. O deputado pode ser questionado pela pertinência da emenda, não por sua execução. Mas pouco importa a lógica, a informação e os princípios básicos do jornalismo. O que importa é publicar uma manchete negativa com o nome do presidente Lula.

Segunda manchete: Amigo de Lula blindou patrimônio para não pagar credores, dia investigação (09/05/2023). Trata-se de um processo na justiça civil e criminal, envolvendo uma empresa privada de uma família. Não há qualquer ligação desse processo com presidente Lula, não há qualquer favorecimento do Estado ao réu do processo que foi ou é amigo do presidente Lula, mas não há qualquer interferência do governo Lula no caso. Então, por que colocar o nome do presidente Lula na manchete? De acordo com os princípios básicos do jornalismo sério, o que poderia ser feito era, no máximo, se referir a amizade com o presidente no corpo da matéria. Mas, mais uma vez o que importa é publicar uma manchete negativa com o nome do presidente Lula.

Há muito tempo que a Folha, assim como toda mídia capitalista no Brasil, não funciona como veículo de informação pública, mas como um órgão de propaganda e defesa dos interesses do grande capital financeiro e do agronegócio devastador do meio ambiente. Foi movido por esse princípio que essa mídia apoiou as aberrações da Lava Jato, o golpe parlamentar de 2016, a prisão arbitrária do presidente Lula e a eleição de Bolsonaro em 2018, além de naturalizar o monstruoso, corrupto e genocida governo do miliciano fascista, bem como se omitir diante de toda a utilização da máquina pública para tentar a reeleição do pior presidente da história do Brasil e de um dos mais abjetos, desprezíveis e toscos chefes de estado de toda história da humanidade.

É também movido por esse princípio que a Folha e a mídia capitalista procuram desgastar o governo Lula e se contrapor, sem qualquer imparcialidade, às medidas desse governo que contrariam o grande capital financeiro, como as críticas do presidente Lula à absurda taxa de juros com que o bolsonarista que presidente do Banco Central impõe ao povo brasileiro, gerando recessão, desemprego e mantendo milhões de brasileiros na miséria. Além de propagar a falácia de que os juros altos combatem a inflação (quando, na verdade, só servem para manter os ganhos estratosféricos da especulação financeira), ainda têm a prepotência de questionar a autoridade do presidente da República de se contrapor a essa política de juros criminosa. O mesmo vale para a absurda política de preços da Petrobras, em paridade com o preço do Petróleo em dólar, que penaliza a população do Brasil para manter os lucros exorbitantes dos grandes acionistas privados da empresa. E a tentativa do atual do governo de corrigir as aberrações da lei de privatização da Eletrobras, e assim por diante. O alinhamento da mídia corporativa com a posição do grande capital financeiro é automático e inflexível, sem qualquer espaço para o contraditório.

Mesmo diante desse quadro lastimável da mídia capitalista, no que se refere à falta de ética, honestidade intelectual e compromisso com princípios básicos do jornalismo, a Folha ocupa uma posição especial, não porque esta exceda a dos demais, mas porque esse jornal, embora como toda a mídia capitalista tenha apoiado a ditadura militar, inclusive cedendo automóveis para a OBAN (uma organização paramilitar terrorista composta por militares que sequestravam, torturavam e assassinavam opositores da ditadura), a Folha teve um papel positivo no processo de democratização, especialmente na campanha das Diretas Já (que a Globo, por exemplo, boicotou). O jornal até recentemente procurava afetar uma imagem de pluralismo, mesmo que muito rala e enganosa, se contrapondo, por exemplo, ao Estado de São Paulo, órgão que se notabiliza pelo seu reacionarismo e sectarismo contra qualquer movimento democrático e popular.

Portanto, é lastimável assistir a esse espetáculo deplorável de degradação de um jornal que um dia, teve um mínimo de compromisso com o jornalismo, no universo de uma mídia que se destaca pela mediocridade e o reacionarismo.

8 comentários:

  1. Uma imprensa que se cala diante das canalhices de Bolsonaro e Cia, não me espanto com esta imagem tendenciosa pra denegrir a imagem de um grande estadista reconhecido mundialmente, a serviço da elite brasileira está sim que é podre!!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente com uma pergunta: como reverter isso? Não sei me dêem uma Luz ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se ocupar com isso que se auto intitula jornalismo. Paulo Henrique Amorim dizia que a folha não deveria ser recomendada para crianças.

      Excluir
    2. Não lendo essa grande mídia maldita. Sem leitores, fica sem patrocínio, e vai aa falência. Assim foi com o JB, eu acho...

      Excluir
    3. "Probrema" é que essa gente que se diz de esquerda, deve ser quem mais lê esses lixos... Se acham imunes... Mas não são... A curiosidade mata o gato.

      Excluir
  3. E inaceitável o país se dispor de um meio de comunicação jornalístico com tamanha falta de ÉTICA e monstruosidade, nós quanto sociedade NÃO podemos admitir....!!!!

    ResponderExcluir
  4. Mídia deturpadora, defensora do grande capital e dos rentistas.

    ResponderExcluir

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho