quinta-feira, 24 de junho de 2021

A Rússia e a China podem ajudar à revolução?

A Rússia e a China podem ajudar à revolução?


Alguns ativistas e até organizações defendem a ideia, e até política, de que é melhor com os russos e chineses do que é com o imperialismo norte-americano.

Essa disjuntiva tem sido vivenciada ao longo dos séculos. Na nossa América Latina, por exemplo, parte das comunidades indígenas no México, se uniram aos espanhóis para se livrarem dos opressores aztecas ou mexicas. E deu no que deu.

A visão moral e metafísica do “melhor e o pior” considera as coisas e os fenômenos sociais como se eles nunca mudassem, como se a evolução

Se para aumentar o controle do mercado mundial, no atual contexto da maior crise capitalista mundial , os russos e chineses precisarem apoiar ditaduras militares assassinas e genocídios em massa, o farão. Ou melhor, continuarão aplicando essa política, mas em larga escala. Não esquecer, por exemplo, que os chineses chegaram a apoiar Mobutu e até o ditador do Sudão; isso sem esquecer as alianças da China com Pinochet para se contrapor aos acordos da então União Soviética com a Argentina de Videla.

Afinal, não devemos nos esquecer que a burguesia que controla a Rússia a China são ferrenhos defensores do capitalismo e, portanto, inimigos mortais dos trabalhadores.

Se os chineses e os russos conseguirem derrotar o imperialismo norte-americano numa guerra importante e eles próprios passarem a controlar o mercado mundial, eles próprios serão igualzinhos ou ainda piores que o imperialismo norte-americano. Por que? Porque serão obrigados a empregos os mesmos métodos fundamentais, se não ainda piores, para controlar o mercado mundial do capital em brutal crise.

Se as burguesias russas e chinesas apoiarem a autodeterminação dos povos, haveria espaço para um apoio, mas considerando o caráter de classe, o único apoio possível seria hipotéticas ações concretas que pudessem derivar em ações concretas e sempre com a condição de manter total independência dessas e de qualquer setor da burguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho