PAULO FREIRE, PRESENTE!
Por Palmira Heine
É incrível como as pessoas falam sem conhecimento de causa.
Em primeiro lugar o "método" Paulo Freire não foi aplicado nas escolas públicas brasileiras. Segundo: Ele criou um método para alfabetizar adultos com base na realidade prática deles. Ao invés de aprender apenas que Ivo viu a uva, é importante o aluno ser levado a pensar no contexto social de quem produziu a Uva. Ao invés de usar palavras aleatórias para alfabetizar um adulto, traga expressões da realidade dele.
Terceiro a educação brasileira está em último lugar porque o professor é desvalorizado, recebe salário vergonhoso e ainda estão lutando para extinguir o piso do magistério.
Em quarto Paulo Freire não é culpado pelo fracasso da educação no Brasil pois seu método não foi largamente aplicado nas escolas brasileiras, mas se fosse, com certeza não teríamos hoje pessoas reproduzindo informações sem saberem do que se trata.
Quinto: O "método" Paulo Freire se aplicava a contextos de adultos analfabetos pobres, ele encarou o grave problema do analfabetismo no Brasil e contribuiu para pensar na prática de ensinar a ler e formar cidadãos pensantes.
Sexto: o que aterroriza os politicos em Paulo Freire é o método revolucionário que faz com que além de aprender a ler o sujeito tome consciência da realidade social em que vive e isso não interessa a politicos conservadores.
Sétimo: o fato dos brasileiros hoje não saberem Português e Matemática nada tem a ver com Paulo Freire pois ele falou sobre alfabetização e não sobre conteúdos de disciplinas.
Apesar de Paulo Freire ter criado um método para alfabetização de adultos, sua obra vai muito além disso e revoluciona os modos de pensar a educação trazendo para a prática pedagógica do professor a necessária consciência de classe.
Infelizmente, o método Paulo Freire foi, diante de sua importância, pouco valorizado por muitos. Já a valorização e o reconhecimento internacionais desse pesquisador é imensa.
Ignorância se combate com conhecimento!
*
Vovó não viu a uva nem eu.
Sou da terra da jabuticaba
Do siri, do araçá, sururu, jaca e goiaba,
E muitas outras coisas nativas que faziam meu viver, meu sustento.
Não tinha esses nomes na minha cartilha de alfabetização
Meu mundo era uma ilusão (a tal da meritocracia),
Minha escola um desalento
(para os dominantes, outros quinhentos).
Daí veio Freire com a pedagogia da libertação.
Mas no Brasil...
Ah! Esse Brasil!
Nos quiseram oprimidas, oprimidos.
Entanto, exercitamos a lição
No empenho de essa realidade mudar
E na escola da vida
E na escola para a vida,
Jamais contidas, contidos,
Bandeiramos o esperançar.
Hoje, mais do que nunca,
Ante o fascismo, flor que não se cheire,
Nossa ciranda resistente
Agita com convicção o estandarte Paulo Freire,
Mestre e patrono sempre presente.
Esperançar para não se deixar vencer,
Esperançar para se refazer.
(Do Núcleo de Formação Freire - nos cem anos do grande Educador - Guarapari/2021)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho