terça-feira, 21 de setembro de 2021

MIDIOTIZAÇÃO / NOAM CHOMSKY

 MIDIOTIZAÇÃO / NOAM CHOMSKY 

*Noam Chomsky  Lista das 10 estratégias de manipulação através dos meios de comunicação social.*

 

*Post do Grupo de Alunos da UNICAMP*

*Noam Chomsky, um dos mais importantes intelectuais da vida hoje, elaborou a lista das 10 estratégias de manipulação através dos meios de comunicação social.*

Dedique 5 minutos e não se arrependa.

Não fosse mais nada para ampliar seus conhecimentos.

*1-A estratégia de distração*

O elemento primordial do controle social é a estratégia de distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, através da técnica de dilúvio ou inundações de contínuas distrações e informações insignificantes.

A estratégia de distração é também indispensável para impedir o público de se interessar pelos conhecimentos essenciais na área da ciência, economia, psicologia, neurobiologia e cibernética. Mantendo a atenção do público desviado dos verdadeiros problemas sociais, presa por temas sem importância real.

Mantendo o público ocupado, ocupado, ocupada, sem tempo para pensar, de volta à fazenda como os outros animais (mencionado no texto ′′ Armas silenciosas para guerras tranquilas ′′).


*2-Criar problemas e depois oferecer as soluções.*


Este método também é chamado de ′′ problema-reação-solução ". Cria-se um problema, uma ′′ situação ′′ prevista para causar uma certa reação por parte do público, com o objetivo de ser esse o mandante das medidas que se querem fazer aceitar. Por exemplo: deixar que a violência urbana se espalhe ou se intensifique ou organize atentados sangrentos, com o objetivo de que o público seja quem exige leis de segurança e políticas em detrimento da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário a retrocessão dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.


*3-A estratégia da gradualidade.*


Para fazer aceitar uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradualmente a conta-gotas por anos consecutivos. É assim que as condições socioeconómicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas dos anos 80 e 90: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que não garantem mais rendimentos dignos , tantas mudanças que teriam causado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma vez.


*4-A estratégia do adiamento.*


Outra forma de fazer aceitar uma decisão impopular é apresentá-la como ′′ dolorosa e necessária ", obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é o empregado imediatamente. Segundo, porque o público, a massa, tem sempre a tendência de esperar ingenuamente que ′′ tudo vai melhorar amanhã ′′ e que o sacrifício exigido poderia ser evitado. Isso dá mais tempo ao público para se acostumar com a ideia da mudança e aceitá-la resignado quando chegar a hora.


*5-Dirija-se ao público como às crianças.*


A maior parte da propaganda direta ao grande público, usa discursos, tópicos, personagens e uma entonação especialmente infantil, muitas vezes perto da fraqueza, como se o espectador fosse uma criatura de poucos anos ou um idiota mental. Quando mais se tenta enganar o telespectador, mais tende a usar um tom infantil. Por quê? ′′ Se alguém se dirigir a uma pessoa como se tivesse 12 anos ou menos, então, com base na sugestão, ela tenderá, provavelmente, a uma resposta ou reação mesmo desprovida de senso crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos ′′ (ver ′′ Armas silenciosas para guerras tranquilas ′′).


*6-Use a aparência emocional muito mais do que reflexão.*


Aproveitem a emoção é uma técnica clássica para provocar um curto-circuito em uma análise racional e, finalmente, o senso crítico do indivíduo. Além disso, o uso do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou injetar ideias, desejos, medos e receios, compulsões ou induzir comportamentos.


*7-Mantenha o público na ignorância e mediocridade.* 


Fazendo com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e métodos usados para o seu controle e escravidão.

′′ A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de modo a que a distância da ignorância que planeja entre as classes inferiores e as classes superiores seja e continue impossível de preencher pelas classes mais baixas ".


*8-Estimule o público a ser complacente com a mediocridade.*


Impulsione o público a acreditar que é moda ser estúpido, vulgar e ignorante...


*9-Fortalecer a auto culpa.*


Fazendo o indivíduo acreditar que ele é apenas o culpado da sua desgraça, por causa da sua inteligência insuficiente, capacidade ou esforço. Então, em vez de se revoltar contra o sistema econômico, o indivíduo se auto desvaloriza e se culpa, o que cria um estado depressivo, um dos quais é a inibição da sua ação. E sem ação não há revolução!


*10-Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem.*


Nos últimos 50 anos, os rápidos avanços científicos geraram um fosso crescente entre os conhecimentos do público e os detidos e utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, a neurobiologia e a psicologia aplicada, o ′′ sistema ′′ tem um conhecimento avançado do ser humano, tanto na sua forma física quanto psíquica. O sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que ele próprio se conhece. Isso significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos, maior do que aquele que o próprio indivíduo exerce sobre si mesmo. 

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