quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

IDOSOS UNI-VOS * Adão Alves dos Santos / SP

 IDOSOS UNI-VOS


Caso imaginássemos um Brasil só com idosos, teríamos algumas surpresas inimagináveis, lembremos, os imaginável, não é surpresa.


A esperada redução da capacidade física, o que necessariamente não significa redução da capacidade mental, no entanto para que não haja redução da capacidade mental, a primeira recomendação é cuidar da auto-estima, até poderíamos ignorar que alguns setores da economia, preferem a mão de obra idosa, por motivos meramente econômicos.


Falemos apenas da necessidade de organização do idoso, esta necessidade de organização, não deve começar pela questão econômica, ainda que aqui, poderíamos fazer desfilar uma interminável série de impactos positivos do idoso na economia. Fiquemos no entanto, no aumento da expectativa de vida e, principalmente da necessária dignidade à vida humana  


A dignidade do idoso não pode se limitar à dignidade de ser pajens dos netos enquanto seus filhos trabalham, não que isto não possa ocorrer. A dignidade do idoso não pode ser o papel de "arrimo de família", já que deveríamos estar vivendo num mundo onde o número de emprego não reduzissem pela "sede de lucro" do capital, a dignidade do idoso não pode ser limitada aos carteados ou baile da terceira idade.


Não iniciaremos aqui, o cabedal destas importâncias, não realçaremos que não será a sociedade preconceituosa que irá proporcionar auto-estima ao idoso, este é um papel que o próprio idoso terá de reivindicar, nesta reivindicação o início é a criticidade, o idoso não pode ser "plateia", que aplaude o show.


Quando falamos da criticidade, sempre será esperado que seja dos idosos o maior número de mortes que acontece, mas a pandemia, foi particularmente cruel com os idosos, então façamos disto, nosso ponto inicial de organização. Pensemos num ato público com a representação das vidas perdidas pela irresponsabilidade do despresidente e, aqui falando em excercicio para o desenvolvimento da criticidade começa necessariamente por saber que alguém que fala em "cancelar CPF", nunca será alguém digno de voto.


Adão Alves dos Santos/SP

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho