sábado, 11 de janeiro de 2025

ATO PELO TOMBAMENTO DO QUARTEL DA PE NA TIJUCA.RJ * Ana Cristina Campos/Agência Brasil

ATO PELO TOMBAMENTO DO QUARTEL DA PE NA TIJUCA.RJ
Foto: Tomaz Silva/Agencia Brasil
PRESIDENTE DA ABI: OTÁVIO COSTA FILHO
*

Um ato em frente ao 1º Batalhão de Polícia do Exército, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, reivindica neste sábado (11) a necessidade de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do local com o para instalar ali um centro de memória e resistência contra os regimes de exceção. 

A manifestação foi em memória de Rubens Paiva e de outros 52 mortos ou desaparecidos por ação direta dos agentes do Destacamento de Operações de Informação-Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) do Rio de Janeiro  que funcionava no quartel na Tijuca. Na Praça Lamartine Babo, está instalado o busto de Rubens Paiva, inaugurado em 12 de setembro de 2014, pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio e pela Comissão Estadual da Verdade.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Grupo Tortura Nunca Mais RJ e a ONG Rio de Paz se uniram para realizar o ato com apoio da Justiça Global e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia Núcleo-RJ.

Segundo a ABI, a proposta de tombamento não visa ofender a instituição do Exército, mas contribuir para que as próprias Forças Armadas se abram para a perspectiva de rever os crimes praticados por seus agentes dentro de suas organizações militares, para que não se repitam nunca mais.

ATO CONVOCADO PELA ABI - 

Associação Brasileira de Imprensa

1 - Ato pede tombamento do quartel da PE onde Rubens Paiva e outros presos políticos foram torturados e mortos   | ABI 

2 - Ato pede centro de memória em quartel que abrigou DOI-Codi no RJ | Agência Brasil 

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho