sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Venezuela salva vidas no Brasil * Pedro César Batista /DF

 *Venezuela salva vidas no Brasil*

A necropolitica do governo genocida do Brasil provocou o colapso absoluto do sistema de saúde no Estado do Amazonas, diante elevado número de pessoas internadas e contaminação pela covid-19, o que provocou a falta de oxigênio para atender os pacientes internos nos hospitais. O mesmo risco corre todo o Brasil, diante da ausência de um governo que defenda a vida de seu povo, muito pelo contrário, propaga a morte.

Para salvar a vida dos doentes no Amazonas, o governo do presidente Nicolás Maduro determinou ao ministro de Relações Exteriores o envio de oxigênio para Manaus. O que começou a ser feito imediatamente na noite desta quinta –feira (14). O ato do governo venezuelano mostra a importância da solidariedade e amizade entre os povos. 

Entretanto, não podemos esquecer alguns atos praticados pelo governo Bolsonaro contra a Venezuela: em fevereiro de 2019 ameaçou invadir o país durante um teatro armado com o nome de “ajuda humanitária”; recebeu no Palácio do Planalto um impostor que se autointitulou presidente da terra de Bolívar e Chávez; apoiou a invasão da Embaixada bolivariana em Brasília; fechou os prédios consulares brasileiros em Caracas para justificar a expulsão do corpo diplomático venezuelano em plena pandemia; o chefe do Itamaraty propagou mentiras e fez agressões seguidas contra a soberania e autodeterminação da nação vizinha, ao lado de um grupo de inimigos dos povos da América Latina, a quadrilha de Lima.

Trump, o líder dos lacaios, perdeu a eleição presidencial e sofre seu segundo processo de Impeachment, devido animar grupos nazistas para que não aceitem o resultado da eleição. Bolsonaro oferece cloroquina ao povo brasileiro, que exige a imediata vacinação.

Existem diferenças fundamentais que devem ser levadas em conta. 

No capitalismo, o imperialismo organiza governos serviçais para alimentar a morte, propagar a covid, mentiras e alimentar o ódio interno entre seus próprios cidadãos, tudo para deixar os ricos mais ricos, fortalecer os monopólios e o sistema que suga sangue, suor e rouba riquezas em todo o mundo.

 Já o socialismo propaga a esperança, a dignidade e a soberania entre os povos, forja a amizade, a solidariedade e atua em defesa da vida. E é isto que a Venezuela faz, quando envia oxigênio para salvar vidas em Manaus.   

Que isso sirva para mostrar o lado que precisamos estar, permanecer e seguir defendendo.  


Pedro César Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho