*1. O que é a “Teoria de Gênero” ?*
Primeiramente o que existe são “Estudos de Gênero”, não existe “A Teoria de Gênero”, como verdade absoluta. Existe sim vários teóricos dos “Estudos de Gênero”, com “posições” até discrepantes entre si, e outras concordantes.
O objetivo dos “Estudos de Gênero”, é analisar sociológica e antropologicamente de forma crítica, as relações de poder entre os gêneros feminino e masculino e os papéis que desempenham na sociedade e entre si.
Ela não é dogmática, mas é provocativa, problematizadora, e segue métodos acadêmicos regidos de análise crítica e sempre aberta a novos estudos, investigações e questionamentos.
Por isso é errôneo denomina-la de “Ideologia de Gênero”, pois uma ideologia é algo que se propõem como “A Verdade”, mas que na finalidade última quer distorcer a realidade e induzir ao erro.
Estudos acadêmicos quaisquer que sejam não podem simplesmente serem rotulados e demonizados pejorativamente de “ideologia”, pois são estudos acadêmicos sempre abertos a revisões, acréscimos, correções, pesquisa e diálogo constante.
A charge acima ilustra bem de forma irônica, que muito daquilo que se combate, apenas quer “ocultar” a proteção ou manutenção de ideias que vem de encontro com seus interesses, com seu modo de vida, ou com o senso comum de ver as coisas.
Espero tê-lo ajudado!
No próximo texto esclarecerei outros “mitos” relacionado ao tema.
Que Deus nos ajude sempre,
Padre João / MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho