sábado, 29 de janeiro de 2022

DEVOLVAM MEU DOUTOR * Tatiana Bruscky/PE

 DEVOLVAM MEU DOUTOR

ONDE ANDARÁ O MEU DOUTOR?


Hoje , acordei sentindo uma dorzinha...

Aquela dor sem explicação e uma palpitação!

Resolvi procurar um doutor...

Fui divagando pelo caminho...

Lembrei daquele médico que me atendia vestido de branco e que para mim, tinha um pouco de pai, de amigo e de anjo...

Meu doutor...que curava a minha dor!

Não apenas a do meu corpo, mas a da minha alma...ao me transmitir paz e calma!

Chegando à recepção do consultório, fui atendida com uma pergunta:

- "Qual o seu plano?"

Meu plano?!?..

Ahhh! meu plano...é viver mais e feliz!

É dar sorrisos, aquecer os que sentem frio e preencher o vazio que sinto agora!

Mas, a resposta teria que ser outra!

"Meu plano de saúde"...

Apresentei o documento do dito cujo, já meio suado tanto quanto o meu bolso e...aguardei...

Quando fui chamada, corri apressada....ia ser atendida pelo doutor.

Ele que cura qualquer tipo de dor!

Entrei e o olhei... Me surpreendi...

Rosto trancado, triste e cansado.

"Será que ele estava adoentado?

É, quem sabe, talvez gripado!"

Não tinha um semblante alegre, provavelmente devido a febre...

Dei um sorriso meio de lado e um bom dia!

Olhei o ambiente bem decorado.

Sobre a mesa à sua frente um computador

e no seu semblante a sua dor...

O que fizeram com o doutor?

Foi quando ouvi a sua voz de repente:

- "O que a senhora sente?"

Como eu gostaria de saber o que ele estava sentindo...

Parecia mais doente do que eu a paciente...

" Eu? Ah! Sinto uma dorzinha na barriga e uma palpitação"

e esperei a sua reação.

Vai me examinar, escutar a minha voz

e auscultar o meu coração.

Para a minha surpresa apenas me entregou uma requisição e disse:

- "Peça autorização desses exames para conseguir a realização..."

Quando li quase morri...

"Tomografia computadorizada",

"Ressonância magnética"

e "Cintilografia"!

Ai meu Deus! Que agonia!!!

Eu só conhecia uma tal de "abreugrafia"...

Só sabia o que era "ressonar" (dormir),

de "magnético" eu conhecia um olhar...

e "cintilar" só o das estrelas!

Estaria eu a beira da morte?

De ir para o céu?

Iria morrer assim ao léu?

Naquele instante timidamente pensei em falar:

"Não terá o senhor uma amostra grátis de calor

humano para aquecer esse meu frio?

O que fazer com essa sensação de vazio? Me observe doutor!

O tal "Pai da Medicina", o grego Hipócrates acreditava que,

"A ARTE DA MEDICINA ESTÁ EM OBSERVAR".

Olhe pra mim...

É bem verdade que o juramento dele está ultrapassado!

Médico não é sacerdote...

Tem família e todos os problemas inerentes ao ser humano...

Mas, por favor me olhe! Ouça a minha história!

Preciso que o senhor me escute e ausculte!

Me examine!

Estou sentindo falta de dizer até "aquele 33"!

Não me abandone assim de uma vez!

Procure os sinais da minha doença e cultive a minha esperança!

Alimente a minha mente e o meu coração...

Me dê ao menos uma explicação!

O senhor não se informou se eu ando descalça... Ando sim!

Gosto de pisar na areia e seguir em frente

deixando as minhas pegadas pelas estradas da vida,

estarei errada?

Ou estarei com o verme do amarelão?

Existirá umas gotinhas de solução?

Será que já existe vacina contra o tédio?

Ou não terá remédio?

Que falta o senhor me faz, meu antigo doutor!

Cadê o Scott, aquele da emulsão?

Que tinha um gosto horrível

mas me deixava a que nem um "Sansão"!

E o elixir? Paregórico e categórico!

E o chazinho de cidreira,

que me deixava a sorrir sem tonteiras?

Será que pensei asneiras?

Ahhh! Meu querido e adoentado doutor!

Sinto saudade...

Dos seus ouvidos para me escutar.

Das suas mãos para me examinar...

Do seu olhar compreensivo e amigo...

Do seu pensar..

Do seu sorriso que aliviava a minha dor...

Que me dava forças para lutar contra a doença...

E que estimulava a minha saúde e a minha crença...

Sairei daqui para um ataúde?

Preciso viver e ter saúde!

Por favor me ajude!

Ohhh! Meu Deus, cuide do meu médico e de mim,

caso contrário chegaremos ao fim...

Porque da consulta só restou

uma requisição digitada em um computador

e o olhar vago e cansado do doutor!

Precisamos urgente dos nossos médicos amigos...

A medicina agoniza...

Ouço até os seus gemidos...

Por favor! Tragam de volta o meu doutor!

Estamos todos doentes e sentindo dor! E Peço!!!


PARA O SER HUMANO UMA RECEITA DE "CALOR"

E PARA O EXERCÍCIO DA MEDICINA UMA PRESCRIÇÃO "AMOR" !!

*ONDE ANDARÁ MEU DOUTOR?*


Tatiana Bruscky/PE

***

Um comentário:

  1. Besteira é um conceito/termo relativo e subjetivo, assim como delírio, ilusão, engano, autoengano, absurdo (nonsense), psicose, pseudociência, pseudofilosofia, lógica, racionalidade, pensamento crítico, razão, falácia (principalmente falácia lógica) etc. Panrelativismo governa o mundo. E apenas neopositivista fanático pra negar isso.

    Guilherme Monteiro Jr.

    ResponderExcluir

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho