quinta-feira, 28 de julho de 2022

Biblioteca Barca das Letras lança livro no Fórum Social Panamazônico * Fórum Social Panamazônico/PA

Biblioteca Barca das Letras lança livro no Fórum Social Panamazônico

A comissão executiva do X Fórum Social Pan-Amazônico, que tem se reunido para organizar o evento, divulgou a lista das tendas pré-aprovadas, ou seja, que se inscreveram no prazo e já realizaram o depósito do valor estipulado. As tendas são destinadas a organizações que desejam compartilhar suas historias, experiências e visões do mundo. Confira abaixo: […]


Livro de memórias afetivas traz a trajetória da Biblioteca Barca das Letras nestes 14 anos, contada pelos leitores, doadores, voluntários e apoiadores.

Durante o Fórum Social Panamazônico, 28 a 31 de julho, ocorrerá o lançamento do livro “Barca das Letras – Cartas de navegação e utopias”, que registra 14 anos de atividades da biblioteca itinerante, que distribuiu aproximadamente 90 mil livros para jovens e crianças em mais de 300 encontros em aldeias indígenas, quilombos e comunidades ribeirinhas da região amazônica, outros Estados e na Bolívia. No Pará, já passou por 17 municípios.

A Biblioteca itinerante Barca das Letras, criada pelo amapaense Jonas Banhos, com origens no Quilombo Conceição do Macacoari, por todos esses anos tem desenvolvido intenso trabalho coletando doações de livros infantojuvenis, principalmente em Brasília, os quais são distribuídos em encontros lúdicos, composto de rodas de leitura, contação de histórias, saraus e atividades circenses, além da entrega de livros. São 14 anos de ações, em que diversos arte-educadores(voluntários) têm aplicado a pedagogia de Paulo Freire em lugares que sofrem o abandono do Estado e a ausência de políticas públicas destinadas à leitura, literatura, livro e bibliotecas.

O livro que conta a trajetória da Barca das Letras, também reúne mais de 30 depoimentos de pessoas que estiveram juntas ao longo dessa jornada, traz informações sobre os locais por onde esteve, fotos das ações, premiações conquistadas, a metodologia aplicada e o resultado alcançado, que vai além dos números, mas principalmente expresso nas próprias palavras de quem viveu este ousado e envolvente projeto.

“Barca das Letras – Cartas de navegação e utopias” foi escrito por Jonas Banhos e Pedro César Batista, editado pela Cromos, editora de Belém. Os recursos de sua venda serão revertidos para o pagamento da impressão e a distribuição dos livros aos jovens e crianças das localidades onde a Barca das Letras desenvolve suas atividades.

Durante o Fórum Social Panamazônico será instalada a Tenda Barca da Letras, local que estará recebendo doação de livros para o projeto, realizará atividades culturais e terá o lançamento do livro. É a primeira ação da biblioteca no Pará, após o advento da pandemia Covid-19.

Serviço:

Lançamento do livro “Barca das Letras – Cartas de navegação e utopias”
Dia 29.7(sexta-feira) e 30.7(sábado), de 14h às 16h
Local: Tenda Barca das Letras – Fórum Social Panamazônico(UFPA)
Publicação – Cromos Editora
Valor: R$ 50,00

Contatos:
61 983557232 - Jonas Banhos
@barcadasletras(insta/face)
Pix: barcadasletras@gmail.com
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho