terça-feira, 6 de junho de 2023

O ALERTA DE UM LIVRO IMPRESCINDÍVEL * Crítica Radical - CE

O ALERTA DE UM LIVRO IMPRESCINDÍVEL

Infelizmente, não tivemos condições de lançarmos o livro do professor Luiz Marques - o Decênio Decisivo: Propostas para uma Política de Sobrevivência (Ed Elefante) durante a Semana da Rosa.

Dimensionar, teórica e praticamente, a importância da obra constitui um vôo decisivo na compreensão da problemática ambiental, particularmente, nas comemorações do Dia Internacional do Meio - Ambiente.

A tese principal do livro é que o presente decênio é o último em que ainda podemos evitar o aniquilamento dessa civilização com todas as suas espécies, inclusive a nossa.

O livro vai muito além de uma recapitulação da ciência. O macroscópico Luiz Marques, no dizer de Antônio Nobre, nos faz compreender a gravíssima situação onde a nossa sobrevivência está ameaçada. Impõe-se, portanto, a nossa inadiável e irrecusável tarefa de superarmos esta sociedade.

Realizarmos esse lançamento nos desdobramentos Da Semana da Rosa é muito significativo:

1 - porque o professor nos convida para a construção de uma sociedade pós capitalista como uma luta incontornável que temos que realizar. E nós, sem pestanejar, acolhemos o chamamento;

2 - porque Rosa nos alertou, há tempos, sobre a natureza da crise do capital numa abordagem para além da critica da economia política onde dimensionou a conexão categorial da crise nos fundamentos do sistema e a possibilidade de irmos para muito além do moderno sistema fetichista patriarcal produtor de mercadorias.

Estamos apostando que as pessoas responderão aos alertas aqui apontados e deixem de permanecer alheias aos chamamentos da comunidade científica. Olhem atenta e criticamente para a evidência dos fatos cotidianamente apresentados.

E na busca para uma transformação da sociedade fazemos aqui um convite especial para o professor e a você para realizarmos o Encontro Transnacional Emancipação do Capitalismo para saírmos desta pré - história inaugurando uma outra história - a história da emancipação humana e ambiental.

Um abraço!
Critica Radical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho