quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

TERRORISMO É CRIME! SIMPLES ASSIM * Wladimir Tadeu Baptista Soares/RJ

TERRORISMO É CRIME! SIMPLES ASSIM
OITO DE JANEIRO DE 2023: UM TRISTE DIA QUE VAI FICAR PARA SEMPRE NA NOSSA HISTÓRIA

Tudo o que aconteceu nesse dia 08 de janeiro de 2023 aqui no Brasil tem nome: Fascismo.

Este foi um domingo para jamais ser esquecido: a extrema direita fascista do nosso país resolveu, de forma organizada e articulada, com financiamento de setores privados, possivelmente ligados, entre outros, ao agronegócio e algumas igrejas evangélicas, com a leniência de militares de todas as Forças, e contando com o apoio de alguns políticos golpistas, ultrapassar a fronteira da Democracia, afrontando-a e ameaçando-a, promovendo uma invasão criminosa das sedes dos Três Poderes da República, causando a depredação desses prédios e de tudo aquilo que estava no seu interior, configurando um ataque ao Estado Democrático de Direito e lesão a um patrimônio público que pertence a todos os brasileiros.

Documentos públicos foram rasgados, armas do Gabinete de Segurança Institucional foram roubados, obras de artes foram danificadas e roubadas, bens móveis foram destruídos e roubados, incêndio foi provocado etc.

Não! Não foram só atos antidemocráticos. Foram atos de cunho fascista, de caráter terrorista, que puseram em risco a segurança nacional.

Isso revela como em quatro anos o ex-presidente da República aparelhou ideologicamente todo o Estado brasileiro; e também de como certos líderes religiosos, principalmente Evangélicos, promoveram uma manipulação e captura psicológica de muitos dos seus fiéis, através da utilização de métodos de lavagem cerebral, em que pessoas ingênuas e de boa-fé são levadas a acreditar em mentiras contadas diariamente por Pastores mercenários, exploradores e mercadores da fé.

Soma-se a isso certos veículos da imprensa, particularmente televisiva, e certas redes sociais claramente fascistas, funcionando como instrumentos alimentadores e criadores de uma realidade alternativa, inexistente de fato, mas que tem a capacidade de gerar um delírio coletivo, que coloca uma massa indeterminada de gente vivendo uma experiência de dissonância cognitiva, mantendo-a em um estado de ignorância e cegueira moral.

Há uma corrosão do caráter facilmente identificada nessa gente fascista, antipatriótica, intolerante, violenta, ignorante e afastada absolutamente dos princípios Cristãos.

Naturalmente, o triste episódio que assistimos ontem não surgiu do nada, mas veio se construindo a partir de muitas omissões e conivências ao longo dos últimos anos, particularmente dos Presidentes da Câmara Federal e do Senado, e também do Procurador Geral da República, que há muito tempo deixaram de representar os interesses do povo brasileiro e de defender a nossa sociedade, muitas vezes ignorando o disposto na nossa Constituição Cidadã de 1988.

O ovo da serpente eclodiu na conspiração parlamentar de 2016, que culminou com o impeachment de uma Presidente que jamais cometeu crime de responsabilidade que justificasse tamanha aberração política.

Neste momento, há uma instituição democrática que também precisa se posicionar diante dessa grave crise política que estamos vivendo: a Universidafe Pública - instituição social de ensino, pesquisa, assistência e extensão, centro do pensamento crítico nacional, que não pode se abster de marcar posição na defesa intransigente da Democracia, da cidadania e do Estado de Direito, o que se traduz na defesa da nossa Carta Constitucional.

O Brasil foi ferido, mas não foi abatido. E nem será. As forças políticas da nossa Nação estão unidas na defesa do povo brasileiro, da nossa estabilidade política e do nosso regime democrático.

Fascistas e terroristas devem ser tratados como tais. Não cabe negociar com essa gente. Com essa gente, só mesmo a aplicação fria da lei e as suas duras consequências: cadeia e condenação ao pagamento de indenizações ao erário público.

Atos fascistas e terroristas não podem ser banalizados pelo Ministério Público e nem pelo Poder Judiciário. Não cabe falar em anistia para atos dessa natureza. Os seus responsáveis, diretos e indiretos, os seus idealizadores, os seus instigadores, os seus executores, os seus inspiradores, os seus finaniadores e os seus apoiadores devem sofrer punição exemplar; não importa a sua classe econômica ou social, a sua posição política, a sua profissão, o seu cargo público ou o tamanho do seu patrimônio, e nem as relações sociais que ele mantém.

Todos são iguais perante a lei; e a lei precisa ser igual para todos.

Não! Vocês fascistas e terroristas não nos intimidarão.

A nossa Democracia não vai ser derrotada. E essa gente vai para o lixo da história.

Quanto a nós - a maioria do povo brasileiro - seguiremos esperançosos e confiantes em um país melhor e mais justo para todos, sem exceção, em um ambiente de paz e de confiança mútua, com uma sociedade desarmada, fraterna e solidária, livre de preconceitos e discriminações.

Democracia sempre!

Wladimir Tadeu Baptista Soares
Cambuci/Niterói - RJ
Nordestino
wladuff.huap@gmail.com
09/01/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho