ELETROBRAS PATRIMÔNIO PÚBLICO
Trabalhadores da Eletrobras e Movimentos Sociais protestam no *Investor Day* da Eletrobras.
Nesta data, o presidente da Eletrobras privatizada anuncia a descarbonizacão da produção de energia. O processo vai incluir a venda/fechamento das usinas térmicas da empresa situadas nos Estados do Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande do Sul.
Mais de 95% da base produtiva da Eletrobrasuu é renovável, mas as usinas térmicas (a carvão e gás natural) são importantes para a segurança energética em tempos de crise hídrica.
Mais uma contradição dentro do processo de lesa-pátria que foi a privatização da Eletrobras. O projeto de privatização, aprovado pelo Congresso em 2022, é objeto de uma ADI impetrada pela AGU e pelo Presidente Lula para garantir o direito de voto proporcional aos 43% de ações que o governo federal tem na empresa. No mesmo projeto de lei que privatizou a Eletrobras foi incluída a contratação de novas usinas térmicas. Então fica a pergunta: qual a lógica atrás dessa decisão. Respondemos: entregar novidades ao Mercado para justificar a privatização criminosa. Vender patrimônio construído pelo Estado, propriedade do povo brasileiro.
A possibilidade do fechamento da Usina de Candiota/RS, pertencente à subsidiária CGTEletrosul, por exemplo, terá um impacto econômico e social em seis municípios da região mais pobre do Rio Grande do Sul, com o fechamento de mais de 15 mil postos de trabalho.
Os trabalhadores denunciam e exigem que a Eletrobras suspenda qualquer alienação de patrimônio enquanto não for julgada a ADI pelo STF.
O ato contou com a presença de Sindicatos, CUT e integrantes do MAB e da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia.
Gostariamos de colocar a nossa companheira Cristina da CGT Eletrosul no Panteão dos Defensores dos Trabalhadores da Eletrobrás, pela sua incansável luta por Candiota e que nos inspira a todos em não desistir e sim seguir ainda mais firmes na Vitória Final!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho