terça-feira, 11 de novembro de 2025

OPERAÇÃO CONDOR * Diálogos do Sul Global

OPERAÇÃO CONDOR
Educação do RJ se une a entidades da América Latina e do Brasil no apoio à “Operação Condor”

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ convida docentes a prestigiarem o evento de lançamento da série "Operação Condor", dirigida por Cleonildo Cruz e Luiz Gonzaga Belluzzo

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) se une ao time de entidades latino-americanas e brasileiras que já declaram apoio à série de TV “Operação Condor”, dirigida por Cleonildo Cruz e Luiz Gonzaga Belluzzo. Reconhecendo o caráter histórico e educativo da produção, o SEPE-RJ convida todos os professores e professoras da rede pública de ensino fluminense a prestigiarem o lançamento do projeto, que acontece em 25 de novembro e marcará o início oficial das filmagens nos sete países dos episódios:

1. Chile: Pablo Neruda
2. Brasil: Memória, Verdade e Justiça
3. Argentina: Explosões de Automóveis
4. Uruguai: Voos da Morte
5. Paraguai: Ossadas de Desaparecidos
6. Bolívia: Desaparecimentos Forçados
7. Peru: Conexão Europa
Continua após o anúncio

O evento tem início às 19h, no Clube de Engenharia, na capital carioca, com a presença de Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, além de diversas personalidades e instituições comprometidas com os direitos humanos, a educação, a memória e a soberania latino-americana.
Valor educativo

A relação entre a Operação Condor — articulação política, econômica e militar iniciada há 50 anos e que instaurou ditaduras no Cone Sul com o apoio direto dos EUA — e a educação é intrínseca, sobretudo considerando a perseguição a profissionais de ensino que se dedicaram à resistência contra a repressão e em prol de um conhecimento libertador.
Continua após o anúncio

A série “Operação Condor” reconhece essa questão histórica e se compromete a prestar um tributo profundo à luta pela democracia e pelos direitos humanos. Por isso, dos 7 episódios da produção, o capítulo brasileiro, intitulado “Memória, Verdade e Justiça”, vai homenagear Paulo Freire, educador popular e patrono da educação brasileira, perseguido, exilado e reconhecido mundialmente por sua pedagogia libertadora. Freire é lembrado por seu papel crucial na formação de uma consciência crítica e na resistência civil em todo o continente.

Vale lembrar ainda que uma das ilustres participações confirmadas no evento de lançamento no Rio de Janeiro é o professor Heleno Araújo, que atua como consultor da série. Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), secretário-geral da Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) e vice-presidente da Internacional de la Educación para América Latina (IEAL), Araújo representa uma ampla rede de educadores que apoiam a série como instrumento de memória, formação crítica e integração latino-americana.

Confira a relação completa de episódios e a quais países, alvos da Operação Condor, serão dedicados:Chile: Pablo Neruda
Brasil: Memória, Verdade e Justiça
Argentina: Explosões de Automóveis
Uruguai: Voos da Morte
Paraguai: Ossadas de Desaparecidos
Bolívia: Desaparecimentos Forçados
Peru: Conexão Europa

O lançamento da produção reunirá expressivas organizações da educação mundial, entre elas a Internacional de la Educación (IE), a Internacional de la Educación para América Latina (IEAL) e o Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) – que integra os países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Do Brasil, estarão presentes a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Fórum Nacional de Educação (FNE), o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Eduação (FNDE).
Continua após o anúncio

ServiçoSolenidade de Lançamento Internacional da Série “Operação Condor”
Clube de Engenharia do Rio de Janeiro
25 de novembro de 2025, às 19h

Para saber mais sobre o projeto, confira a cobertura oficial da Diálogos do Sul Global na seção especial

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho