domingo, 31 de julho de 2022

O QUE É SER DE ESQUERDA * Professora Alba Valéria da Silva.GO

 O QUE É SER DE ESQUERDA


Ser de esquerda não é votar 

Nem no João nem no Mário

E sim pensar no salário

Que João e Mário não têm.

É votar no ideal

De inclusão social

Sem discriminar ninguém.


Eu não sou contra o empresário

Sou contra o baixo salário

Imposto ao trabalhador

Que  vive sem ter valor

E sou contra o opressor

Que vive de exploração

Contra a direita elitista

Corrupta e egoísta

Que vive de enganação.


Eu não sou contra a família

Que é tradicional

Mas o homossexual

Forma família também

No entanto é discriminado

Mesmo fazendo o bem

Dando lar a uma criança

Que já perdeu a esperança

E que vive sem ninguém. 


A esquerda não deseja

E nem vive na peleja

Pra seu filho ser um gay.

Porém eu aqui cheguei

Para exigir seu direito 

Pois mesmo que vc não queira

O  gay merece respeito.


Eu nunca fui contra os ricos

Sou contra esses esquisitos

Que pensam que são melhores

Do que as pessoas pobres

Que só vivem na labuta

Que nunca fogem da luta

Estão sempre a trabalhar

E que guerra nunca quis

Só quer ver o seu país

Voltando a  prosperar


Eu não sou contra a fartura

Sou contra a amargura

Que faz pai e mãe chorar

Sangrando o coração

Quando um pedaço de pão

Ao filhos não têm pra dar.


Eu não defendo bandido

Defendo o povo sofrido

Que vive sob opressão

De um governo sem noção

Sem ver direitos humanos

Com líderes muito tiranos

Que trazem destruição. 


Eu não sou contra mansões

Eu sou contra os casebres

Onde os pobres são jogados

Por esse bando de hereges

Que pensam que o deus dinheiro

A tudo pode comprar

Se esquecendo que um dia

Essa conta vai chegar.


Ninguém me viu criticando

Esse tal capitalismo

Eu critico o fascismo

Critico a desigualdade

Que traz infelicidade

A quem já vive sofrido

A quem já vive oprimido

Pária da sociedade.


Não sou contra o consumismo

Sou contra a destruição

Que os poderosos estão

Fazendo ao meio ambiente

Oprime, escraviza, mente

Ao índio, dono do chão

Que vê a terra, a nação

Sofrendo com as queimadas

Árvores sendo derrubadas

Para virarem carvão. 


Não sou contra o porte de armas

Sou contra a deseducação

E a falta de consciência

De quem se diz valentão

Quero me livrar de armas

E de livros me armar

Levando o conhecimento

Aonde eu possa chegar. 


Eu não sou contra a igreja

Sou contra os discursos de ódio

Estamos num episódio

Vendo o ódio se espalhar

Vamos falar só verdade

Alertar a sociedade

Para o amor fomentar.


Ser de esquerda é lutar

Por igualdade material. 

É lutar pelo direito

De quem sofre sob o mal

 Pelo direito dos negros.

 Da mulher, do quilombola

Quer do Brasil, quer de Angola

 Defender o trabalhador. 

Com o mal não me misturo

Quero respirar ar puro

Me ajude, por favor 


Ninguém vai ficar estático

Porque só é democrático

Quem vai pra rua lutar

Pelos direitos do outro

E garantir seu lugar

Por isso ergo a voz

Contra esse governo atroz

Que em breve há de acabar


Ser de esquerda nunca foi

Uma opinião política. 

É muito mais que uma crítica

A um governo genocida

É mais que uma condição

É defender a nação

É FILOSOFIA DE VIDA!!


Professora Alba Valéria da Silva.GO

(poetisa do entorno)

*
ANEXO

Trabalhadores tratados como animais: é essa a realidade dos motoristas de ônibus do Rio de Janeiro. Jornadas de 7h, se tornaram jornadas de até 14h de trabalho diário. Além de acumular funções de motorista, segurança e trocador, alguns trabalhadores relatam que caso haja problemas mecânicos nos veículos, ou assaltos, eles são obrigados a pagar o prejuízo. Pra piorar, a classe também descobriu que a empresa responsável não pagou o total de direitos básicos como FGTS e INSS. 

 Se você também se indigna com histórias como essas, você faz parte da CUT! 
Brigadas Digitais Da CUT 

Um comentário:

  1. Grande e realista esse poema. Pena que o vídeo passa muito rápido e não deu para ler tudo.

    ResponderExcluir

O capitalismo está podre. Todos sabemos disso. Mas ele não cai sozinho